A Ordem dos Obreiros Eméritos (OBEM-IELB) foi organizada, inicialmente, por meio de uma Carta de Intenções, no dia 20 de maio de 2006. Foi criada uma comissão provisória, formada por Helga e Bruno Rieth, Flora e Edvino Wide, e Maria e Elmer Roll, que organizaram o primeiro encontro na Grande Porto Alegre, nessa data.
Um “Acordo Fraterno” estabeleceu algumas diretrizes, como reunir todos os pastores e professores aposentados ou eméritos, com suas esposas e viúvas. A finalidade da OBEM é promover a comunhão, a diaconia e a confraternização entre os seus membros, dando especial atenção àqueles que estejam com alguma necessidade ou dificuldade. Além disso, promover encontros locais, regionais ou nacionais, organizando-se em núcleos, em harmonia com a coordenação geral.
O primeiro casal coordenador nacional escolhido foi o pastor Bruno Rieth e sua esposa Helga, que ficaram no cargo até 5 de outubro de 2019, sempre contando com uma equipe de apoio e alguns coordenadores regionais.
No 15º Encontro da OBEM, realizado em 2019, em São Leopoldo, RS, foi eleito como novo casal coordenador nacional o pastor Arnildo Figur e sua esposa Veronica. Como equipe de apoio, pastor Eugênio Dauernheimer e sua esposa Edeltraud, responsável pelas mensagens especiais aos integrantes do grupo, trabalho que vem fazendo há muitos anos, e Breno Thomé e esposa Judith como secretaria.
“Com a pandemia, os nossos encontros regulares foram prejudicados, mas não paramos. Usando as redes sociais, fortificamos e ampliamos os nossos grupos regionais. Hoje estamos com 10 grupos organizados, mas ainda devemos avançar mais, para estarmos mais próximos de todos, melhor amparados e envolvidos”, explica o pastor Arnildo.
Nos dias 3 e 4 de maio, foi realizado o primeiro Encontro Nacional de Coordenadores Regionais, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo, RS. O foco foi o compartilhamento de atividades nas diferentes regiões e a organização e aprovação do Regimento Interno.
Um momento especial nesse encontro foi a homenagem prestada ao mentor e incentivador da OBEM, pastor Bruno Rieth e sua esposa Helga (em memória). Em seguida, o pastor Bruno deixou a todos uma palavra de encorajamento para a continuidade desse trabalho.
A OBEM tem cerca de 440 integrantes. “São muitos anos de experiências, que precisam ser cuidados em sua idade avançada. São amigos e amigas que deram muito de si em favor do Reino de Deus”, declara o pastor Arnildo Figur.