Silvana H. Brum
Regina, Canadá
Neste mês de setembro, em que celebramos a independência do Brasil e refletimos sobre nossa pátria; somos igualmente impulsionados a pensar na nossa cidadania celeste e no servir cristão em testemunho para pessoas de várias nações, conforme Mateus 28.19. Nesse sentido, quero compartilhar minha experiência e de minha família, pois estamos servindo a Deus em um local distante, onde se encontram pessoas de diversas nacionalidades.
Somos muito agradecidos a Deus por tudo o que vivemos no Brasil e pelas inúmeras oportunidades que tivemos de servir à Igreja. De certa forma, todas essas experiências nos prepararam para um desafio ainda maior em nossas vidas: mudar de país, aprender uma nova língua, conviver com outra cultura e até enfrentar um clima completamente diferente.

Aqui em Regina, Canadá, continuamos servindo à Igreja, e dia após dia Deus tem nos mostrado novos desafios. Temos conhecido pessoas de diversas partes do mundo — chineses, africanos, ucranianos, filipinos, indianos, mexicanos e muitos outros. É incrível encontrar tantas culturas reunidas em um só lugar, e isso reflete diretamente no trabalho da Igreja. Nossa comunidade, a New Beginnings Lutheran Church, tem o privilégio de acolher essas pessoas e compartilhar o Evangelho nesse contexto tão diverso.
Ser imigrante aqui também nos fez experimentar sentimentos que muitos conhecem bem: insegurança, busca por pertencimento e o processo de adaptação. Não é fácil. A saudade, talvez, seja o maior desafio de todos. Mas damos graças a Deus pela bênção da tecnologia, que nos permite amenizar a distância com chamadas de vídeo, e também pela possibilidade de visitar a família e os amigos quando possível.

“Assim, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Ef 2.19).
Esse versículo é um grande consolo para nós, pois lembra que, mesmo vivendo longe do Brasil, temos nossa verdadeira cidadania no Reino de Deus. Isso nos une em Cristo com irmãs e irmãos em todos os lugares do mundo. Onde quer que estejamos, permanecemos firmes na fé, servindo ao Senhor com alegria e vivendo como testemunhas do seu amor.