Prof. Esp. Nelci Naor Senger
Diretor Executivo da ANEL
[email protected]
No período de 2022 a 2024, a Associação Nacional de Escolas Luteranas realizou atividades voltadas para as comemorações alusivas aos 500 anos da carta Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que Criem e Mantenhas Escolas (Lutero, 1524). A intenção era promover a conscientização em relação à existência desse documento e à forma como Lutero valoriza e defende a educação cristã, bem como facilitar a apropriação dos conceitos centrais do pensamento de Lutero a respeito da educação, os quais foram sintetizados na obra Ide, Ensinai a Todos (Nunes, 2017).
O trabalho do biênio 2022-2024 culminou na publicação, em julho de 2024, da obra Outros 500 Anos da Pedagogia Luterana, na qual seis artigos apresentam as características da pedagogia luterana de forma contextualizada, bem como apontam caminhos para o fortalecimento da presença da mesma no meio educacional de hoje da IELB.
Essa última publicação ensejou o lançamento do projeto A Pedagogia Luterana na sala de Aula: compartilhando práticas, que tem como objetivos centrais promover o estudo dos materiais sobre pedagogia luterana disponibilizados pela ANEL e estimular a reflexão sobre as práticas pedagógicas vigentes em cada unidade educacional com o intuito de identificar quão alinhadas à pedagogia luterana elas estão. Desse estudo deverão resultar artigos científicos produzidos por professores e equipes pedagógicas, os quais serão reunidos em uma publicação com lançamento previsto para julho de 2026.
Durante o ano de 2025, este espaço do Mensageiro Luterano apresentará diferentes projetos em execução nas escolas da ANEL, dando ênfase para os aspectos que contemplam os princípios da pedagogia luterana, notadamente seu caráter confessional cristão.
A compreensão do que significa ser uma ESCOLA CONFESSIONAL LUTERANA, direito assegurado pela Constituição, é indispensável para que as escolas possam se posicionar com clareza e firmeza frente às mais diversas tentativas de descaracterização que sofrem permanentemente. Mais do que nunca se torna necessário ouvir o conselho de Lutero:
“Mesmo que não existisse alma e não se precisasse das escolas e línguas por causa da Escritura e de Deus, somente isso já seria motivo suficiente para instituir as melhores escolas tanto para meninos como para meninas em toda parte, visto que também o mundo precisa de homens e mulheres excelentes e aptos a manter o seu estado secular exteriormente, para que então os homens governem bem o povo e o país e as mulheres possam governar bem a casa e educar bem os filhos e a criadagem” (Lutero, in: Obras Selecionadas, v.5, p.318).
Na condição de escolas confessionais cristãs, as escolas associadas à ANEL dispõem de todas as ferramentas necessárias para a formação de “homens e mulheres excelentes”. Acompanhe as próximas matérias e conheça um pouco mais do trabalho das escolas ligadas à IELB.






REFERÊNCIAS
NUNES, Cesar. Ide, Ensinai a Todos. Porto Alegre: Concórdia, 2017.
LUTERO, Martinho. “Aos Conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas. In: Obras Selecionadas, v 5. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1987.