O Conselho Diretivo da Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL) reuniu-se virtualmente, no dia 02 de agosto, para a eleição de novo presidente e contratação da direção-executiva da ANEL. Foi eleito o Rev. Marlus Seling como presidente e contratada a SETE Gestão Educacional para a direção-executiva da Associação. A empresa é administrada pelo ex-presidente da ANEL, Prof. Nelci Senger, e pela Prof. Maria Helena Senger, que já atuava interinamente na direção-executiva. Com a condução do então secretário do Conselho Diretivo, pastor Marlus, à presidência, foi eleita Dione Galvani para o cargo de secretária.
Também foi feita a prestação de contas e avaliação do 13º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL) e a organização do próximo Encontro de Gestão e Capelania, que será no formato online no dia 23 de setembro. O evento é voltado para os representantes de mantenedoras, equipes diretivas, capelães e agentes da pastoral da ANEL.
Quem é o novo presidente da ANEL:
Eu sou o pastor Marlus Seling, nasci em 04/03/1987, na cidade de Imbituva, PR. Sou filho de Martinho Seling e Maria Glória Antunes Seling (in memoriam). Sou casado com Damaris Ramson Fuhrmann Seling e pai de dois lindos filhos, o Lucas e o Nícolas.
Minha trajetória pessoal e acadêmica se inicia em uma comunidade rural de Imbituva/Pr. Filho de agricultores, desde cedo, enfrentei obstáculos para ter acesso a uma educação de qualidade. Sempre tive que dividir o tempo de estudos com o trabalho na agricultura familiar. Também enfrentei muitas barreiras para o acesso ao ensino fundamental e médio, pois como morava no interior, precisava de transporte público para chegar até a escola, isso quando não chovia – em tempos de chuva o ônibus não conseguia chegar até a localidade onde residia – e, assim, durante o período de instrução básica, tive inúmeras faltas.
Apesar das muitas barreiras e obstáculos enfrentados, minha vontade de estudar era maior. Assim, fazia de tudo para aproveitar o máximo aquilo que podia aprender nos momentos em que estava na escola.
Em 2005 fui morar em São Leopoldo, RS. Cursei e me formei em Teologia na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em 2008, e em 2010 me formei no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS.
De 2011 a 2015 fui pastor na Paróquia Emanuel em São Miguel do Oeste, SC. Neste período, além do atendimento pastoral, tive a experiência de atuar em uma escola para surdos, dando aulas de Ensino Religioso. Também tive a oportunidade de cursar algumas cadeiras de Psicologia na Universidade do Oeste Catarinense.
Desde 2015 estou em Santo Ângelo, RS, na direção da Escola de Ensino Fundamental Concórdia. Quando cheguei em Santo Ângelo, encontrei uma escola com capacidade para atender 400 alunos, mas que estava com 200 alunos e com um déficit financeiro enorme. Tive que estudar e aprender muitas questões na área da educação e em Gestão Escolar para ajudar na reestruturação da Escola. Hoje, agradecemos a Deus pelos 392 alunos matriculados.
Em 2016 fiz uma especialização em Gestão Escolar: Orientação e supervisão. Desde 2019, curso Administração pela UNICESUMAR para também, me auxiliar na gestão escolar e recentemente conclui a especialização em Neuroaprendizagem.
Paralelo aos estudos acadêmicos considero importantíssimo o papel da ANEL na minha formação para atuar como Diretor escolar. Aprendi muito nos encontros promovidos pela associação, e desde 2016 procurei participar de todos os eventos de Gestão e Capelania e dos Encontros Nacionais de Educadores Luteranos.
Em 2016 fui eleito conselheiro do Conselho Administrativo da ANEL, e em 2020 fui escolhido para o cargo de secretário da Diretoria da ANEL.
No dia 02 de agosto fui eleito presidente da ANEL, e considero um grande desafio e privilégio poder atuar na presidência desta associação.
As expectativas são as melhores possíveis, estamos trabalhando para a profissionalização da ANEL. Já demos o primeiro passo na contratação de uma empresa para fazer a gestão executiva da ANEL, e buscaremos cumprir, juntamente com toda a diretoria e conselho diretivo da ANEL, a missão de promover a educação cristão e sermos uma organização auxiliar para a toda a IELB.
Vejo que nossas escolas são um grande tesouro para toda IELB. Precisamos cuidar de todas elas, pois elas, além de oferecer uma educação de qualidade, promovem o ensino cristão e participam ativamente na missão de Deus.
Que Deus abençoe nossa querida igreja e todas as nossas escolas da ANEL!
Rev. Marlus Seling