26º ECG celebra os 40 anos da ANEL

Programação reuniu cerca de 100 participantes nos dias 29 a 31 de agosto, em Curitiba, PR

A Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL) realizou o seu 26º Encontro de Gestão e Capelania, um evento que celebrou os 40 anos da instituição com muita emoção. Cerca de 100 participantes, entre capelães, equipes diretivas, mantenedores e parceiros, se reuniram para debater o tema “Missão, Liderança e Gestão Estratégica: Desafios e Oportunidades nas Escolas Luteranas”.

O encontro reforçou a importância da sinergia entre a gestão administrativa e a capelania, pilares essenciais para a educação luterana. A programação, que focou na capacitação e no aprofundamento, buscou capacitar os profissionais com ferramentas e conhecimentos para enfrentar os desafios do ensino, mantendo a fidelidade à identidade cristã.

O evento foi marcado por uma série de palestras com foco na formação dos participantes. O diretor da Faculdade Luterana Concórdia, dr. Gerson Luis Linden, abordou o tema “O papel da Direção e da Capelania em relação aos colaboradores da escola confessional luterana”. Confira as demais palestras abaixo.

Os devocionais foram conduzidas pelos pastores Joel Müller (vice-presidente de Ensino da IELB), Heitor Stahnke (capelão do Colégio Colônia Holandesa, de Arapoti,PR) e Jaques Schlosser (capelão do Colégio Concórdia, de São Leopoldo, RS).

Além disso, uma feira de exposição reuniu dez parceiros que apresentaram projetos e ferramentas educacionais em colaboração com a ANEL e as escolas filiadas.

HOMENAGENS

A celebração dos 40 anos da ANEL culminou em um emocionante jantar de confraternização no sábado, com a entrega de placas de homenagem a ex-presidentes e ex-diretores executivos que dedicaram suas vidas à instituição. Foram homenageados os ex-presidentes: Werner Norberto Sonntag (1985-1988 e 1996-1998), Elmer Nicodemos Flor (1988-1994), Marcos Fernando Ziemer (1994-1996), Waldemar Bruno Fritz (1998-2001), Rubem Rieger (2001-2004), Martim Heimann (em memória – 2004-2011), Nelci Naor Senger (2011-2012 e 2016-2022), Neander Kloss (2012-2014), Joel Müller (2014-2016) e Marlus Seling (atual presidente) e ex-diretores executivos: Werner Norberto Sonntag (1996-1998), Ignez Strelow de Carvalho (1998-2013) e Marli Lebkuchen Lange (2013-2022).

O evento também deu as boas-vindas a três novas escolas filiadas: Escola Aprender Brincando (Pelotas, RS), Escola Cristo Redentor (Catanduvas, SC) e Escola Futura (Coronel Vivida, PR), que receberam placas de boas-vindas.

PROGRAMAÇÃO DE FORMAÇÃO

A programação de formação contou com profissionais renomados que abordaram temas cruciais para a gestão escolar:

Planejamento financeiro: Fernando Barão, economista com MBA pela USP, compartilhou sua expertise sobre planejamento financeiro no contexto educacional.

9BOX e comitês de avaliação de desempenho: O gestor escolar Esp. Paulo Evando Gonçalves Costa abordou ferramentas de avaliação e desenvolvimento de equipes.

Plano de crescimento para escolas: Pedro London, fundador e CEO da Inspin, apresentou estratégias para um crescimento sustentável.

Inclusão e legislação: As especialistas Dra. Gianna Canderari e Prof.ª Doriane Ferreira discutiram temas jurídicos e pedagógicos essenciais para o atendimento educacional inclusivo.

Para o presidente da ANEL, pastor Marlus Seling, o encontro foi uma bênção. Ele ressaltou a importância de usar as escolas como um braço de evangelização e fortalecimento da comunidade. “O encontro tem sido uma grande bênção, de grande aprofundamento teológico e de grande reflexão sobre o que a educação confessional luterana é no nosso tempo e espaço”, frisou.

O diretor-executivo da ANEL, prof. Nelci Senger, comentou que a educação luterana tem uma missão a cumprir e que o evento proporcionou um momento de aprimoramento contínuo para que essa missão não se perca no tempo. “As escolas, hoje, têm que ter um compromisso para com a fé e a vida e que isso possa transbordar para a comunidade de fé, para a família, para o educando e para toda a sociedade”, disse.

O vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Joel Müller, afirmou que o encontro é um espaço valioso para discutir os desafios atuais da educação luterana. “O grande desafio é exatamente poder equilibrar a questão da gestão com a questão da capelania”, observou ele, que vê o evento como uma oportunidade para fortalecer a parceria entre as escolas e a igreja.

O diretor da Faculdade Luterana Concórdia, dr. Gerson Linden, comentou sobre a relevância do tema, enfatizando a troca de experiências e a comunhão entre os participantes. Segundo ele, a gestão de uma escola luterana é um “organismo vivo”, e o encontro trouxe reflexões importantes para enfrentar os desafios de forma unida.

Representando as escolas luteranas da Argentina, o Prof. Pablo Lavia, da Iglesia Evangélica Luterana Argentina (IELA), também esteve presente neste evento em que foi anunciado a data e local do 1º Encontro Lationo-americano de Escolas Luteranas, que será realizado em julho de 2026, em Restinga Seca, RS. Em breve, serão divulgados mais informações e detalhes.

Veja aqui o álbum completo do evento.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Projeto Eliézer realiza encerramento das atividades do ano

Programação contou com entrega de certificados do curso de Capelania Hospitalar em Assistência Espiritual e confraternização

Veja também

Projeto Eliézer realiza encerramento das atividades do ano

Programação contou com entrega de certificados do curso de Capelania Hospitalar em Assistência Espiritual e confraternização

Formandos recebem chamado

Além dos 14 novos pastores, 11 estudantes do 4º ano vão para o estágio em 2026

Crescendo em ação de graças

VIVENDO EM CRISTO “Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus,...