A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do colega Paulo Udo Werner Kunstmann, ocorrido nesta quarta-feira, 19 de março. Paulo Udo estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, RS, em uma longa batalha contra o câncer. Alcançou a idade de 84 anos e 22 dias.
O velório está acontecendo no Cemitério Luterano de Porto Alegre, onde será a cerimônia de despedida às 15h30.
Nascido em 25 de fevereiro de 1941, Paulo Udo era filho do diretor do Colégio Concórdia de Porto Alegre, de 1942 a 1953, Walter Gerhard Kunstmann, e neto do presidente da IELB de 1921 a 1922, Johannes Kunstmann, que precedeu seu filho na direção do Colégio Concórdia, de 1922 a 1942. Trabalhou no Instituto Histórico da IELB de 2007 a 2024, quando se afastou para cuidar da saúde. Paulo Udo fez vários cursos sobre organização de museus e afins e contribuiu em diversas ações, sobretudo na área de comunicação da IELB, cedendo sua imponente voz às locuções e compartilhando seu conhecimento e experiência tanto da área de História como da própria igreja.
Casado com Gertrudes Marta Otten Kunstmann, tinham uma filha e três netas. Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.
“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Ap 14.13)
Mensagem do Departamento de Comunicação, responsável pelo Instituto Histórico da IELB:
Estimada Família Kunstmann, em especial: a esposa Trudy, a filha Tatiana, o genro Sven, as netas e demais familiares!
Estimados membros e amigos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)!
Este comunicado de falecimento foge do tradicional, e não poderia ser diferente. O Departamento de Comunicação (DC) da IELB, contudo, não poderia deixar de homenagear seu grande colaborador direto, PAULO UDO WERNER KUNSTMANN, que, por 17 anos, pesquisou, preservou e, acima de tudo, compartilhou muitas histórias, dedicando-se à curadoria e ao cuidado do Instituto Histórico (IH) da IELB – um lugar pelo qual tinha imenso amor e cuidado.
Graças à sua dedicação, conhecimento e vivência de boa parte da história da IELB, muitas pessoas já tiveram e muitas outras terão, em futuras gerações, acesso ao que Deus fez – para levar Cristo para todos – através da Igreja Evangélica Luterana e da nossa IELB, no Brasil e no mundo.
Pesquisadores, do Brasil e do Exterior, fizeram contato com o Paulo Udo, muitos vieram fazer pesquisas in loco, outros tantos pediam informações sobre diferentes assuntos, seja para conhecimento pessoal, para registros históricos locais de congregações, escolas, seminários ou para fins acadêmicos. Muitos artigos, monografias, trabalhos de conclusão de cursos, teses, livros, foram produzidos e publicados, com ajuda direta ou indireta do Paulo Udo, através do Instituto Histórico.
Era um entusiasta, colaborador e apoiador das publicações da IELB, através da Editora Concórdia. O Mensageiro Luterano, em especial, era a “menina dos seus olhos”. Ele, graciosamente, pesquisou e resgatou a toda história dos 100 anos do nosso ML. E participou como colunista por vários anos.
O Centro Administrativo da IELB, a Diretoria Nacional, os colaboradores do CA, os líderes do Conselho Diretor e dos departamentos, pastores e membros de congregações e distritos, sempre que buscavam alguma informação histórica, batiam na porta do IH, para consultar o Paulo Udo.
Na Comunicação da IELB, quantas entrevistas deu relacionadas à história da igreja, das escolas, dos seminários e das organizações auxiliares da IELB. Participou em palestras e fóruns, dentro e fora da IELB. Com sua voz extraordinária, deu vida a muitos textos e mensagens em áudio e vídeo, com destaque especial para o “Fica a dica”. Esse conteúdo ganhou o mundo pelas redes digitais. Era uma missão, um “ministério” especial que ele fazia com extrema dedicação, alegria e comprometimento, em nunca fazer “menos do que o melhor”, para a glória de nosso Deus.
Paulo Udo, juntamente com sua esposa Trudy e família, foi uma testemunha fiel da sua fé confessional luterana, em todos os ambientes em que viveu e conviveu. Sempre compartilhou, sem temor e por todos os meios, a Palavra de Deus, na qual cria, vivia e ensinava para “o aqui” e esperava para “o depois”, a vida eterna no novo céu e na nova terra.
Não é possível, neste espaço e tempo, mencionar e relacionar todos os feitos de Deus através do Paulo Udo, em sua vida na igreja, desde o seu batismo e no trabalho que realizou como membro da IELB e coordenador do IH. Ressaltamos apenas alguns aspectos para mostrar a ação graciosa de Deus na vida dos seus filhos e filhas amados, quando ouvem e atendem ao seu chamado. Aleluia!
“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto?” (João 11.25,26 – NAA).
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DA IELB
Éderson Wasem – Vice-presidente
Rev. Igor Schreiber – Coordenador
Rev. Nilo Wachholz – Redator da IELB