Nasce um filho, nasce também um pai

A vida de um homem pode ser dividida entre antes e depois da paternidade. Quando um homem se torna pai, a vida é vista sob um olhar muito mais amplo e profundo. Ao nascer um filho, nasce também um pai. Alguém que estará constantemente aprendendo a arte de ser pai. Claro, sob a bênção de Deus.

Antes de ser envolvido pela paternidade, um homem pode não dar atenção a determinadas situações. Fartar-se com refrigerante, fritas e um rico hambúrguer com camada extra de molho cheddar pode ser apenas uma farra gastronômica. Ah, mas quando se é pai, esta bomba nuclear de colesterol passa a ser vista sob cautela. Cuidar da saúde não é só pensar em si. É pensar nos filhos. É querer desfrutar ao máximo desse divino relacionamento.

Um homem, por si só, rodando pelas rodovias, pode ser desafiado pela adrenalina a acelerar, até mesmo de forma irresponsável. Ah, mas quando um pai está na direção, tudo muda. Olhar no retrovisor e ver os filhos no banco traseiro é perceber que a segurança e o bem-estar das vidas mais amadas neste mundo estão nas mãos de um pai. E eis que ali nasce também um paciente e calmo motorista, sempre na direção defensiva.

Nessa arte divina de transformar um homem em pai, também está a vida cristã. Antes de ser pai, o homem pode ir ao culto, fazer suas devoções no lar, ter seu momento de oração. Mas quando se é pai, a vida cristã ganha uma proporção ainda maior. O ensinar pelo exemplo. Na vida diária, no lar, no trânsito, na resolução dos conflitos do dia a dia. E, especialmente, pelo estar no culto. Quando um pai está no culto ele está afirmando com todas as letras para seus filhos: “ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas” (Mt 6.33).

Como um bom vinho, maturado pelo tempo, Deus vai transformando homens em bons pais. Pela experiência. Erros. Acertos. Arrependimentos e perdão. Na arte da paternidade, não há como manter os filhos em uma caixinha de acrílico na sala de casa. Cedo ou tarde, filhos abrem asas e se lançam ao mundo. E é aí que temores assombram o coração de muitos pais. A sociedade pós-moderna pode ser altamente corrosiva para todo o ensino cristão que os filhos receberam desde o berço.

E é justamente neste ponto que homens transformados em pais aprendem a confiar ainda mais nos cuidados do SENHOR. Parafraseando o clássico Salmo 37.5, “pai, entrega os teus filhos ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”. Como as orações de um pai vão se transformando! A cada fase dos filhos, um tema no orar. A fase do orar pelo nascimento. Pela saúde. Pelo crescimento. Pela formação do caráter. Para que sigam na fé criada pelas águas do batismo. Para que tenham entendimento da Palavra e sede do culto cristão. Para que sejam preservados em meio a perigos. Para que o SENHOR abra portas na formação acadêmica e profissional. Para que os filhos formem uma boa família. E, claro, a oração que rege todas as demais. Para que os filhos estejam na vida eterna. Graças a Jesus, seu perdão, seu amor.

Quero aqui deixar um abraço a cada homem mergulhado nesta nobre arte de ser pai. Especialmente ao meu pai, seu Rony Serves. Desde 1984 e, com uma dose de reforço em 1995, aprendendo com excelência a arte de ser pai. Eu, humildemente, estou aprendendo esta arte de forma dupla, desde 23 de janeiro de 2011. Nasce um filho, nasce também um pai.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

Veja também

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

A vida é boa!

Ser positivo é conseguir entender que não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. É ser grato.

Apenas um abraço!

“Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados” (1Pe 4.8)