A cidade é minha paróquia foi tema do curso de Imersão na Missão Urbana

Programação foi realizada de 17 a 23 de julho, no Rio de Janeiro

Entre os dias 17 e 23 de julho, as congregações da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) no Rio de Janeiro sediaram o curso de Imersão na Missão Urbana (IMU). A programação contou com a presença de sete estudantes do Seminário Concórdia, pastores do Distrito Rio de Janeiro (DRJ), o pastor da Hora Luterana, Rev. Mário Rafael Yudi Fukue, o presidente da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Luiz Felipe Machado, e o vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton Schroeder.

O IMU é promovido pelo Centro de Treinamento Missionário (CTM) Pastor Nestor Welzel, em parceria com o Distrito Rio de Janeiro e a IELB. Criado em 2015, o programa teve sua primeira edição em São Paulo, em 2023. Seu objetivo é desenvolver estudos e compartilhar teorias e práticas missionárias saudáveis e efetivas no contexto urbano, contribuindo assim para o fortalecimento do movimento missional na Igreja Luterana.

Voltado a estudantes de teologia, pastores e lideranças, o curso oferece uma experiência prática de vivência, reflexão e capacitação em missão urbana, com o objetivo de ampliar a atuação da igreja nos contextos urbanos contemporâneos. Segundo os pastores organizadores desta edição, Waldemar Garcia Júnior e Jonas Flor, é urgente e necessário discernir e compreender o que significa ser um pastor urbano e o que representa ser uma igreja atuante e inserida nesse contexto.

Os participantes tiveram acesso a 15 horas de aulas teóricas, nas quais foram abordados temas como: Missiologia Urbana; Missão e Ação Social; Exegese Cultural; Apologética Contemporânea; Isolacionismo, Parcerias e o Reino de Deus na Cidade; Cenários Urbanos e a Igreja; Evangelização Criativa e Comunicação do Evangelho Contextualizada.

As aulas foram ministradas por um corpo docente diversificado, formado por pastores, missionários, teólogos, sociólogos, psicólogos, empreendedores, professores e outros profissionais convidados pelo CTM.

Além das aulas teóricas, a programação incluiu: painéis com líderes luteranos do Rio de Janeiro; painéis e entrevistas com missionários; tour de Neemias; práticas e devocionais.

De acordo com o estudante do 6º ano do Seminário Concórdia, Gabriel Lange, a experiência que a Imersão na Missão Urbana proporciona à vida de um estudante de teologia e candidato ao ministério pastoral é ampla. “Nestes breves e intensos dias, somos expostos a diversas realidades do trabalho exercido por pastores de nossa amada igreja, bem como aos contextos vividos por eles e seus membros. O trabalho no Rio de Janeiro, de fato, não é fácil, mas é um solo fértil para a missão. Tivemos a oportunidade de conhecer essa realidade por meio das saídas a campo realizadas em diferentes regiões, onde pudemos entrar em contato com a bela cidade do Rio, sua cultura local, os medos, anseios e alegrias de seu povo.

Além disso, por meio das palestras, tivemos um enriquecimento dos estudos teológicos, com foco na missão urbana, onde pessoas cansadas e aflitas necessitam do descanso e do consolo do Evangelho. Dentre tantas boas experiências, o IMU é um evento que reforça a convicção de que é necessária constância nos estudos e nas vivências em torno do Evangelho e da missão de levar Cristo a todos”, destacou.

Durante o final de semana no período do curso, os estudantes do Seminário Concórdia participaram das atividades nas congregações do Rio de Janeiro, tendo a oportunidade de conhecer ainda mais a realidade da IELB no contexto urbano.

Assista ao culto de encerramento do IMU, realizado na Congregação Cristo Redentor, em Copacabana, RJ:

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Projeto Eliézer realiza encerramento das atividades do ano

Programação contou com entrega de certificados do curso de Capelania Hospitalar em Assistência Espiritual e confraternização

Veja também

Projeto Eliézer realiza encerramento das atividades do ano

Programação contou com entrega de certificados do curso de Capelania Hospitalar em Assistência Espiritual e confraternização

Formandos recebem chamado

Além dos 14 novos pastores, 11 estudantes do 4º ano vão para o estágio em 2026

Crescendo em ação de graças

VIVENDO EM CRISTO “Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus,...