Quero conhecer Noé

Rev. Davi Schmidt
Pastor na Bethel Lutheran Chur–h – Kitchen–r – ON, Canadá
Congregação filiada à Lutheran Church Canada

Querido irmão e irmã em Cristo Jesus: Você está pronto para a vida eterna? Como você imagina que será o céu? Você já gostaria de estar no céu, ou gostaria de esperar mais um pouco e viver algumas coisas neste mundo antes de Deus lhe chamar?

Certa vez eu fui visitar uma irmã na fé que estava muito enferma. Ela achava que seus últimos momentos estavam chegando. Por isso ela escolheu um dos assuntos que mais gostava de conversar: a vida eterna. Perguntei se ela estava pronta, ela disse que sim. Perguntei o que ela queria fazer quando chegasse lá. Ela prontamente disse que queria conhecer os personagens da Bíblia. Eu perguntei qual seria o primeiro. Ela disse que seria Noé. Ela queria perguntar para ele de onde ele havia tirado forças e paciência, e como ele havia conseguido persistir 120 anos construindo uma arca, sendo que todas as pessoas que eram de fora de sua família o chamavam de louco? E mais do que isso, deveria ser difícil trabalhar o dia inteiro, voltar para casa e olhar para a arca e ver pouco ou nada mudar de um dia para o outro!

Ficamos um pouco em silêncio. Na verdade, eu estava pensando em uma resposta. Então eu disse: “Eu acho que ele não via o progresso de um dia para o outro, mas certamente ao final de um mês, semestre ou ano, a diferença era visível”. E completei: “Acho que assim é o trabalho dos cristãos. Nós falamos de Jesus e vivemos a fé. Nem sempre vemos os resultados imediatos, mas ao longo de uma vida, certamente Deus agiu através de nós. Noé continuou porque teve fé. E nós também seguimos e continuamos por causa da fé. Porque queremos que cada vez mais pessoas se juntem a nós na caminhada para a vida eterna”.

A nossa conversa sobre a vida eterna seguiu. Muito do que conversamos sobre esse assunto é especulação. Não só naquela conversa que tive com aquela irmã, mas todos nós, cristãos, tentamos imaginar o céu. A Bíblia fala do paraíso. Não dá detalhes muito precisos. Fala de um novo jardim do Éden. Fala de um lugar de paz, tão pacífico que crianças brincarão com serpentes e não serão picadas. Um lugar perfeito. E eu acho que nós jamais experimentamos o que é perfeito neste mundo. A perfeição foi perdida com o pecado de Adão e Eva. Isso quer dizer que nós podemos até experimentar hoje coisas que consideramos perfeitas. Mas a verdade é que nunca experimentamos o que é perfeito de verdade nesta vida. Só quando chegarmos no céu. Como o apóstolo disse, “esperamos pelas coisas que não podem ser vistas e que são eternas”. É por isso que o céu será melhor que qualquer coisa que podemos imaginar. É por isso que não existem muitas explicações detalhadas na Bíblia, porque talvez nem existam as palavras para descrever esse lugar. É por isso que Pedro, Tiago e João queriam ficar naquele lugar quando Jesus foi transfigurado e Deus abriu um pedacinho do céu para que eles vissem Moisés e Elias. E é por isso que Jesus Cristo morreu na cruz, para cumprir a lei em nosso lugar e tornar possível que todos os que cressem nele tivessem o perdão dos pecados e livre acesso a este céu, a este paraíso eterno.

No dia 1º de novembro, lembramos, no calendário da igreja, o “Dia de Todos os Santos”. Este é o dia em que lembramos e celebramos os santos de Deus, aqueles que já partiram na fé e agora estão com o Senhor. Em diversas igrejas mundo afora, os sinos tocam em memória dos entes queridos que já estão no céu, seus nomes são lembrados e orações são feitas pelas pessoas e famílias, que estão temporariamente separadas, pela morte, daqueles que tanto amaram e que tanto significaram em sua vida aqui.

É um momento para nos confortarmos com a esperança que temos em Cristo Jesus. Ele mesmo disse em João 14:2-3: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, vocês estejam também”. Que promessa maravilhosa temos em Jesus! Ele foi à frente para preparar esse lugar para nós, e um dia nos reuniremos com ele e com todos os santos, onde não haverá mais dor, lágrimas ou morte.

A Palavra do Senhor é eterna, e sua promessa é certa. Por isso, enquanto aguardamos a chamada de Deus para a vida eterna, continuamos a viver em fé, amor e serviço, proclamando essa esperança para o mundo. Assim como Noé perseverou em seu trabalho, nós também, pela fé, continuamos nossa jornada rumo ao céu, confiando nas promessas de Deus.

Oração: “Obrigado, Senhor, por nos dar a certeza de que a vida eterna nos aguarda. Ajuda-nos a manter nossos olhos fixos no céu, onde Cristo está, e a viver cada dia com fé em tuas promessas. Dá-nos forças para continuar nossa jornada com paciência, na esperança de nos reunirmos com nossos irmãos e irmãs na fé, e contigo, na glória eterna. Em nome de Jesus, amém”.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Doçuras que escondem travessuras

Com a verdade e com princípios cristãos, cada pai e mãe precisa saber o limite entre o lúdico e o que não convém

Veja também

Doçuras que escondem travessuras

Com a verdade e com princípios cristãos, cada pai e mãe precisa saber o limite entre o lúdico e o que não convém

Divórcio

Quando o casamento desmorona, de quem é a culpa? É minha? É do outro?

Encontrão reúne mais de 250 participantes

Tradicional programação tão aguardada, tinha sido transferida devido à enchente no RS