Ajuda às congregações afetadas por temporal no RS

Os municípios de Canoas, Eldorado do Sul e Garruchos decretaram situação de emergência em decorrência da tempestade do dia 16 de agosto, que atingiu várias áreas no Estado do Rio Grande do Sul (veja abaixo detalhes de cada cidade).

Segundo a Defesa Civil, 15 municípios foram mais atingidos, totalizando 19.648 pessoas afetadas. Até o momento, a coordenadoria distribuiu 14,4 mil metros quadrados de lona e 90 cobertores para os municípios.

A microexplosão que atingiu sobretudo Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, deixou grandes rastros de destruição, destelhando casas, arrancando árvores, postes e outdoors, deixando milhares de moradores sem água e sem luz.

As congregações Ressurreição e São Lucas, de Canoas, tiveram parte de suas estruturas destelhadas. Assim, como a Congregação Cristo, de Tramandaí, no litoral gaúcho.

A CEL Ressurreição teve seu templo destelhado, sendo que houve avarias em toda estrutura do telhado e forro. “Os prejuízos são grandes, mas seguimos contando com a ajuda de todos nesse momento de reconstrução”, disse o pastor Clecio Leocir Schadech.

Na CEL São Lucas, parte do galpão anexado à casa pastoral foi destelhado. “O estrago poderia ter sido maior, se não fosse a experiência de já ter sofrido perda de telhas por quatro vezes em virtude de efeitos climáticos e termos investido na troca das telhas de fibrocimento por aluzinco. E agradecemos aos irmãos luteranos que possibilitaram isso, por meio do FAPI, pois sem este auxílio não teríamos condições por conta do alto investimento”, observou a Diretoria da CEL São Lucas.

Em Tramandaí, foram 13 telhas quebradas na parte da frente do templo, sobre o mezanino, onde ficam os equipamentos musicais. Segundo o pastor Rafael Wilske, toda a fiação da rua foi levada pelas telhas. “Agradeço a Deus por ter cuidado de nós, pois muitos outdoors pela cidade foram arremessados, e também agradeço a Deus pois a parte que destruiu trouxe o mínimo de prejuízos”, declarou.

O vice-presidente de Ação Social, pastor Airton Schroeder, se colocou à disposição para auxiliar os irmãos afetados e conclamou a igreja a se unir para ajudar nossos irmãos, contribuindo para o Fundo de Resposta a Desastres.

Por meio do Fundo de Resposta a Desastres, todas as pessoas têm a possibilidade de auxiliar nossas igrejas afetadas. Você pode doar através da conta (Banco do Brasil: Agência 0010-8 / Conta 5213-2), pela chave Pix: 92.990.092/0001-12 (CNPJ) ou por doação online no site da IELB. Informe o destino da doação por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3332-2111.

Confira a situação das cidades afetadas (Fonte: Defesa Civil RS)

Canoas: 2.360 casas foram destelhadas e cerca de 6.960 pessoas foram afetadas. O município decretou situação de emergência.
Charqueadas: Cerca de 660 casas foram atingidas e uma pessoa ficou ferida, com ferimentos leves. Algumas ruas estão obstruídas devido à queda de árvores. Uma pessoa foi ferida. Um total de 2.640 pessoas foram afetadas. No momento, são organizados mutirões de equipagem para lonar todas as casas.
Eldorado do Sul: Alguns prédios públicos e privados sofreram danos devido à chuva de granizo em seus telhados. Foram 48 pessoas afetadas e 12 pessoas ficaram desalojadas.
Farroupilha: Duas casas foram atingidas por destroços de obra. Oito pessoas ficaram desabrigadas. O atendimento é feito pela prefeitura municipal, com encaminhamento de duas famílias a um hotel.
Garruchos: 52 casas foram atingidas pelo granizo e 208 pessoas afetadas. A Defesa Civil Estadual distribuiu cerca de 1.800 metros quadrados de lona para a região.
General Câmara: Duas casas tiveram telhas quebradas, com oito pessoas atingidas. Todas as residências receberam lonas.
Gravataí: 1 mil pessoas foram afetadas com aproximadamente 250 casas ficaram destelhadas, diversas vegetações caíram, muitos pontos sem energia elétrica e postes caídos.
Mariana Pimentel: Casas tiveram telhados danificados. Oito pessoas foram afetadas, o que corresponde a duas famílias que foram abrigadas na casa de seus familiares. A Defesa Civil Estadual forneceu lonas no município.
Nova Santa Rita: Uma casa foi atingida por incêndio e 16 foram parcialmente destelhadas. Oito árvores caíram e estão obstruindo as vias de trânsito. Cerca de 64 pessoas foram atingidas pela tempestade. A Defesa Civil Estadual realiza o fornecimento de lonas e corte das árvores.
Pareci Novo: Uma casa ficou destelhada, com quatro pessoas afetadas. O atendimento é realizado pela prefeitura municipal.
Paverama: Dez residências foram atingidas, com cerca de 40 pessoas afetadas.
Porto Alegre: Na capital, foram atingidas 115 casas nas ilhas, com uma morte – a vítima caiu no Arroio Moinho durante o temporal e teve o corpo localizado no Rio Guaíba, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol. Outras 460 pessoas foram afetadas.
Rio Pardo: 2 mil residências foram atingidas, com 8 mil pessoas sendo afetadas. A Defesa Civil Estadual enviou 12.600 metros quadrados de lona e 90 cobertores para a região.
São Jerônimo: Foram contabilizadas, até o momento, 20 residências com telhas quebradas. No total, 80 pessoas foram afetadas.
Tramandaí: 30 casas foram destelhadas, alguns postes e árvores caíram e, no total, 120 pessoas foram afetadas. A Defesa Civil Estadual realiza a entrega de lonas no município.

Receba os alertas da Defesa Civil

Para receber os alertas da Defesa Civil, o cidadão pode se cadastrar através do número 40199. Enviando um SMS com o número do CEP da sua casa. Assim, quando existir algum alerta para sua região será enviada automaticamente uma mensagem informando o que ocorrerá e as principais recomendações para que as pessoas possam preservar a sua vida e patrimônio.

Contatos para emergências

• Defesa Civil: 199
• Bombeiros: 193
• Brigada Militar: 190

Por Luana Lemke com informações do site da Defesa Civil RS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Editora Concórdia ganha 3 prêmios Areté 2024

Foram reconhecidos os livros: Valores sólidos para um mundo líquido – Dez mandamentos, Estudos Bíblicos – Homens e Mulheres a Bíblia e O Mito da Geração Millennial

Veja também

Editora Concórdia ganha 3 prêmios Areté 2024

Foram reconhecidos os livros: Valores sólidos para um mundo líquido – Dez mandamentos, Estudos Bíblicos – Homens e Mulheres a Bíblia e O Mito da Geração Millennial

Ano abençoado na EBI de Três Lagoas

Programação que teve início após a Páscoa, finalizou após o Dia das Crianças, com “Feira Bíblica”

IELB sedia 1ª reunião de Jogadores Anônimos

Iniciativa da Congregação Cristo Vive, de São José dos Campos, SP, quer apoiar e disseminar a formação de grupos locais