Encontrão reúne mais de 250 participantes

Tradicional programação tão aguardada, tinha sido transferida devido à enchente no RS

Texto e fotos: Thiago Sazana/Seminário Concórdia

Nos dias 19 e 20 de outubro, ocorreu o Encontrão, no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS. Organizado pelo Diretório Acadêmico Martinho Lutero (DAMAL), o evento normalmente acontece em meados de maio, mas precisou ser adiado devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. Com a nova data, jovens de várias partes do estado e até de outras regiões se prepararam para participar. A programação contou com mais de 250 participantes, incluindo jovens, pastores, seminaristas e bandas.

A abertura, no sábado, foi marcada pelo louvor da Banda Kalew, composta por estudantes do seminário. Em seguida, o presidente do DAMAL, Cristian Weich, chamou a todos bem-vindos e agradeceu aos patrocinadores. Representantes da JELG e da JELB também estiveram presentes e compartilharam recados. O diretor do Seminário Concórdia, dr. Gerson Linden, o prof. Francis Hoffmann, e o vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton Schroeder, também dirigiram algumas palavras aos participantes.

As oficinas, conduzidas por estudantes do seminário, incluíram temas variados e foram muito bem recebidas:

● “Oração, Meditação e Tentação. A luta diária do Cristão?” – Gabriel Hartmann

● “Os anjos de Deus” – Cristian Weich

● “Por que a igreja está ficando chata?” – Nathan Buzzatto

● “Nem tudo é igual: conflitos entre culturas” – Samuel Rodrigues

● “Uma vida inteira na Igreja? Credo!” – Fabiano Schran

A devoção das Vésperas foi conduzida pelos estudantes Allison Neunfeld e Gabriel Hartmann, com o tema “Nós somos chamados para descansar”, baseado em Gênesis 1. Como prática de devoção histórica, as Vésperas, assim como as Matinas, remetem ao Antigo Testamento, foram usadas na Idade Média e ainda hoje têm uma expressão atual e significativa, estando presentes em nosso hinário, com devoções específicas para o amanhecer e o anoitecer.

A noite continuou com a peça teatral “Uma Comunidade Abelhuda”, apresentada pela UJEPEL de Pelotas, RS, seguido de um momento de louvor conduzido pela Banda De Todas as Tribos, encerrando-se com um luau ao ar livre.

No domingo, o dia começou cedo com a devoção das Matinas, conduzida pelos seminaristas Edivan Eberte e Gabriel de Abreu, que abordaram o tema “Soldados resgatados e equipados por Cristo”, com base em Efésios 6.10-17. Em seguida, o diretor do seminário apresentou a palestra principal do Encontrão, com o tema “Gostam de Jesus, mas não da igreja! Pode isso?”, fundamentada no texto de João 17.

Para o encerramento, o evento contou com um culto inspirador, onde a Palavra foi pregada pelo prof. Francis Hoffmann, conselheiro do DAMAL, sob o tema “Senhor, desce, antes que meu filho morra” (João 4.46-51). A celebração foi acompanhada por belos hinos e pela Santa Ceia, encerrando um fim de semana que certamente ficará marcado na história dos jovens luteranos.

Veja alguns relatos de participantes do evento:

“O Encontrão é um evento muito aguardado no Seminário. Nós, como alunos, ficamos ansiosos por esse momento em que a igreja vem nos visitar, e nos sentimos muito felizes em recebê-la. Este ano foi atípico, pois a nossa programação, que deveria ter ocorrido em maio, precisou ser adiada. Em decorrência da catástrofe aqui no Rio Grande do Sul, tivemos que deixar de lado muitas atividades para nos dedicarmos a ajudar as pessoas que estavam necessitando, e, entre essas atividades, estava o Encontrão. Mas, pela graça de Deus, não deixamos o ano passar em branco sem realizá-lo. Nossa preparação para o evento começou ainda em janeiro, quando iniciamos a busca por patrocínios, e se estendeu até outubro, com algumas correrias no final, é verdade, e alguns desentendimentos. No entanto, esses desentendimentos foram apenas expressões do desejo de colegas em fazer o melhor para receber os jovens. Podemos dizer que tudo não passou de um “santo estresse” em prol da proclamação da Palavra de Deus. Se ainda há contendas, isso demonstra a presença do pecado e das forças do mal; o diabo não ataca aqueles que já conquistou, mas sim aqueles que ainda estão lutando. Se ainda somos tentados, é porque não fomos derrotados, e isso só acontece porque ainda fazemos parte do corpo de Cristo, sua santa e amada igreja. Estamos felizes com os resultados do Encontrão e também com os feedbacks que recebemos. Que Deus permita que muitos outros Encontrões venham pela frente.”

Cristian Weich Lemos, aluno do 4º ano teológico e presidente do Damal 2024.

“Gostaria de compartilhar um pouco sobre o Encontrão 2024, que considero um evento único e de extrema importância. A palestra foi muito relevante para os tempos atuais, e as oficinas superaram nossas expectativas. O show foi incrível, e toda a organização estava impecável. Como pessoa com deficiência física temporária, fiquei impressionado com o cuidado especial: o acesso foi sempre facilitado, e havia sempre alguém da equipe verificando se precisávamos de algo – um nível de acessibilidade raro, até mesmo em eventos nacionais. O Encontrão é uma experiência de conexão com Deus, oportunidade de fazer novas amizades e interagir com jovens de vários distritos, proporcionando uma verdadeira comunhão entre irmãos. Quando a data foi alterada devido à tragédia no RS, muitos pensaram em desistir, mas seguimos firmes em nosso propósito: ir, proclamar o nome do Senhor e representar nosso distrito no RS. O kit do congresso nos surpreendeu! Por um valor acessível, recebemos um kit lindo que incluía um livro intitulado Jesus Nunca Falha, com a passagem ‘Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna’ (João 3.16). Nele, conta a história do pastor Robert, que transformou uma placa de parede com essa mensagem em marcadores de página. E vamos fazer o mesmo! O evento nos proporcionou um aprendizado incrível que levaremos para a vida. Com uma organização impecável, o Encontrão nos faz desejar que muitos outros venham no futuro!”

Manoel Cerchiaro, Distrito Sul 1 (DIJESUL) – Rio Grande, RS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.