Seu trabalho é uma bênção?

Em 1886, no dia 1° de maio, trabalhadores da cidade de Chicago, EUA, começaram a luta por reivindicações trabalhistas, como a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas. O desenrolar dessa história foi marcada por violência, prisões e mortes. Três anos depois, em 1889, o dia 1° de maio foi declarado como o Dia do Trabalho, até mesmo como forma de homenagear os mártires da causa trabalhista em Chicago. No Brasil, o Dia do Trabalho foi consolidado em 1924, declarado feriado nacional.

            Eis aí uma data que nos convida a refletir sobre nosso trabalho e nossas vocações. Biblicamente, antes mesmo da queda em pecado, Deus já havia dado ao ser humano um nobre trabalho – ser cuidador do jardim, ser parceiro do Senhor ao cuidar da sua criação. Mas, com a queda em pecado, tudo foi arruinado. Inclusive, nossa relação com o trabalho. O que era para ser prazeroso, pode se tornar um fardo pesado. Ética e comprometimento, nem sempre acontece. Em uma pesquisa feita pelo Instituto Gallup, os dados são de que apenas 23% dos trabalhadores sentem-se engajados em suas vocações. Outros 60% fazem apenas o básico, sem comprometimento algum. À nível mundial, os trabalhadores brasileiros estão entre os mais estressados (46%), tristes (25%) e com raiva (18%) em seu ambiente de trabalho.

          A verdade é que, felizes ou não no trabalho, as vocações são instrumentos de Deus para o cuidado da criação ainda hoje. Deus nos cuida através de vários profissionais, tais como professora, médico, dentista, psicóloga, policial, educador físico e uma infinidade de profissões que estão ao nosso redor. E você? Consegue se enxergar sendo um instrumento nas mãos do Senhor para que, através do seu trabalho, Deus possa cuidar e abençoar os que estão ao seu redor?

               Deixando de lado carga horária, remuneração e dilemas que envolvem sua ocupação, convido você a ver o seu trabalho como uma bênção de Deus. Ele o escolheu para essa função. Deu dons a você, capacitou você. Através do seu trabalho, direta ou indiretamente, o Senhor cuida dos seus filhos e filhas através das inúmeras profissões que há ao nosso redor – e também a sua, seja ela qual for. Há um ano, vivíamos a maior tragédia climática que o Rio Grande do Sul já registrou. Deus resgatou, cuidou e amparou a tantos através de vocações como bombeiros, policiais, motoristas, pilotos e também de voluntários.

Então fica a dica: “o que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas” (Cl 3.23). Seu trabalho é uma bênção. Especialmente quando ele é feito debaixo do entendimento de que, através de Jesus, o Senhor nos trouxe para seu Reino de amor e misericórdia. Acredite, seu trabalho é uma bênção.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

A misericórdia de Deus na cruz de Cristo

2ª Conferência de Resposta a Desastres reuniu mais de 170 presentes no Seminário Concórdia

Veja também

A misericórdia de Deus na cruz de Cristo

2ª Conferência de Resposta a Desastres reuniu mais de 170 presentes no Seminário Concórdia

ECEC: da Escola Dominical para o Ensino Confirmatório

Edições da temática de 2024 encerram e dão início à programação oficial de 2025

Distrito Nordeste Coqueiros realiza Congresso de Famílias

Presidente da JELB acompanhou as atividades no estado da Bahia