Igreja de Interlagos faz 50 anos

O culto e a recepção foram marcados por fortes emoções dos reencontros. Dez fundadores se fizeram presentes.

Carlos Walter Winterle
pastor emérito da IELB
Santa Cruz, RS

Tudo começou com uma forte amizade entre duas famílias. Vendo que havia muitas crianças no bairro, foi iniciada uma turma de escola bíblica na garagem da casa dos amigos que moravam em Rio Bonito.

Quando o pastor Carlos Walter Winterle foi estagiar em Indianópolis/Moema, São Paulo, SP, em 1971, uma das atividades era apoiar o trabalho em Rio Bonito. Além de ajudar com a turma da escola dominical, começou a visitar as famílias das crianças e ofereceu estudo bíblico nas casas.

Quando formado, foi designado para trabalhar em São Paulo, com o desafio de plantar uma nova igreja. No domingo da Páscoa de 1973, foi celebrado o primeiro culto em Rio Bonito, na garagem que servia para a escola dominical. Imediatamente se viu que a garagem era pequena, e ela foi ampliada.

Logo foi começado um grupo de instrução de adultos, que foi recebido por profissão de fé em setembro do mesmo ano. A missão foi crescendo por contatos dos membros com amigos e familiares e através das famílias das crianças.

Em 22 de setembro de 1974, foi fundada oficialmente a Igreja Evangélica Luterana da Paz, que completa 50 anos. A primeira Diretoria ficou assim constituída: presidente: Ken-iiti Suekawa; secretário: José Lindolfo Neto; tesoureiro: Walter Wackerha.

A garagem logo se mostrou pequena novamente para o número de pessoas que professavam a fé luterana. Foi comprado um terreno próximo e, na base do mutirão, foi construída uma capela de 10m X 5m, inaugurada em 19 de dezembro de 1976.

Em 26 de março de 1983, foi inaugurada a casa pastoral no novo terreno adquirido, av. Jangadeiro, 176, Interlagos. Seguiu-se a construção da igreja, com salão de atividades no subsolo. A igreja foi inaugurada em 21 de setembro de 1986, 12 anos após a fundação da comunidade. A congregação cresceu muito no novo endereço.

Há cerca de 10 anos, a congregação começou um trabalho com crianças na periferia da zona sul, na Vila Missionária, tendo como característica principal o trabalho social e evangelístico com crianças e jovens. 

    O pastor Rômulo Souza chegou em 2022 e tem procurado, com o auxílio da diretoria e dos membros, dar continuidade ao trabalho da igreja na zona sul. No aniversário de 49 anos, ano passado, a congregação teve a alegria de confirmar 12 jovens em um grande culto festivo, com a presença de mais de 120 pessoas.

O culto festivo dos 50 anos aconteceu no dia 15 de setembro, com a presença do pastor fundador, Carlos Winterle, e do pastor Gilson Persike, além do conselheiro distrital e dos dois pastores locais. Uma das primeiras crianças da escola bíblica é hoje o presidente da Congregação, e a primeira criança batizada é hoje o vice-presidente. A semente plantada não voltou vazia. O culto e a recepção foram marcados por fortes emoções dos reencontros. Dez fundadores se fizeram presentes.

          Rogamos a Deus que a Congregação continue firme e resiliente no trabalho de levar Cristo para todos, também na zona sul de São Paulo. 

          Serviram à congregação nesses 50 anos os seguintes pastores:

1974-1988: Carlos Walter Winterle

1988-1991: Gerson Luís Linden

1991-1998: Gilson Persike

1999-2003: Jonas R. Becker

2004-2006: Luciano Marcos Krauze

2006-2010: Milton Fernandes dos Santos

2011-2017: Mário Rafael Yudi Fukue

2017-2022: Samuel Reduss Furhmann

2022-        : Denis Scheer Timm

2022-        : Rômulo Santos Souza

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.