Do ontem para amanhã, comunicando

Igor Schreiber
Pastor coordenador do DC
[email protected]

        O mês de junho sempre é marcado pela comemoração do aniversário da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Agora somos uma igreja com 121 anos. Bênção é comemorar mais um aniversário e olhar para trás, perceber como tanta coisa mudou.

       O Instituto Histórico da igreja pode nos ajudar nessa viagem no tempo. Lá naquele começo podemos dizer que, dentro da comunicação da igreja, o “papel principal era feito pela celulose”. Quantos dos nossos avós e bisavós se inteiraram a respeito da vida da igreja por meio do Mensageiro Luterano. Artigos, textos, notícias, fotos e muito mais sendo disponibilizado à igreja por esta revista que hoje é centenária (primeira edição em 25/12/1917).

      A tecnologia do papel, vigente nesses tempos idos, nos acompanhou durante todos esses anos e ainda está conosco hoje. Mas o presente trouxe consigo mudanças bastante desafiadoras. Imagine se fosse possível colocarmos lado a lado um jovem de Nova Hartz, que participou do início da JELB em 1925, junto a um jovem que neste ano celebrou os 100 anos desta organização juvenil da igreja. Quanta mudança! Telas, teclados, smartphones, hoje são tão comuns quanto os papéis utilizados lá no início.

      Nós estamos vivendo um momento ímpar de nossa igreja, repleto de mudanças que nos desafiam. Novas formas de comunicação, interação, divulgação, etc… Alguns dias atrás, em uma atividade dos jovens relacionada ao centenário, observei algo que tem se tornado comum na atualidade – no mesmo banco da igreja, alguém acompanhando a leitura bíblica projetada no Datashow, outro, no App da Bíblia instalado em seu celular e ainda outro folheando sua Bíblia impressa.

      Eis o grande desafio para a igreja que subsiste em dias diferentes do seu início. Continuar comunicando e informando diante de gerações e tecnologias diferentes.

      Não podemos, como igreja, esquecer que ainda temos dificuldades com as tecnologias atuais, mas também não podemos nos despreocupar ou nos acomodar, ficando para trás na comunicação para as novas gerações. Que grande desafio! Especialmente porque temos uma igreja organizada em departamentos importantes para o crescimento do Reino de Deus, e é necessário que todas essas áreas alcancem todos que formam nossa IELB, dos pequeninos até os mais experientes.  

     O Departamento de Comunicação da igreja tem se esmerado, junto com o vice-presidente de Comunicação, em trabalhar para que o ontem não seja esquecido e o hoje não fique para trás. Nesse sentido, buscamos, dentro do Departamento, alternativas que nos adequem e atualizem para que isso seja possível.

    Devem ter notado mudanças na Editora Concórdia, no Mensageiro Luterano, no site da igreja, na forma de coletar dados estatísticos. Toda essa mudança tem sido trabalhada com preocupação e oração, buscando melhorar, para o bem desta igreja que segue no objetivo de levar Cristo para todos, quer seja em papel ou de forma digital.

     Em breve, buscaremos oferecer à igreja novas ferramentas, atuais e eficazes. Nesse ponto, cabe nos lembrarmos de algumas que já estão em funcionamento, nos aproximando cada vez mais uns dos outros. Vocês já acessaram o Instagram ou o TikTok da IELB? Vá lá, tem muita coisa boa sendo comunicada. Se tiver dificuldade nos procure, ou melhor ainda, fale com seu filho ou neto, ele vai ajudá-lo.

     Enfim, pedimos a bênção de Deus para que, assim como fomos proativos com o papel 121 anos atrás, continuemos sendo atuantes hoje na comunicação atual, olhando para frente e compartilhando o que de mais precioso temos, a mensagem de salvação em Jesus, “a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns” (1Co 9.22).

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Servindo às pessoas de várias nações

Silvana H. BrumRegina, Canadá Neste mês de setembro, em que celebramos a independência do Brasil e refletimos sobre nossa pátria; somos igualmente...

Veja também

Servindo às pessoas de várias nações

Silvana H. BrumRegina, Canadá Neste mês de setembro, em que...

LLLB conecta gerações em Salvador, BA

26º Congresso Nacional reuniu cerca de 900 participantes

Editora Concórdia leva 1º lugar no Prêmio Areté 2025

Livro "Seja Homem" ganhou destaque na categoria Universo