Posso ter certeza da salvação?

Quem não tem dúvidas? Todos nós temos dúvidas sobre muitos assuntos. Não dominamos todos os assuntos. Pois todos somos imperfeitos e limitados. E as dúvidas são normais na vida de todas as pessoas, mesmo na vida dos cristãos. O problema é muito sério quando se refere a questões vitais da existência humana. Refiro-me às questões de fé, que definirão a realidade eterna da pessoa.

A situação se agrava quando as dúvidas sobre valores eternos demoram para serem resolvidas. Elas podem gerar desorientação, angústia, desespero e o possível apego a falsas crenças humanas. Nesses casos, o prejuízo pode ser eterno.

O que é certeza? O dicionário a define assim: Qualidade do que é certo. Conhecimento exato.

Onde encontrar o conhecimento exato sobre fé e certeza da salvação? O livro de Hebreus informa que: A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem (Hb 11.1). Notem que ele disse: fé é certeza! Então, a solução é ter fé!

O apóstolo Paulo escreveu: E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo (Rm 10.17). Então, para obter “conhecimento exato” sobre a fé, sem duvidar, precisamos ouvir a Palavra de Deus. A Palavra contempla a pessoa, pela ação do Espírito Santo, com uma fé fundamentada na verdade, que é o próprio Senhor Jesus Cristo. Essa fé baseada no Salvador elimina a dúvida e a incerteza! É uma fé tranquila e confiante na graça salvadora, sem duvidar do amor do Salvador.

Quando o cristão afirma que tem certeza de sua salvação ele é vaidoso ou arrogante? Sim, se ele a fundamenta nele próprio, no seu pretenso merecimento, na sua justiça imaginária. Mas se a sua certeza está fundamentada na graça e amor de Jesus Cristo, ela é verdadeira e certa! A Palavra de Deus deixa absolutamente claro que pela graça sois salvos, por meio da fé; isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie (Ef 2.8-9). E o apóstolo Paulo disse ao carcereiro de Filipos: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo…. A palavra “serás” – é categórica e não deixa dúvida. Então, o cristão pode afirmar que tem absoluta certeza de sua salvação!

O apóstolo Pedro escreve aos cristãos dispersos por várias regiões do Império Romano. Eles eram perseguidos e muito maltratados. Atento ao perigo que enfrentavam de serem tentados a duvidar do amor de Deus e de abandonarem a fé cristã e adotarem atitudes inadequadas, dirige-se a eles e aconselha: Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno (2Pe 3.18). Na carta anterior, escreveu-lhes: Sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo (1Pe 1.5). E acrescenta: …a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim de vossa fé, a salvação de vossas almas” (1Pe 1.5 e 9).

Aristóteles disse: A dúvida é o princípio da sabedoria – ele pode ter alguma razão. Porém, prefiro o texto bíblico: Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas (Pv 9.10 – NTLH).

A maravilhosa graça de Deus é para todos!

Martinho Sonntag

Pastor

[email protected]

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Unidos pelo RS

Veja como está a situação das cidades gaúchas e saiba como ajudar as vítimas das enchentes

Veja também

Unidos pelo RS

Veja como está a situação das cidades gaúchas e saiba como ajudar as vítimas das enchentes

Oração em tempos de calamidade

Por vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Joel Müller

Das profundezas do coração

Diante da dor, mostramos quem realmente somos.