Comunicado de falecimento do pastor emérito Odair Denzin

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor emérito Odair Denzin, na sexta-feira, 23 de abril, em Linhares, ES, vítima da Covid-19. O sepultamento será hoje às 15h, no Cemitério do Planalto, em Linhares.

Deixa enlutados a esposa Maria Augusta, os filhos Leandro e Alexandre e demais familiares e amigos. Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Ap 14.13)

Trajetória

Odair Denzin nasceu em 17/11/1946, em Leme, SP. Casou-se com Maria Augusta Habermann em 17/02/1973, com que teve quatro filhos: Karin Viviane (in memoriam), Leandro, Alexandre e Douglas (in memoriam). Formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia em 1973, tendo exercido o ministério pastoral em Baixo Guandu, ES (1974-1979); Sapucaia do Sul, RS (1979-1990); Alta Floresta, MT (1990-1995); Sinop, MT (1995-1996); e Domingos Martins, ES (1997-2017).

Foi secretário de Mordomia Cristã do Distrito Espírito Santo Sul (1977-1978) e do Distrito Vale do Rio dos Sinos (1986-1988), Conselheiro da JELB do Distrito Espírito Santo-Minas (1976) e da JELB do Distrito Vale do Rio dos Sinos (1988-1989), secretário de Evangelismo do Distrito Vale do Rio dos Sinos (1988-1989), Conselheiro da LSLB do Distrito Norte Mato-grossense (1993-1994) e da LSLB do Distrito Verdes Vales (2001-2002), Conselheiro Assistencial Financeiro do Distrito Verdes Vales (1998-2002) e Conselheiro Regional da LSLB Espírito Santo/Minas (2002). Também publicou a obra: “A Morte de Deus, segundo as Confissões Luteranas”. Em 2017, recebeu título de pastor emérito da IELB.

Mensagem do presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler:

Prezados familiares, amigos e todos que choram pela morte do nosso querido pastor Odair Denzin!

Hoje fomos surpreendidos com a notícia do falecimento de mais um pastor da IELB, em decorrência da Covid-19. Esta já é a quinta vez que recebemos a triste notícia do falecimento de um pastor da IELB em consequência deste vírus que tanta tristeza e preocupação tem espalhado pelo mundo todo. Além dos cinco pastores, vários irmãos e irmãs queridos, em todo o país, faleceram nesta grave e preocupante pandemia. O que dizer neste momento de tanta dor e tristeza? Falando sobre a nossa difícil situação aqui neste mundo, por causa do pecado e a as suas consequências, e da vitória que nos está assegurada pela fé em Cristo Jesus, o apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos, afirma: “Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro. O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são. Pois o Universo se tornou inútil, não pela sua própria vontade, mas porque Deus quis que fosse assim. Porém existe esta esperança: Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto. E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente. Pois foi por meio da esperança que fomos salvos. Mas, se já estamos vendo aquilo que esperamos, então isso não é mais uma esperança. Pois quem é que fica esperando por alguma coisa que está vendo? Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência. Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. Assim Deus chamou os que havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou, mas também repartiu a sua glória com eles. Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados. Será que alguém poderá condená-los? Ninguém! Pois foi Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus. E ele pede a Deus em favor de nós. Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro.” Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Rm 8.18-39 NTLH).

Que o bondoso Deus console a todos que choram pela repentina partida do pastor Odair Denzin com a certeza de que “em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou”, isto é, por meio de Cristo Jesus, o nosso amado Salvador, no qual temos a certeza do perdão e da vida eterna.

Recebam um fraternal abraço e os sinceros sentimentos da Diretoria Nacional e de toda a IELB.

Rev. Geraldo W. Schüler – Presidente da IELB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Veja também

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Departamentos fazem última reunião antes do CD 2024

Integrantes se reuniram de forma online para apresentação de relatórios

Congregação Da Santa Cruz celebra 76 anos

Culto festivo também lembrou os 175 anos da imigração alemã na região