Sumário da Doutrina Cristã em língua Chisena

Após a publicação do Catecismo Menor de Martinho Lutero na língua Chisena em 2018 (confira aqui), neste ano será publicado o Sumário da Doutrina Cristã para os cristãos de Moçambique. Apesar do português ser a língua oficial de Moçambique, muitas pessoas ainda não sabem ler e falar a língua portuguesa. São reconhecidas 43 línguas, e mais de 200 dialetos falados pelos diferentes grupos étnicos.

A Igreja Luterana em Moçambique está trabalhando numa região em que a língua Chisena é predominante, com aproximadamente 1,7 milhões de pessoas. Segundo o coordenador da Missão em Moçambique, pastor Carlos Winterle, na maioria das igrejas, o culto é celebrado nesta língua e quando pastores brasileiros visitam a congregação e pregam no culto precisam ser traduzidos.

O Programa de Educação Teológica oferecido pelo Seminário Concórdia é ministrado por pastores brasileiros em português, em módulos intensivos. Cerca de metade dos 80 alunos não entende a língua portuguesa. As aulas são traduzidas, mas não há literatura para os alunos lerem em casa, a não ser a Bíblia e o Catecismo. “Temos a parceria com a Lutheran Heritage Foundation (LHF), dos Estados Unidos, para traduzir o que for possível para a língua local”, afirma o pastor Winterle. A LHF tem por objetivo traduzir obras clássicas da teologia luterana e atua em vários países.

Em 2013, o Sr. Abel Sifa foi contratado como tradutor devido sua experiência na área. Ele não era membro da igreja e após as leituras do Catecismo Menor e de outra literatura, foi convencido da veracidade da doutrina e se inscreveu como aluno do curso de Teologia. Ele foi ordenado em dezembro de 2021 e agora é pastor na Comunidade Luterana São Zaqueu, que usa as instalações do futuro seminário como seu local de culto.

Após a tradução do Sumário, o Rev. Abel submeteu o texto a dois colaboradores para ajudarem na revisão e agora o texto está para revisão final do presidente da Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique (ICCM), Rev. João Luís Nota. “Esperamos que a revisão final possa ser realizada o quanto antes para podermos imprimir este importante livro de teologia que apresenta os principais dogmas da igreja de acordo com a Escritura Sagrada”, finaliza.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Conselho Geral da JELB se reúne no RS com ampla programação

Nos dias 4 e 5 de outubro, o Conselho Geral (CG) da Juventude Evangélica Luterana doBrasil (JELB) reuniu-se na Congregação Castelo...

Veja também

Falecimento do pastor Ademir Stahl

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o...

1º Simpósio de Educação Cristã da IELB debate o Ensino Catequético

O 1º Simpósio de Educação Cristã da Comissão Nacional...