Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

Vivemos dias cinzentos. As catastróficas queimadas pelo Brasil nos trouxeram de presente um céu repleto de fumaça. Às vésperas da primavera, ao invés de apreciarmos um céu azul e um alaranjado pôr do sol, o que temos é um céu cinzento, pesado, carrancudo. O brilho do sol ou da lua são ofuscados pelo tom cinza, com toda sua poluição e toxicidade.               

Os dias cinzentos podem ir muito além da fumaça no céu. Há muitos corações vivendo sob o tom cinza. Mesmo que nas redes sociais haja sorrisos. Mesmo que haja sucesso profissional e afetivo. O tom cinza tem o poder de agarrar corações e sufocar emoções, amores e o gosto pela vida. A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

O texto de 1Reis 19 relata o profeta Elias vivendo dias extremamente cinzentos. Sua vida estava em risco. Sentia-se só. Seu coração estava carregado de culpa e fracasso. Cansado de tudo, ele ora. Pede a Deus por um fim. Cegado pela dor, Elias não vê solução. E Deus responde a essa oração. Ao invés de pôr um ponto final, o Senhor o alimenta. O fortalece. E lhe mostra que ele não está só. E que grandes coisas ainda aconteceriam através de suas mãos!

Ainda hoje há orações como a de Elias. Orações feitas sob um tom cinzento. Repletas de dor, sofrimento e vazios. E, quem sabe, que até pedem por um fim – achando que isso seria uma solução. Mas lembrem-se de que Deus cuida de todo aquele que o busca. Cuidou de Elias, enviando um anjo. Cuida de nós, enviando seu Filho Jesus. O Salvador mergulhou no mais profundo sofrimento da cruz para resgatar nosso coração através do seu perdão. Mesmo debaixo desta salvação assegurada pela fé, o coração ainda pode bater em um tom cinzento e depressivo. Afinal, aqui não é o céu. Mas não esqueça. Ainda ali, Cristo estará presente. Assegurando perdão dos pecados e vida eterna.

O Senhor continua cuidando de tantos “Elias” que hoje estão entre nós. Que experimentam dias maravilhosos, mas que, por vezes, afundam-se em pensamentos perigosos e cinzentos. Este cuidado se dá através de tratamento e acompanhamento profissional, de bons amigos e especialmente, através da Palavra de Jesus. Você precisa de ajuda? Procure alguém para falar sobre os seus dias cinzentos.

Então fica a dica: “Perto está o Senhor dos que têm um coração quebrantado” (Sl 34.18). Deus ama corações que vivem sob um céu cinzento. E também para eles é a promessa de redenção e vida eterna pelo nome de Jesus.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Lutero e a liberdade em meio à guerra

A verdadeira liberdade não nasce das armas nem da imposição, e, sim, da Palavra que liberta corações. Essa é a liberdade que permanece como fundamento para a vida cristã e para a convivência pacífica: uma liberdade que rejeita a tirania e a violência, mas que também não se dissolve no individualismo

Veja também

Lutero e a liberdade em meio à guerra

A verdadeira liberdade não nasce das armas nem da imposição, e, sim, da Palavra que liberta corações. Essa é a liberdade que permanece como fundamento para a vida cristã e para a convivência pacífica: uma liberdade que rejeita a tirania e a violência, mas que também não se dissolve no individualismo

Associação Nacional de Escolas Luteranas: 40 anos promovendo educação cristã

* Nelci Naor SengerMaria Helena Teixeira Senger Outubro de 2025...

O que nos torna humanos diante da Inteligência Artificial

Cintia HoffmannPsicóloga O que distingue o ser humano dos animais?...