Igreja: obra dos dedos de Jesus!

Tudo é sobre ele e dele para nós e por nós!

Uma imagem magnífica sobre igreja, encontramos na obra de Lucas Cranach, o Velho, que fez uma pintura: de um lado, Lutero pregando no púlpito com os dedos de uma mão sobre a Bíblia e o dedo de outra mão apontando para o Cristo, Crucificado ao centro do quadro e o povo de Deus reunido ao outro lado!

Dedos: na Bíblia e na história da igreja, aparecem e são essenciais para falar sobre eclesiologia!

João 1: o dedo de João Batista não aponta para ele, mas para O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

Os dedos de Jesus, ensanguentados na cruz, é o amor do Noivo pela Sua Igreja!

Os dedos cheios de tinta do apóstolo Paulo, ao escrever a Carta a Igreja de Colossos! Onde ele faz questão de deixar registrado:

Cl 1.15: “Ele que é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação”

Cl 1. 17: Ele é ”antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste”

Cl 1.18: “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja”

Os dedos do apóstolo Paulo fazem questão de deixar isso claro para os Colossenses, ao povo da IELB e ao povo de Deus:

1. Que conheçamos a centralidade e supremacia de Jesus Cristo, o Senhor da Igreja. E como pregadores da Igreja Dele, apontar os dedos e pregar sobre Ele!

2. ⁠Conhecer Cristo é a chave para saber como as coisas começaram, como as coisas são e como terminarão! Ele é o Senhor da Igreja, ontem, hoje e sempre!

3. ⁠seu desejo é que tenhamos fé, pois “Deus nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho Amado” (Cl 1. 13)

Por isso, os dedos do professor David Scaer escrevem: “A Cristologia determina a Eclesiologia”.

Os dedos dos confessores mostram que a Igreja é Cristo manifestando seu CORPO através daquilo que lemos no Artigo VII da Confissão de Augsburgo: “Da assembleia de todos os crentes, entre os quais o evangelho é pregado puramente e os santos sacramentos são administrados de acordo com esse evangelho”.

Isso nos leva a juntar os nossos dedos e orar com aqueles que usaram seus dedos para escrever e traduzir hinos, especialmente a súplica do hino 296, estrofe 3 do Hinário Luterano: “Impede, ó Deus, que as mentes más, que servas são de satanás, o ensino possam corromper e Tua Igreja subverter”.

Quando nossos dedos e mentes pecadores quiserem a Igreja subverter: vamos retornar a Cl 1.18 e também podemos ler o que os dedos do Reformador Martinho Lutero deixaram para as gerações: “Na verdade, não somos realmente nós aqueles que estariam em condições de sustentar e dar continuidade à Igreja. Também os nossos antepassados não o foram. Os nossos descendentes também não o serão; mas o foi, ainda o é e ainda o será, a saber, Aquele que diz: ‘Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo’ (Mt 28.20)”.

(Martin Luther, WA 50. 476, 31-35)

Lembro ainda das palavras do Bispo da SELK: “Não que o pastor diga: Oh que grande e bela congregação!

Não que a congregação diga: Oh que grande e belo pastor!

Mas que congregação e pastor digam em conjunto: Oh que grande e belo Redentor e Salvador!”.

Igreja: Obra dos dedos de Jesus! Tudo é sobre ele e dele para nós e por nós!

*Reflexão apresentada pelo pastor Leandro Born, no Concílio Nacional de Pastores da IELB, em 4 de setembro de 2024, em Bento Gonçalves, RS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

Veja também

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

A vida é boa!

Ser positivo é conseguir entender que não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. É ser grato.

Apenas um abraço!

“Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados” (1Pe 4.8)