Ser bombeiro é oportunidade de ajudar o próximo

O que o inspirou a buscar essa profissão? Quando iniciou sua experiência?

Muitas crianças crescem querendo ser bombeiro, porém, comigo foi diferente. A vontade de seguir nessa carreira veio na minha juventude, quando percebi que queria trabalhar em algo que ajudasse de perto a sociedade, fora o fato de que sempre fui alguém que não se importava de correr riscos. Então, foi praticamente um casamento perfeito.

Qual a principal função e missão de ser bombeiro?

Salvar e Proteger – o bombeiro atua tanto na área preventiva (emissões de alvarás e licenciamentos), bem como quando o sinistro já ocorre (incêndios, acidentes veiculares, salvamento, busca, resgate, corte de árvore emergencial, etc…). E há também campanhas de doação de agasalho, comida, brinquedos para as crianças. Enfim, o Corpo de Bombeiros está sempre buscando uma forma de atender e ajudar a sociedade da melhor forma possível.

Quais as principais habilidades/capacidades que se deve ter para ser bombeiro?

Para ser bombeiro é preciso estar bem fisicamente e psicologicamente. É uma profissão que lida diariamente com pessoas que estão no limiar da vida e da morte, o que necessita de bastante cabeça para conseguir trabalhar da forma correta, bem como, dependendo de situações demasiadamente longas, o preparo físico é fundamental.

Busca, resgate e salvamento. Quais os principais desafios e alegrias desta profissão? O que o motiva diariamente?

Quando recebemos um chamado para uma ocorrência, nós nunca sabemos, de fato, o que iremos encontrar. Diversas teorias de como estará o local passam pela cabeça durante o trajeto dentro do caminhão, tentando formar estratégias para chegar no local e ajudar as pessoas da forma mais rápida e segura. Ocorre que, na maioria das vezes, é algo totalmente diferente do que já se viu, e, portanto, é preciso formular uma nova estratégia em segundos. Com isso eu quero dizer que, por mais que possamos pensar que estamos preparados para qualquer situação, isso não é verdade. Mas é preciso ter a capacidade de se adequar à realidade da ocorrência e continuar prestando o melhor serviço a quem necessita. E após ver que uma vida foi salva, mesmo contornando situações adversas, dá uma felicidade imensa no coração, e são esses momentos que me motivam diariamente na minha missão.

Ajudar (amar) o próximo é um dos ensinamentos de Jesus. Na sua opinião, a profissão de bombeiro também é uma oportunidade para exercer isso? Existe relação entre a profissão e o “ser cristão”?

Com certeza, é uma baita oportunidade para ajudar o próximo. E é importante, para o cristão que é bombeiro, sempre se lembrar, “no coração daquele que ajuda deve estar o amor de Jesus, pois se Cristo ali não fizer morada, de nada vale estender sua mão”.

Steven Van Hattem

26 anos

Bombeiro Militar do RS

Leia a matéria completa que celebra o Dia do Bombeiro e outros depoimentos clicando aqui.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.