SANTA CEIA [o banquete da salvação]

Quais as palavras que você mais gostaria de ouvir? As três principais frases citadas numa pesquisa no livro Eclipse da Graça foram:

Eu te amo.

Eu te perdoo.

O jantar está servido.

Eu te amo – ok! Eu te perdoo – quem não gostaria de ouvir? Mas o jantar está servido? Que estranho! Surpreendente, não é?!

Três frases afirmativas.

Note como elas resumem o evangelho de Jesus. Somos amados por Deus, perdoados por Jesus e convidados para um banquete à mesa do Senhor.

Tudo estava lá, presente na primeira Quinta-Feira Santa, e se repete, hoje, a cada celebração da santa ceia.

Na Quinta-Feira Santa, nós encontramos Jesus ressignificando a refeição da Páscoa, atualizando a celebração da libertação da escravidão do Egito. A partir daquela noite, da instituição da ceia, Jesus anuncia e nos inclui em uma nova aliança com Deus. Uma aliança que nos libertará de uma escravidão muito mais profunda: a escravidão da morte, do diabo e do pecado.

E como Jesus faz isso? Ele faz isso nos mostrando que precisamos de um substituto. Nos mostrando que nosso pedigree, nossa performance, nosso currículo moral e religioso, não são suficientes e não podem ser nossa esperança. A única forma de sermos libertados é colocando nossa fé nele.

Os hebreus lá no Egito foram salvos pelo sangue do cordeiro pintado em suas portas e porque comeram a sua carne. Ninguém foi salvo por méritos próprios. Todos os salvos foram salvos por um sacrifício substitutivo. O povo celebrou isso por séculos.

Só que no seu jantar festivo, Jesus trouxe uma novidade. O pão e o vinho estão presentes, mas não parece ter prato principal. Não tem um cordeiro assado no menu. Onde está o cordeiro? Jesus é o próprio Cordeiro, que tira o pecado do mundo. Que derrama seu sangue para proteção de todas as famílias.

Na primeira Quinta-Feira Santa, nosso Senhor Jesus nos deu uma refeição em que ele é tanto o anfitrião como a própria comida. Ele entrega tudo o que tem. Seu amor, seu perdão, sua vida, seu próprio corpo e sangue. Comemos e bebemos dele. Recebemos tudo e nos tornamos um com ele e com nossos irmãos e irmãs na fé.

Venha, tudo já está preparado. A mesa está posta.

Jesus ama você. Jesus perdoa você. O jantar está servido.

*Essa reflexão foi escrita pelo pastor Laerte Tardelli Helwig Voss para o Especial de Páscoa de 2021, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=freP7UvsAp8

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.