De 6 a 9 de novembro aconteceu a reunião anual do Conselho Diretor da IELB sob o tema “Firmados no ensino que recebemos, planejamos o futuro!”. O evento reuniu cerca de 130 pessoas nas dependências do Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, para tratar de temas relevantes para a igreja bem como planejar ações para os próximos anos.






Entre os destaques da agenda, os painéis com a Diretoria Nacional da IELB e os coordenadores dos departamentos do CD, a palestra sobre o tema Unidos, crescemos, ministrada pelo vice-presidente de Educação Cristã da IELB, pastor Fernando Garske; a análise e votação de moções, a pesquisa com líderes e pastores da IELB, feita pelo presidente da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Luiz Felipe Machado; e a exposição das mudanças e reformas do campus do Seminário Concórdia, com direito à uma visita guiada pelo vice-presidente de Administração da IELB, Gustavo Becker da Silveira. Durante a explanação do vice-presidente de Ensino, pastor Joel Müller, quanto às mudanças e reformas do Seminário, foi anunciada a proposta de um novo nome para o campus do Centro Educacional Concórdia (CEC): Instituto Luterano Concórdia, que exigirá adequações na estrutura jurídica e estatutária.






Um dos pontos centrais da reunião foi a apresentação da Comissão de Planejamento IELB 2030. O grupo detalhou a estratégia para o próximo quadriênio, incluindo o uso da Matriz EREC e a elaboração ou revisão dos planejamentos de Distritos e Congregações até o final do primeiro semestre de 2027. Os conselheiros e líderes leigos participaram ativamente, utilizando a Matriz EREC em trabalhos em dupla e compartilhando experiências de diversas regiões do Brasil.






O presidente do CD, Juliano Schneider Belz, apresentou o trabalho da Comissão de Revisão Eclesiológica do Estatuto e Regimento da IELB e as Contribuições para IELB e Extensão do mandato 2022/2026. Ele destacou que a igreja deve viver e trabalhar unida, em preparação para a 64ª Convenção Nacional, prevista para 2026, onde serão tratados documentos importantes.





Além da tradicional apresentação de relatórios das lideranças e organizações auxiliares da IELB, houve um momento especial em homenagem aos 40 anos da Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL) e também de despedida do casal Juliana e João Lindenmeyer da Comissão de Eventos.






O CD dedicou ainda um momento para tratar de ações sociais e interceder pelas vítimas do tornado que atingiu várias cidades no Paraná na quinta-feira, dia 6. O vice-presidente de Ação Social, pastor Airton Schroeder, forneceu informações sobre o atendimento da pasta através do Fundo de Resposta a Desastres e dirigiu uma oração pelas comunidades afetadas.




As devoções foram conduzidas pelo vice-secretário do CD, Mychael Züge; pelo vice-líder leigo do Distrito Nordeste Coqueiros, Rodrigo Oliveira; e pelos professores me. Silvio Ferreira da Silva Filho e dr. Samuel Fuhrmann.




Ao final, o presidente Juliano Schneider Belz expressou gratidão pelo empenho e pelo alto nível dos debates, conclamando a igreja para que permaneça unida em seus trabalhos. “Somos chamados a ser guardiões do ensino e guias do planejamento. Nosso povo olha para nós e as nossas decisões e palavras influenciam o rumo das congregações. Por isso, planejar bem é um ato de amor. É pensar na sustentabilidade da Igreja, na continuidade da missão e no cuidado das ovelhas que o Senhor nos confiou”, disse.






O presidente da IELB, pastor Geraldo Walmir Schüler, finalizou lembrando que a cada gestão da Diretoria Nacional, Deus coloca desafios diante da igreja e que as decisões são tomadas no colegiado, com diálogo, coragem e humildade. O presidente da IELB incentivou a valorização do ensino, das pessoas e das oportunidades.





Confira as próximas reuniões do CD serão:
- CD Online: 23 de maio de 2026 – 8h às 12h.
- CD Presencial extraordinário: 09 à 12/10/2026 (Convenção Nacional)
- CD Ordinário On-line: Início: 13/11 às 19h e término dia 15 às 12h
(Participantes: atual gestão e os novos eleitos)















































































Fotos: Arquivo ML, Sheila Augustin e Walace Uhylig


