Os comentários de Martinho Lutero

Martinho Lutero Comentário a Romanos e Catecismo Menor

O Comentário a Romanos corresponde a uma seleção das aulas dadas em latim pelo reformador a seus alunos, na Universidade de Wittenberg, entre 1515 e 1516, um período decisivo no processo de maturação do seu pensamento.

O Prefácio a Romanos foi escrito pelo tradutor Lutero para orientar os leitores da Bíblia sobre os pontos teológicos centrais da carta, estabelecendo a justiça de Deus revelada no evangelho como princípio de interpretação de toda a Escritura.

O Catecismo Menor, escrito por Lutero em 1529 a partir de suas pregações à comunidade de Wittenberg, é a expressão da fé e da vida cristã apresentadas no Comentário e no Prefácio, apontando para a justiça de Deus como fonte da vocação do “justo que vive por fé”.

Autor: Martinho Lutero
Dimensões: 23X16 cm
Número de páginas: 216

Adquira aqui.

Leia a apresentação do livro:

Há diversas maneiras de nos aproximarmos da Palavra de Deus, a Bíblia. Podemos ler a mesma para buscar consolo e refrigério em momentos de afilição, ajuda em tempos difíceis, força nos momentos de tribulação. Também se pode ir até a Escritura Sagrada para elaborar um código de conduta, a partir do qual se pode tentar aplacar a ira de Deus e procurar viver uma vida agradável a ele.

Utilizar a Bíblia para tentar agradar a Deus é comum nos dias de hoje, mas não é novidade. Já na época de Lutero, ainda antes de iniciar o movimento da Reforma, quando lecionava na Universidade de Wittenberg, ele procurava orientar as pessoas sobre a maneira correta de se aproximar da Escritura e, assim, do próprio Deus. Como viver a fé verdadeira em uma vida agradável a Deus com base na justiça divina revelada em Jesus Cristo é o ponto central da teologia de Lutero exarada da carta do apóstolo Paulo aos Romanos.

A definição correta de termos chave da Bíblia e a precisa compreensão do que Deus revelou em sua Palavra foram a preocupação de Lutero em toda sua trajetória como teólogo e como professor de teologia. Nos anos de 1515 e 1516 ele lecionou em Wittenberg sobre a carta aos Romanos, esboçando ali definições profundas sobre conceitos fundamentais da fé cristã, como fé, graça, justiça e vida, entre outros.

Estas preleções foram reunidas no volume 56 da edição crítica conhecida como Weimar: Der Brief an die Römer – 1515/1516. In: D. Martin Luthers Werke, volume 56. Weimar: Hermann Böhlaus Nachfolger, 1938 [referida como WA 56]. O texto é composto de anotações de Lutero ao texto latino da carta aos Romanos, ao qual acrescentou suas observações entre as linhas e margens. Também foram acrescentadas anotações feitas pelos alunos, resultando num volume de 514 páginas.

Desse comentário de Lutero à epístola aos Romanos foi feita uma seleção de textos pela Comissão Editorial “Obras de Lutero”, coordenada pela CIL – Comissão Interluterana de Literatura, e publicada em LUTERO, Martinho. A epistola do bem-aventurado apóstolo Paulo aos Romanos – 1515/1516. In: Martinho Lutero: Obras Selecionadas, volume 8 – Interpretação Bíblica, Princípios. Luis H. Dreher, trad. São Leopoldo: Sinodal, Porto Alegre: Concórdia, 2003, p. 254-330 [referida como OS 8].

Também foi incluída no presente livro a Introdução ao comentário de Lutero a Romanos, escrita pelo Dr. Ricardo W. Rieth, publicada em OS 8, p. 237-254.

Após a tradução da Escritura Sagrada para a língua alemã, Lutero sentiu a necessidade de orientar os leitores para os pontos centrais e os principais ensinos de cada livro bíblico, escrevendo os prefácios ao Antigo e ao Novo Testamento e aos livros bíblicos. Estes prefácios mostram a importância que a Bíblia teve na vida e obra de Lutero. Estão publicados em LUTERO, Martinho. Prefácios aos livros bíblicos. In: OS 8, p. 17-163. O Prefácio à epístola de São Paulo aos Romanos – 1546 está publicado às páginas 129-141 desse volume. Foi escrito por Lutero em 1546, e o original alemão foi publicado na edição crítica de Weimar: Vorrede auff die Epistel S. Pauli an die Römer – 1546. In: D.Martin Luthers Werke: Die Deutsche Bibel, volume 7 – Das Neue Testament, Episteln and Offenbarung – 1522/1546. Weimar: Hermann Böhlaus Nachfolger, 1931, p. 3-27 [referida como WA DB 7].

Mas há uma obra de Lutero que resume de forma grandiosa sua teologia, suas orientações para a fé a vida cristã, sua concepção de Deus e da Palavra divina. O Catecismo Menor foi escrito por Martinho Lutero em 1529. Seu objetivo era o uso nos lares, para a educação de crianças, jovens e adultos nas doutrinas principais da fé cristã e para o crescimento na vida cristã. A edição aqui utilizada do Catecismo Menor está publicada em LUTERO, Martinho. Catecismo Menor – 1529. Concórdia: Porto Alegre, 2016.

Três textos de Lutero que refletem sua teologia, sua produção acadêmica, seu ensino. Mas, acima de tudo, revelam sua profunda percepção do mundo e da vida do cristão em todas as épocas. Assim, Lutero deixa clara a atualidade e a importância da Escritura para cada filho de Deus redimido pela morte e ressurreição de Jesus. É Deus continuando a agir como no princípio, vindo ao encontro de ser humano para lhe revelar seu amor, sua graça e sua justiça, Cristo Jesus.

“Não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque a justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: ‘O justo viverá por fé’.” (Romanos 1.16-17) O Evangelho é o poder de Deus que revela a sua justiça, Jesus Cristo. O justo viverá por fé resume a carta aos Romanos, resume a obra de Deus em seu Filho Jesus, resume nossa fé e nossa vida com Cristo. Essa fé, que é a dádiva do Batismo, o conteúdo do Credo Apostólico, a confiança expressa no Pai-Nosso e que torna digna a pessoa que recebe a Santa Ceia, é vivida nos Dez Mandamentos e na vocação para a qual Deus chama seus filhos.

Assim, o Catecismo Menor é a expressão da fé e da vida cristãs apresentadas no comentário e no prefácio de Lutero à carta aos Romanos, apontando para a justiça de Deus e a aplicando à vocação do “justo que vive por fé”.

Rony Ricardo Marquardt,

Pastor

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.