Reclamar. De acordo com o dicionário, é o ato de lamentar sobre uma situação. É queixar-se a respeito de um problema. É apontar defeitos e problemas. Disto, sabemos bem. O reclamar está na nossa rotina. Seja pelo trânsito pesado, pela agenda cheia, pela internet que é ruim ou pela comida que não ficou do nosso agrado.
A professora espanhola Maria Garcia Rubio, da Faculdade da Ciência da Saúde de Valência, traz dados interessantes sobre o reclamar constantemente. Quando se extrapola o normal, viver em lamúria e lamentação é nocivo para saúde. Tanto física, quanto mental. Viver reclamando é estar sobre estresse constante. É perder consideravelmente os neurotransmissores que nos dão a sensação de bem-estar, como a dopamina.
Convenhamos. Reclamar e lamentar está no nosso roteiro diário. Porém, o afogar-se em dores e murmúrios é diferente. É fechar os olhos para uma imensidão de bênçãos que Deus coloca sobre nós e focar apenas nas pequenas dores, que longe de serem tragédias incomensuráveis, poderiam muito bem ficarem aquietadas diante de tantos presentes de Deus.
Filipenses 4.6 aconselha a orarmos “sempre com o coração agradecido”. Esse é um exercício interessante. Em um dia que nos convida à lamúria e ao afogar-se nas reclamações, acalme-se. Respire. Olhe ao seu redor. Veja como Deus tem sido bom para contigo. Seja nas pequenas coisas, como um belo dia ensolarado de outono, seja nas grandes coisas pelas quais você pediu e clamou ao Senhor. Orar com um coração agradecido é um copo bem cheio, diante de tantos copos meio vazios que nossos olhos insistem em focar.
O ato de agradecer é uma resposta por algo que aconteceu. Por isso, o Salmo 136 nos convida a agradecer pelo maior motivo de todos: “Deem graças a Deus, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!”. Sim, Deus é bom. Deus é gracioso. Deus é misericordioso. A ponto de entregar seu filho para a nossa salvação. A cruz é o centro da nossa gratidão.
Agradecer por termos um Deus misericordioso nos lembra que até mesmo aquilo que nos faz lamentar e reclamar está sob os cuidados dele. Resgate na memória as tantas vezes que o Senhor acalmou todas as suas ansiedades e preocupações.
Então fica a dica: viver um eterno lamento e um reclamar constante é morrer aos poucos. Respire. Oxigene a mente. Resgate na memória os grandes feitos do Senhor. Observe as tantas bênçãos que a ele você pediu. E confie. Deus está cuidando de tudo.