JESUS VIVO E CAMINHANDO [presença, cura e esperança para as nossas decepções]

Dois homens voltam para casa no domingo à noite.

Tristes. Enlutados. Decepcionados. O mundo deles caiu.

Eram discípulos de Jesus e testemunharam a execução do seu mestre.

Eles sabem o que aconteceu no Monte da Caveira. Mas perderam os acontecimentos do cemitério e do cenáculo. Não sabem o que seus amigos já descobriram. Na verdade, saber até sabem, mas não conseguem acreditar. Estão doídos demais para isso.

São os discípulos de Emaús. Eles ainda estão presos na tarde de sexta-feira. Com os sonhos feridos, a esperança que foi embora, nem reconhecem o desconhecido que se junta para caminhar com eles.

A decepção faz isso com a gente. Ela nos cega e não conseguimos reconhecer a própria presença de Deus. Deus pode estar caminhando ao nosso lado, mas o desespero nos cega. E a decepção ainda faz coisa pior com a gente. Ela endurece nosso coração. Ficamos cínicos, calejados. Quando chegam boas-notícias, nós não queremos aceitá-las, pelo medo de sermos desapontados outra vez.

E qual era a ferida dos dois discípulos a caminho de Emaús? Eles disseram: E a nossa esperança era que fosse ele (Jesus) quem iria libertar o povo de Israel. A morte de Jesus não apenas os aterrorizou. Os machucou no sonho de serem libertados.

E o que Deus faz quando seus filhos estão assim? A mesma coisa que ele fez naquela estrada.

Ele vem ao nosso encontro. Ele nos visita no momento da decepção e caminha com a gente. Depois de ter perdoado nosso pecado na cruz e vencido a morte com a ressurreição, Jesus não parou. Ele não ficou de braços cruzados no céu, mas foi em busca de corações feridos. Ele foi caminhar com eles. Abrir seus olhos. Reacender seus corações.

Talvez você se encontre decepcionado com Deus hoje… Confuso com algum sofrimento não explicado. Ferido por alguma oração supostamente não respondida, por um projeto pausado.

Se é assim, saiba: não foi um delírio das mulheres. Jesus está vivo. E anda solto pelas estradas do nosso mundo caminhando com seus discípulos de hoje, assim como fez com os discípulos de Emaús. A Páscoa segue viva e está acontecendo. Porque ela não é apenas uma data em nosso calendário, mas a realidade de que a liberdade do pecado, do diabo e da morte foi conquistada.

Abra seus olhos. Deixe Jesus fazer cair os seus medos. Deixe Jesus retirar o gelo que uma decepção trouxe ao seu coração e acender o fogo da esperança, das suas promessas cumpridas, do seu amor, do seu perdão e da sua presença incondicional.

Levante a cabeça. Siga caminhando. E não se surpreenda se ouvir passos ao seu lado.

*Essa reflexão foi escrita pelo pastor Laerte Tardelli Helwig Voss para o Especial de Páscoa de 2021, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=freP7UvsAp8

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.