Uma história intrigante por trás de uma Bíblia rara

Exemplar escrito em alemão gótico, descoberto na década de 1990, ficou guardado até este ano

Uma relíquia foi descoberta recentemente em Lajeado, RS. Durante a instrução de um novo membro, o pastor Mário Hartmann se deparou com um objeto histórico: uma Bíblia em alemão gótico, autografada pelo pastor Victor Lehenbauer (1914-1975, Arroio do Meio, RS). A história por trás do livro sagrado é tão rica quanto o idioma utilizado.

Segundo o pastor Mário, a esposa do confirmando Diego Aguiar, que já é membro da Congregação Cristo, de Lajeado, levou ao pastor uma Bíblia na tentativa de identificar em qual língua fora escrita. “Identifiquei ela no alemão gótico e autografada pelo pastor Victor Lehenbauer. Então, perguntei sobre a história dela, onde a encontraram. Ela disse que o seu sogro a havia encontrado e guardado. Fiquei intrigado, curioso, pois estava fazendo a instrução de adultos do seu esposo, que logo será recebido em nossa Congregação”, contou.

A Bíblia, que estava em péssimas condições, foi encontrada em 1993, em um pavilhão abandonado do Hospital Colônia Itapuã, em Viamão, onde os pais de Diego trabalhavam. Edson Aguiar, pai de Diego, foi encarregado de descartar documentos antigos e, entre os papéis, avistou o volumoso livro. Intrigado, ele levou-o para casa, onde a esposa Suzana o limpou e guardou. “Meu pai estava levando esses documentos e, ao descarregar o carretão, percebeu um grande e belo livro que estava bem sujo e embrulhado. Ao pegar o livro, percebeu que se tratava de uma antiga Bíblia da igreja que já havia sido desativada na comunidade”, relatou Diego.

A família Aguiar guardou o tesouro por anos sem saber a importância histórica do objeto. Foi apenas em 2024, durante os encontros com o pastor Mário, que Diego decidiu apresentar a Bíblia para ele. O pastor, ao identificar o idioma e a assinatura, ficou maravilhado com a descoberta.

PASSADO RICO E COMPLEXO DA REGIÃO

O alemão gótico é uma língua germânica extinta, utilizada principalmente na Europa medieval. Bíblias escritas nesse idioma são extremamente raras e possuem grande valor histórico e cultural. A assinatura do pastor Victor Lehenbauer acrescenta ainda mais valor à peça.Filho do pastor Conrad Lehenbauer (presidente da IELB entre 1924 e 1930), Victor Lehenbauer trabalhou em Arroio do Meio durante 15 anos, até fevereiro de 1975. 

A história da Bíblia encontrada no hospital colônia de Itapuã revela um passado rico e complexo da região. A casa de saúde, que já abrigou pessoas com hanseníase, era um importante centro de assistência médica e social. A descoberta do livro sagrado levanta questões sobre a história da comunidade e a presença de imigrantes alemães na região.

PRESERVANDO A HISTÓRIA

O Instituto Histórico da IELB reúne diversos objetos que contam a história da igreja. Também auxilia pesquisadores e a igreja como um todo na preservação de seus registros. Interessados em conhecer o acervo e fazer doações podem entrar em contato pelo email [email protected].

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

HO HO HO – Aquela conversa sobre o Bom Velhinho chegou

“O Papai Noel não é o centro do Natal, mas o que o bispo Nicolau, que foi o primeiro Noel, fazia – a fé no Jesus menino, que ele demonstrava com atos –, isso é o centro.”

Veja também

HO HO HO – Aquela conversa sobre o Bom Velhinho chegou

“O Papai Noel não é o centro do Natal, mas o que o bispo Nicolau, que foi o primeiro Noel, fazia – a fé no Jesus menino, que ele demonstrava com atos –, isso é o centro.”

Legados da imigração alemã no Brasil

IMIGRAÇÃO ALEMÃ – 200 ANOS Numa edição anterior, falamos das...