Igreja em Moçambique recebe 15 novos pastores

Em 2015, enquanto se completava a formação dos primeiros oito pastores entregues à Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique (ICCM), também começava a caminhada de mais uma turma. Em 2021, dia 12 de dezembro, foi um momento muito especial para a vida da ICCM: ela recebeu mais 15 novos pastores. Foram muitos os desafios. Se em 2015 tínhamos apenas dez congregações fundadas e por volta de mil pessoas, em 2021, seis anos depois, graças ao bom Deus, contamos com 120 congregações e 42 mil membros batizados, conforme a última estatística. Os desafios continuam grandiosos, mas somados às ricas e infindáveis bênçãos de Deus, os desafios parecem ser menores do que realmente são, pois Deus tem agido poderosamente em Moçambique, por meio da pregação da Palavra e o modelo luterano de viver a fé, sob a graça de Deus.

Os pastores recém-ordenados tiveram um processo de formação continuada de estudos e orientação teológica guiado pelos pastores Carlos W. Winterle e André B. Plamer, que incentivaram, por meio da teoria e de exemplos práticos, como é preciso sempre depositar a esperança na graça de Deus. Como resultado, os alunos desde cedo já ajudavam os pastores ordenados a expandir o evangelho. Muitos já assumiram completamente o trabalho pastoral durante a sua formação, devido às distâncias e dificuldades financeiras dos pastores conseguirem chegar às muitas congregações. Hoje temos, inclusive, uma igreja luterana em Maputo, na capital, que fica a mais de 1.500 quilômetros da sede da igreja. Grandes desafios!

Sim! “Moçambique – Terra fértil para o Evangelho!” Esta expressão foi o tema do meu primeiro escrito para o Mensageiro Luterano, na edição de janeiro e fevereiro de 2014, como relato da minha primeira ida a Moçambique em 2013. Fiquei encantado com a recepção à Palavra de Deus, e, ao compartilhar a minha alegria com os leitores do Mensageiro Luterano, usei o título: “Moçambique – Terra fértil para o Evangelho”. O tempo tem mostrado que Deus se alegra com o povo africano, realizando grandes obras. Também o tempo tem mostrado que muitos irmãos, pelo mundo afora, têm sido ricamente abençoados e, gratos a Deus, têm ofertado para apoiar esse trabalho. Na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), temos percebido grande envolvimento e empenho em apoiar a missão em outros lugares. Pessoas têm sido despertadas, e muitos, além das suas ofertas, nas congregações locais, têm apoiado a missão em Moçambique. Sincera gratidão. O Salmo 133.1 já nos lembra: Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!

A IELB, também por meio do Seminário Concórdia, tem apoiado esse trabalho. A parceria com a ICCM tem gerado muitos frutos. Louvamos a Deus por isso. É o trabalho da Igreja Luterana que, hoje, no mundo todo, tem sido o mais expressivo e visível. Deus está realizando a salvação de um povo pela pregação e vida com base na Palavra. A pregação tem sido acolhida com carinho, e muitas localidades recebem o evangelho.

A ordenação

O ano de 2021 foi diferente para todos nós. Por causa da COVID-19, não foi possível ter a presença dos pastores da IELB em Moçambique, pela dificuldade de vistos. Estava prevista a ida do vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Joel Müller, do professor Leonídio S. Görl, coordenador da Educação Teológica por Extensão do Seminário Concórdia, e do pastor André B. Plamer, missionário e coordenador do Programa de Educação Teológica em Moçambique. Mas, infelizmente, a viagem teve que ser adiada, e esperamos que seja possível em 2022. Todavia, neste momento tão importante da ICCM, contamos com o apoio do pastor Davis Robert Wowa – presidente da Confessional Lutheran Church-Malawi Synod, como representante da IELB e seus parceiros no trabalho missionário. Agrademos a Deus por este apoio do pastor Wowa, que o bondoso Deus o continue abençoando.

Com a presença de autoridades locais e convidados, foi realizada a cerimônia de ordenação de 15 novos pastores que foram entregues à ICCM. Todos foram encaminhados para as suas respectivas congregações, conforme segue:

Abel Domingos Limpeza Sifa

A ICCM entrega o presente chamado regular ao Rev. Abel Domingos Limpeza Sifa para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Zaqueu, de Tchola, Vila de Sena. Ele é casado com Graça Artur Lapissoni, e o casal é abençoado com quatro filhos.

Antonio Sebastiao Mesa

A ICCM entregou chamado como pastor auxiliar ao Rev. Antônio Sebastiao Mesa, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Lucas, Murrema, Vila de Sena. Ele é casado com Anita Casimiro Vasco, e o casal é abençoado com um filho.

Chico Januario Campira

A ICCM entregou chamado como pastor auxiliar ao Rev. Chico Januário Campira, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Zaqueu, de Tchola, Vila de Sena. Ele é casado com Marta João, e o casal é abençoado com cinco filhos.

Devesse Jairoce Fianda

A ICCM entregou chamado como pastor auxiliar ao Rev. Devesse Jairoce Fianda, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Marcos, Kapasseni, Vila de Sena. Ele é casado com Emilia Braz Wilson, e o casal é abençoado com três filhos.

Eufrasio Jose Daio

A ICCM entregou chamado como pastor auxiliar ao Rev. Eufrasio Jose Daio, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Pedro, Chemba. Ele é casado com Argentina Barro Nhamitambo, e o casal é abençoado com três filhos.

Fernando Seva Miquissene

A ICCM entregou chamado como pastor auxiliar ao Rev. Fernando Seva Miquissene, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Josué, Zambezi, Vila de Sena. Ele é casado com Maria do Céu Faria Jacinto Quembo, e o casal é abençoado com nove filhos.

Graciano Miliasse Muandionalero

A ICCM entregou chamado como pastor auxiliar ao Rev. Graciano Miliasse Muandionalero, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Timóteo, Três de Fevereiro, Chemba. Ele é casado com Maria das Dores Gabriel Tchapo, e o casal é abençoado com dez filhos.

Horácio Rui Jalene Sousa

A ICCM entregou chamado regular ao Rev. Horácio Rui Jalene Sousa para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana de Matema, Matema, Vila de Sena. Ele é casado com Belinha Braz Njala, e o casal é abençoado com três filhos.

Maneca Jemusse Furquia

A ICCM entregou chamado como pastor auxiliar ao Rev. Maneca Jemusse Furquia, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Lucas, Murrema, Vila de Sena. Ele é casado com Tereza Braz Wilson, e o casal é abençoado com cinco filhos.

Manuel Avelino Verissimo

A ICCM entregou chamado regular ao Rev. Manuel Avelino Verissimo, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São João, de Nhamichindo, Chemba. Ele é casado com Dolica Marito Domingos, e o casal é abençoado com três filhos.

Nito Jaime Mourinho

A ICCM entrega o presente chamado como pastor auxiliar ao Rev. Nito Jaime Mourinho Waeme Aguaxeiro, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Paulo, Vila de Sena. Ele é casado com Josefa Geraldo.

Armando Caitano chuva

A ICCM entregou chamado regular ao Rev. Armando Caitano chuva, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana de M’bweza. Ele é casado com Eva Nito Novaz, e o casal é abençoado com três filhos.

Feliciano Jose Filipe Campira

A ICCM entregou chamado como pastor auxiliar ao Rev. Feliciano Jose Filipe Campira, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Mateus, Mpango, Vila de Sena. Ele é casado com Celestina José Camangira, e o casal é abençoado com seis filhos.

Jacobe Estefano Lencastre

A ICCM entregou chamado regular ao Rev. Jacobe Estefano Lencastre, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Timóteo, Três de Fevereiro, Chemba. Ele é casado com Ricca Simão Januário, e o casal é abençoado com dois filhos.

Chadreque Albano Manuel

A ICCM entregou chamado como pastor auxiliar ao Rev. Chadreque Albano Manuel, para ser pastor e guia espiritual junto à Congregação Luterana São Paulo, Vila de Sena. Ele é casado com Eva Albano Januário, e o casal é abençoado com três filhos.

ELEIÇÃO DA DIRETORIA

Após as cerimônias de Ordenação dos novos pastores, as lideranças da Igreja estiveram reunidas em assembleia, em sua 2° Convenção Nacional, para eleger a nova Diretoria Nacional da Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique. Foram eleitos: presidente: Rev. João Luis Nota; vice-presidente: Rev. Manuel Jone Jambo; secretário: Rev. Abel Domingos Limpeza Sifa; tesoureiro: Rev. Rui Jalene Sousa; conselheiro dos pastores: Rev. Paulo Ernesto Minesses (em Moçambique, a função de conselheiro dos pastores faz parte das exigências da Constituição do país para uma igreja registrada, como é o caso da ICCM).

DESAFIOS

Os desafios são enormes num país que foi devastado pela guerra civil e ainda hoje não conseguiu vencer a miséria, e, frequentemente, é assolado por ciclones que devastam e trazem o aumento de mortes por causa da falta de alimentos e doenças. Moçambique conta atualmente com 21 pastores ordenados, e esperamos que, no decorrer dos anos, este número possa aumentar, pois muitos dos seus 30 milhões de habitantes ainda não conhecem a Palavra de Deus. Também, em poucos anos, milhares de pessoas – homens, mulheres e crianças – perderam a vida, muitas sendo decapitadas em praça pública, por causa de perseguição religiosa causada por extremistas islâmicos no norte do país. Todos os que não querem seguir o regime do Islã são perseguidos ou mortos. Essa situação ainda não chegou até os nossos irmãos, e pedimos que orem por livramento. Muito sofrimento, mas cremos e rogamos para que o bondoso Deus permita o arrependimento aos perseguidores e a preservação da vida de inocentes. É bem verdade que, em meio a todos esses acontecimentos está a Igreja Luterana, uma igreja séria, que tem sido apoiada pelos coordenadores, pastores Carlos W. Winterle e André B. Plamer. Todavia, esse trabalho e desejo de salvar o povo em Moçambique vem de Deus, que é bondoso, e sua misericórdia se renova a cada amanhecer. Os irmãos da ICCM … são nossas testemunhas e Deus também de que o nosso comportamento entre vocês que creram foi limpo, correto e sem nenhuma falha. Vocês sabem que tratamos cada um como um pai trata os seus filhos. Nós os animamos e aconselhamos para que vocês vivessem de uma maneira que agrade a Deus, que os chama para terem parte no seu Reino e na sua glória” (1Ts 2.10-12). Sim! Pedimos aos irmãos que continuem orando e, se possível, ofertando para apoiar esse trabalho, que atua em frentes hoje bem definidas, com formação teológica, e visa continuar mediante o apoio do Seminário Concórdia de São Leopoldo. Queremos formar tantos pastores quantos forem necessários para que a Seara do Senhor seja cultivada, e Deus, no seu tempo, recolher os seus frutos para o reino eterno. Também tem sido um trabalho incessante o projeto Agro-Lutero, que visa criar grupos e melhorar a qualidade alimentar dos irmãos da igreja e suas comunidades, gerando dignidade aos cristãos e cooperação social. Também o projeto Dorcas, através do qual as servas da igreja estão costurando roupas para os seus e vendendo-as como fonte de renda. Os jovens estão empenhados na confecção de tijolos para apoiar pessoas carentes na construção de casas. Outro ponto importante e motivo de louvor a Deus é que igrejas de alvenaria estão sendo construídas, e estas reforçam o sentimento de solidez da presença da pregação da Palavra. Muitos irmãos do Brasil estão envolvidos neste trabalho. Grandes coisas o Senhor Jesus está fazendo em Moçambique. Vendo essas maravilhas realizadas e que continuam acontecendo, em que pessoas, graças a Deus, não medem esforços para se deslocar e ouvir a Palavra, podemos dizer junto com Simeão, conforme Lucas 2.29-32: Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.

O que ainda gostaria de incentivar é que os caros leitores, individualmente ou coletivamente, por meio de amigos ou departamentos, considerassem com carinho em ser parceiros de orações e também de ofertas para Moçambique. Lembramos que as ofertas devem ser enviadas para o FAPI (Fundo de Apoio a Projetos da IELB), por meio de uma das contas da IELB, destinando o valor ao Projeto Moçambique, seguindo o exemplo de vários irmãos luteranos que já fazem assim. Graças a Deus, também pessoas não luteranas, conhecendo a ação de Deus Espírito Santo em Moçambique, têm apoiado esse trabalho e ajudado a salvar muitas pessoas. Enfatizo que toda a oferta enviada para apoiar o Projeto Moçambique deverá ser comunicada pelo doador à tesouraria da IELB, e-mail: [email protected], para que o valor seja registrado com o respectivo propósito. Também sempre peço que, se possível, copiem a mensagem aos pastores André B. Plamer, e-mail: [email protected] (whatsApp 0 55 51 981097586) e Carlos W. Winterle, e-mail: [email protected], (whatsApp 0 55 51 991801162). Isso para que possamos manter contato com os irmãos e lhes sanar dúvidas sobre a missão, ou se desejarem conhecer um pouco mais sobre esse trabalho em sua congregação e distrito.

Meus amados irmãos, Moçambique, geograficamente, está distante de nós, mas muito perto e em nosso coração. E juntos, Brasil e Moçambique, somos abraçados pelo próprio Senhor Jesus. Infelizmente, como já destacamos, a pandemia causou uma série de separações em nossa vida, também nos impedindo de ir a Moçambique; mas dizemos como o apóstolo Paulo, em 1Tessalonicenses 2.17-20: Irmãos, nós tivemos de nos separar de vocês por algum tempo. Estamos longe dos olhos, mas perto do coração. Sentimos muitas saudades de vocês e gostaríamos de vê-los outra vez. Por isso quisemos ir até aí e fazer uma visita a vocês. Pelo menos eu, Paulo, quis fazer isso mais de uma vez, mas Satanás não nos deixou. Afinal, quando o nosso Senhor Jesus vier, vocês e ninguém mais são de modo todo especial a nossa esperança, a nossa alegria e o nosso motivo de satisfação, diante dele, pela nossa vitória. Sim, vocês são o nosso orgulho e a nossa alegria!” Que o bondoso Deus continue nos amparando e sustentando a sua igreja em Moçambique e em todos os locais em que sua doce Palavra é pregada. Amém!

André Plamer

Pastor em Macapá, AP

Missionário e coordenador do Programa de Educação Teológica em Moçambique

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Congregação Da Santa Cruz celebra 76 anos

Culto festivo também lembrou os 175 anos da imigração alemã na região

Veja também

Congregação Da Santa Cruz celebra 76 anos

Culto festivo também lembrou os 175 anos da imigração alemã na região

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

A vida é boa!

Ser positivo é conseguir entender que não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. É ser grato.