Significados de religião em diferentes contextos educativos

O foco do livro “O ensino religioso” é o significado de religião em diferentes contextos educativos. As pessoas constroem sentidos para a religião em meio às suas experiências de vida, às suas carências, às suas preocupações e às suas esperanças e desejos. Tudo isso é intensamente influenciado pelas formas como a cultura contemporânea se apresenta e opera intensamente centrada na visibilidade, no espetáculo, na comunicação global e instantânea, no espetáculo do consumo.

Na primeira parte, a autora trata das perspectivas históricas do Ensino Religioso no Brasil, incluindo aí elementos da legislação que expressam como este ensino foi posicionado ao longo dos séculos. Na segunda parte, ela traz resultados de uma pesquisa de campo, com o objetivo de expor e interpretar as representações que diferentes grupos sociais fazem sobre as formas como a religião atravessa suas vidas.

Texto: Célia Marize Bündchen

Páginas: 112

Dimensões: 14 x 21 cm

Adquira aqui.

Confira o Sumário

Introdução

PARTE I: CONTEXTUALIZANDO

Capítulo 1: Ensino Religioso – Perspectivas históricas, legislação e diretrizes curriculares

Perspectivas históricas

Educação e Ensino Religioso em nova concepção

Prestando atenção na legislação

A organização do Ensino Religioso nos estados

Os desafios continuam

Capítulo 2: Religião no mundo contemporâneo – Uma discussão

O papel da religião na vida das pessoas

Diversidades ideológicas

A busca pelo Sagrado em diferentes formas de religiosidade

PARTE II: PROBLEMATIZANDO

Capítulo 3: Religião e cultura – Um jeito de olhar, sentir, viver

O problema da pesquisa

Religião – Um jeito de olhar, sentir, viver

Imagens e significados

Caracterização dos grupos e contextos educativos

Caracterização do grupo A – Professoras e professores de Ensino Religioso

Caracterização do grupo B – Estudantes

Caracterização do grupo C – Grupo de assistência social que funciona no salão da Igreja Evangélica Luterana Cruz de Cruz Alta

Capítulo 4: Significados de religião em diferentes contextos educativos

Lendo os painéis como textos culturais

Grupo de professores – Painel A

Grupo de professores – Painel B

Grupo de estudantes – Painel A

Grupo de estudantes – Painel B

Grupo de estudantes – Painel C

Grupo de estudantes – Painel D

Grupo do Projeto de Assistência Social – Painel A

Grupo do Projeto de Assistência Social – Painel B

Capítulo 5: Religião, educação e Ensino Religioso

Referências bibliográficas

Leia uma pequena parte da Introdução

Na minha juventude, época de decidir por uma profissão, expressei o desejo de atuar na área da saúde e não queria ser professora, visto que meus pais o eram e eu não desejava seguir a carreira deles. O tempo foi passando e eu optei pelo casamento. Com ele veio também uma mudança em minha vida, transferindo residência do Paraná para o Rio Grande do Sul. Fui me incluindo no trabalho com Ensino Religioso dentro da Igreja à qual pertencia e depois nas escolas das cidades onde morei. As necessidades foram me impulsionando a atender alunos ligados à religião que pratico – Evangélica Luterana.

Atuei por três anos em escolas públicas estaduais e municipais, em horários extraclasse ou, quando coincidia, no mesmo horário em que a professora de Religião Católica atendia aos seus alunos e alunas. Ela era a professora da escola e aproveitava algumas horas de seu contrato para atendê-los. Minhas aulas eram dadas naquele pequeno espaço de tempo e nem mesmo havia um local adequado. Muitas vezes, eu atendia alunos na biblioteca, na varanda da escola ou na igreja em frente à escola.

Mais tarde, eu e minha família nos mudamos para o Estado de Santa Catarina e ali atuei no Ensino Religioso, por cinco anos, em uma escola Confessional Evangélica Luterana. Trabalhei com alunos da terceira série do Ensino Fundamental até a segunda série do Ensino Médio. As experiências foram significativas. A maioria dos alunos não era da mesma confissão religiosa da escola e aceitava os ensinamentos com alguns questionamentos. Havia muito respeito de ambas as partes, pois se procurava abordar temas que eram comuns às religiões dos alunos para que o ensino não ferisse seus credos. Os temas trabalhados eram atuais, como valores morais, sociais e religiosos, os quais eram ilustrados com textos bíblicos.

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