Qual é o papel dos cristãos na vida da nação?

Os cristãos têm responsabilidades com a nação em que vivem, além de exercerem a importante missão de divulgar a Palavra de Deus e de testemunhar a fé cristã. Por isso, não podem ser negligentes e se omitir nas questões sociais, políticas e financeiras.

A IELB (Sínodo e congregações) e os pastores não devem participar da política partidária, conforme o Código de Ética, aprovado em Convenção Nacional.

Qual é, então, o papel que os cristãos podem exercer?

Lembramos que os cristãos também estão sujeitos à tentação de reagir com extremismos e atitudes não condizentes com o cristianismo. Sofrem a tentação de falar mal das autoridades, xingar, agredir ou se omitir e não participar da vida pública.

O apóstolo Paulo vivia no Império Romano, que era corrupto e imoral, muito semelhante aos nossos dias. Ele escreve aos cristãos de Roma, que viviam neste ambiente, orientando-os para que tenham um comportamento digno de filhos de Deus na sociedade corrupta do império dominador de Roma:

1. Sujeição às autoridades instituídas

Todo o homem esteja sujeito às autoridades superiores (Rm 13.1), combinado com as palavras de Jesus: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus (Mt 22.21).

Deus quer que os cristãos tenham uma vida exemplar, mesmo enfrentando dificuldades. Devem respeitar e sujeitar-se às autoridades instituídas, pois, As autoridades que existem foram por ele (Deus) instituídas (Rm 13.1b). O texto é claro: “É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência (Rm 13.5).

Os cristãos não podem negligenciar seus deveres com a Nação e o Estado. As autoridades devem ser respeitadas e suas diretrizes obedecidas. Por outro, as autoridades devem permanecer nos limites constitucionais de suas competências. Elas têm a função de atuar em benefício do povo.

Os governantes não têm direito de domínio sobre os assuntos da fé, que é a soberania de Deus.

O que fazer quando as autoridades abusarem do poder, não respeitando os seus limites, governando ditatorialmente e privando os cidadãos dos seus direitos e oprimindo o povo? – Nestas situações, os cristãos podem pleitear os seus direitos, assegurados pela Constituição, através dos órgãos competes. Além destas providências, têm a oportunidade de votar e de eleger outros governantes.

2. Oração pelo povo e pelas autoridades

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador” (1Tm 2.1-3).

É vontade de Deus que os cristãos orem. E Deus prometeu ouvir. Os cristãos podem orar muito mais do que estão fazendo. E afirmo, sem medo de errar, que ainda estamos num país em condições suportáveis, porque há muitos cristãos que estão orando pela pátria, pelo povo e pelos governantes.

3. Vida exemplar, servindo de testemunho

O apóstolo Pedro escreve: Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1Pe 2.11-12).

Deus nos ilumine e oriente para que vivamos por modo digno do evangelho (Fp 1.27).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

Veja também

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

A Escola Dominical

Sua origem e importância para a edificação do povo de Deus

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação