Um olhar para a família, a igreja e a sociedade

Uma família cristã que vive unida na fé e no amor de Deus, demonstra seu cristianismo, levará esta vivência para influenciar a vida social fora do lar.

Célia Marize Bundchen
Professora
Balneário Camboriú, SC

Olhemos ao nosso redor e observemos as diferentes formações familiares que existem atualmente. Ao instituir a família, Deus fez homem e mulher (Gn 2.15-18) e deu a ordem para terem filhos e encherem a terra. Mas por causa da desobediência de Adão e Eva no Jardim do Éden, o ser humano se afastou de Deus e vive carregando a consequência da desobediência, enquanto o pecado continua afastando a humanidade de Deus. Todas as dificuldades que vivemos são consequência do pecado. Hoje, a população do mundo é muito grande, com pessoas muito diferentes em sua formação educacional, social, cultural e religiosa, as quais exercem grande influência em seus semelhantes, especialmente, através dos meios de comunicação (televisão, redes sociais, literatura, etc.).

Se a família é influenciada e, poderíamos dizer, agredida de certa maneira negativamente por estes meios, por outro lado, é na família que temos a oportunidade para ouvir e meditar na Palavra de Deus. Pela ação do Espírito Santo nos tornamos filhos de Deus e temos acesso ao Pai. É no âmbito familiar que podemos fazer nossas devoções, lendo e meditando na Palavra de Deus, contando histórias bíblicas aos filhos e orando com eles e por eles. Assim, os filhos aprendem a orar para pedir e agradecer. Orar em família ou sozinho demostra a comunhão que temos com Deus.

Pais e mães cristãos têm muito a ensinar e compartilhar sobre o que Deus deseja para seus filhos aqui na terra. É verdade que um lar cristão também pode enfrentar dificuldades de relacionamento e autoridade de pais para com os filhos. Um conselho que gosto de dar aos pais é que não usem a palavra “nunca”. Sabem por quê? Porque se você mudar de ideia, você, como pai, mãe, professor, vai perder a autoridade. Diga “Hoje não, agora não”. Aí, quando a situação se repetir você conversa e acerta sobre cada pedido e situação.

A família é ou deve ser o porto seguro para todos os seus componentes. O local que cada um pode sair e voltar em segurança. Ali as orientações dos pais são importantes. Dar oportunidade para conversas a fim de que a segurança de cada componente familar seja efetiva. A família que lê a Palavra de Deus e ora em conjunto, tem a união e diálogo seguro entre si. Proteção e bem estar faz parte de segurança também com Deus. Uma criança que tem segurança em casa, vai se sentir seguro quando fala de Deus e tem comunhão com nosso protetor e salvador.

Na igreja, é pregada a Palavra de Deus e são administrados os sacramentos. Mas os cristãos que participam continuam sendo pecadores e podem receber a influência de pessoas para que vivam como “o mundo” vive. Por isso, na sua vida há uma luta constante sobre o que Deus quer e o que o mundo deseja. Martinho Lutero diz que é a luta do “velho homem” com o “novo homem”. Fazendo uso da Palavra de Deus, da vivência diária do batismo e do sacramento da Santa Ceia, o Senhor fortalece o cristão na fé para vencer as tentações e viver de acordo com a sua vontade.

Qual é o maior desejo de Deus? É a salvação da humanidade, conforme diz o apóstolo Paulo: “Deus, nosso Salvador, deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2.3,4). Isto é demonstração do imenso amor de Deus. Podemos dizer que este amor está resumido no texto de João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Em reconhecimento ao amor de Deus, nós oramos e agradecemos. Também vivemos em comunhão com Deus e com os irmãos na fé. Podemos fazer estas coisas porque somos enraizados em Cristo desde o nosso batismo.

Em meio a todo o contexto do mundo, encontram-se cristãos e não cristãos. Os cristãos querendo preservar a Palavra de Deus, bem como a sua divulgação em todos os âmbitos, com o desejo de que todas as pessoas sejam alcançadas com o benefício de ouvir a Palavra de Deus. Ouvir de que Cristo é o único Salvador e, crendo nele, sejam salvas. Sim, nós como cristãos, desejamos que muitas pessoas ouçam e compartilhem os benefícios da salvação em Cristo Jesus.

Uma família cristã que vive unida na fé e no amor de Deus, demonstra seu cristianismo, levará esta vivência para influenciar a vida social fora do lar. Nosso viver cristão nos lugares em que estamos inseridos para estudo, trabalho e diversão, sem dúvida, terá influência positiva em pessoas com as quais convivemos.

Somos instrumentos de Deus para levar a mensagem da Palavra de Deus a todos os lugares em que estivermos e eu diria, em primeiro lugar na vizinhança. Como nossos vizinhos nos veem? Somos testemunhas de Deus no falar, no viver e nas tratativas com eles e também no auxílio em suas necessidades? Até levar um pão, uma fruta para quem está enfermo ou debilitado. Na escola, somos testemunhas com nossas ações, incluindo as brincadeiras na hora de intervalo. No trabalho, a honestidade é fundamental e o testemunhar a nossa fé em Cristo nas ações, incluindo o falar e o agir. Se tivermos dificuldade de falar, podemos compartilhar mensagens (impressas ou digitais) da Palavra de Deus.

O que Deus espera de cada filho seu é que permaneça firme em sua fé, que fale e viva o seu amor. Ele nos ama e nos perdoa de todos os pecados e um dia vai nos receber na Pátria celeste. Podemos estar certos de que isso será uma grande alegria e felicidade para nós e todos aqueles que creram em Cristo, como seu Senhor e Salvador, enquanto estavam aqui no mundo. Deus nos conceda esta grande alegria e felicidade. Amém.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Palavras monossilábicas

Se você também tem o privilégio de ser chamada dessa forma monossilábica agradeça a Deus e busque sabedoria, inteligência e conhecimento na Palavra dele para seguir edificando seu lar.

Veja também

Palavras monossilábicas

Se você também tem o privilégio de ser chamada dessa forma monossilábica agradeça a Deus e busque sabedoria, inteligência e conhecimento na Palavra dele para seguir edificando seu lar.

Cuidando dos feridos. Reaproximando pessoas

Mães, sejam sábias aos olhos do Senhor. Sempre confiantes em Cristo Jesus, o autor e consumador de nossa fé

CORAÇÃO DE MÃE

Olga Beatriz Hepp HannesCongregação Cristo, de Venâncio Aires, RS O...