Moçambique: Quem diria que o SENHOR estava agindo!

Quando os rumores da pandemia inundaram o mundo, ela chegou e ceifou muitos irmãos nossos. Muitos se perguntavam como será daqui para frente no trabalho da Igreja? Também vimos pessoas em desespero. Outros, tantos, apavorados, ficaram com o sentimento de que agora muitas igrejas iriam fechar; penso que até nós, luteranos, aqui no Brasil, em alguns casos, pensamos assim. Todavia, essa é a nossa maneira de ver as coisas. Mas, em meio ao caos, o que se viu foi a infinita misericórdia de Deus renovada e operando milagres diários, proporcionando que oportunidades através das tecnologias digitais fossem utilizadas para a pregação do evangelho. Também permitiu aos cristãos estudarem a Palavra de Deus e manterem-se na graça. Por isso a passagem de Romanos 8.31: “Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!”. Pois nem mesmo uma pandemia, que tem tirado a vida de milhares de pessoas, pode nos afastar do amor de Deus. Nem os perigos escondidos, como ataques contra a vida e perseguição religiosa em Moçambique, fizeram os nossos irmãos por lá desanimar. Ainda hoje, e especialmente no norte do país, milhares abandonaram suas casas para não serem mortos por tiros ou degolados em praça pública. Graças a Deus, ainda essa perseguição e mortes por causa da fé não chegou aos nossos irmãos. Oremos por essa libertação. Mas mesmo com as perseguições aos cristãos no país, em especial no norte, graças a Deus, a igreja em Moçambique está viva e louvando a Deus, congregações estão sendo fundadas, cultos sendo celebrados. Em caso de restrição governamental que os impede por decretos de reunirem-se presencialmente, os irmãos estão aproveitando para cuidar e deixar organizado o espaço do culto, o que os torna cheios de esperança na expectativa de celebrar e louvar a Deus nas reuniões públicas. É uma esperança viva como retratada no salmo 126.1-2: “Quando o Senhor Deus nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando. Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: “O Senhor fez grandes coisas por eles!”

Nos cultos, literalmente se enxerga acontecerem as palavras do salmo 132.16:Abençoarei tudo o que os seus sacerdotes fizerem, e o seu povo cantará e gritará de alegria”. Pois o povo em Moçambique canta e louva pela palavra ouvida dos pastores, os mensageiros que correm pelos montes e vales trazendo notícias de paz (Is 52.7-8), alegria e ânimo para o povo tão sofrido. Onde, mesmo em meio à carência de alimentos, onde a fome sempre está presente, por causa da seca, cheias, guerras, perseguição religiosa, onde irmãos na fé em Cristo são colocados em praça pública e assassinados simplesmente por serem cristãos. As dores e os sofrimentos, são terríveis. Sim! Não tem como esconder, que em meio a tudo isso, assim como os primeiros cristãos que tiveram uma vida sofrida para poder viver e proclamar a sua fé, assim, em Moçambique, os cristãos também esperam ansiosos que o tempo de Deus se cumpra. Enquanto isso, é perceptível entre os irmãos que agora estão libertos em Cristo Jesus, pelo seu modo de vida e testemunho, que assim como Paulo escreveu aos Romanos, no capítulo 1.16: “Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem, primeiro os judeus e também os não judeus”. A esperança da salvação e a fé em Cristo Jesus florescem no coração dos irmãos em Moçambique e os têm feito destemidos para pregar a Palavra. Deus tem sido generoso. Os desastres naturais e as perseguições não deixam os pastores e líderes desaminarem, os quais são destemidos em testemunhar e agradecidos pelas orações de todos os irmãos do Brasil, que também sofrem, mas mesmo assim são generosos e, em louvor a Deus, ofertam e ajudam os moçambicanos.

Em Moçambique temos hoje mais de 8.500 pessoas que se declaram cristãos luteranos, isso em pouco mais de 5 anos; eles professam a fé luterana confessional e estão unidos na Palavra e sacramentos.

Recentemente soubemos que agora há uma congregação na capital do país, em Maputo, que precisará ser atendida e acompanhada por um pastor. Essa congregação surgiu porque um líder que morava na província de Chimoio mudou-se para a capital, a 1.130 quilômetros. Lá, este irmão reuniu pessoas, testemunhou sua fé, o que levou integrantes da Diretoria da igreja nacional a irem à capital para agilizar a publicação dos documentos necessários, no Diário Oficial do país, para atender às exigências legais de Moçambique. Naquela ocasião, além dos trabalhos administrativos, foi fundada a primeira Congregação Luterana na capital de Moçambique, com 40 pessoas. Oremos pelos irmãos.

Cabe destacar que a liturgia tem sido um apoio muito importante para a manutenção da unidade da igreja, pois ela tem ajudado a gerar uma identidade cristã e luterana. Ela apresenta uma linguagem bíblica, teológica e lógica para a vida de fé cristã, conforme ensinado e vivenciado pelos luteranos no mundo afora.

Também é importante destacar que as necessidades continuam. Eles precisam muito das nossas orações e apoio financeiro. No entanto, Deus está agindo, está cuidando e fazendo multiplicar o seu trabalho mesmo em meio a todas as dificuldades. É uma realidade diferente da que temos no Brasil em grande parte, mas é uma realidade que nos deve mover a elevar as mãos aos céus e agradecer a Deus por estar cuidando e salvando os irmãos em Moçambique. Em Mateus 9.37-38, Jesus também nos deixa uma recomendação importante: “Então disse aos discípulos: – A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita.”

COMO A IGREJA EM MOÇAMBIQUE SE MANTEVE

A Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique (ICCM) tem sido sustentada pela graça de Deus, pois conhecendo um pouco da realidade local, é notório que todo o trabalho tem sido sustentado por Deus.

Deus está agindo em Moçambique por meio dos líderes locais que são incansáveis e fiéis no testemunho e na proclamação do evangelho. Também, Deus está agindo em Moçambique por meio dos doadores que têm ouvido o evangelho e, cheios do Espírito Santo, são agradecidos a Deus. Eles têm ofertado, e, por meio das suas bênçãos, muitos outros podem ser alcançados pela Palavra de Deus. Assim como no Brasil, em Moçambique muito precisa ser feito. E está sendo feito. Deus é bom e o seu amor dura para sempre.

COMO ESTÁ A IGREJA DE MOÇAMBIQUE NESTE MOMENTO

Atualmente a igreja de Moçambique está ansiosa para ver concluída a formação de um grupo de alunos, em torno de 15, recebê-los como pastores e ordená-los ao Santo Ministério. Também anseiam em ver suas congregações serem construídas com tijolos, ou, blocos, para, em períodos de intempéries, acolher os irmãos. Hoje, muitas congregações estão debaixo das árvores. Lá nós temos um “problema maravilhoso”, isto é, a cada poucos dias uma igreja surge, fruto do testemunho dos irmãos. As igrejas recém-formadas não deixam de se reunir por falta de um templo coberto, mas louvam, cantam e agradecem a Deus embaixo de árvores, no meio da mata, ou quando em vilarejos, na casa de um dos irmãos. O que se vê é uma igreja viva em meio aos flagelos da pandemia. A Igreja Luterana em Moçambique está prosperando pela misericórdia de Deus. Penso que todos nós podemos aprender muito com esse exemplo de testemunho. Pois se olharmos a situação, quem diria que o Senhor está agindo. Quem diria que Deus está agindo tão grandemente em meio às tristezas e aos sofrimentos. Em Moçambique Deus tem um plano, o plano de salvar o seu povo, o povo moçambicano; isto é, quando Jesus enviou os seus discípulos, no dia da sua Ascensão, dizendo-lhes, em Atos 1.8: “Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra”, Jesus já tinha no seu coração guardado e aguardando o tempo por ele determinado para que a salvação chegasse em Moçambique e assim muitos pudessem ser salvos, como está acontecendo dia após dia.

PROJEÇÕES PARA ESTE ANO

É bem verdade, mesmo com todas as maravilhas que estamos vendo Deus realizar, não deixando os irmãos fraquejar, nós tínhamos um plano, que era ter, em 2020, formados os candidatos aptos ao ministério; mas como não foi possível, queremos fazer isso ainda em 2021, ir até lá e dar continuidade aos trabalhos.

Está previsto para o mês de agosto, caso não acontecerem loockdowns e impedimentos, a viagem dos pastores André Plamer, Joel Muller (vice-presidente de Ensino da IELB) e o prof. do Seminário Concórdia, Leonídio Goerl, para Moçambique. Lá terão uma série de trabalhos: continuidade no Programa de Formação Teológica e, aos que concluírem as exigências do curso e na qualidade de responsáveis pela formação teológica, declarar para a ICCM que poderá contar com os seus novos pastores. Serão ministradas disciplinas com base nas Confissões Luteranas, Homilética e Aconselhamento Pastoral. Também pretendemos, nesta viagem, fortalecer os laços de cooperação entre a IELB e a ICCM, bem como, dar testemunho às autoridades locais sobre a importância da Igreja Luterana em solo africano. Cabe lembrar que o número de luteranos concentrados no Continente Africano está além de 24 milhões de pessoas. E a tendência é de crescimento, por isso é importante a boa convivência com todos.

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Temos ainda muitos desafios. Sim, falei que é maravilhoso ver o que Deus está fazendo por meio da pregação do evangelho e de projetos que são realizados, mas ainda temos muito por fazer. É preciso continuar focando fortemente na formação teológica, que tem como prioridade formar e fortalecer os pastores e líderes, pois eles estando preparados bíblica e teologicamente, poderão atender melhor o exigente contexto em que a igreja está inserida. Precisamos dar apoio e continuidade aos projetos de produção agrícola, que visam melhorar a qualidade de vida dos irmãos e gerar renda. Também o Projeto Dorcas, onde as senhoras estão confeccionando roupas para os menos favorecidos. Bem como a construção de igrejas. Também há projetos, como perfuração de poços, que, além de providenciarem uma água de boa qualidade, irão preservar a vida de muitas pessoas de serem devoradas por crocodilos que estão nos rios e lagos.

Sempre deixo a sugestão para que os irmãos pensem com carinho na possibilidade de abraçar um ou mais projetos. Havendo dúvidas, entrem em contato com a coordenação do trabalho em Moçambique, conversem com os pastores André Plamer (+55 51 981097586) e Carlos Walter Winterle (+55 51 99180-1162), ou por e-mail respectivamente: [email protected], [email protected], e assim, tomem conhecimento do que está sendo feito e do que ainda pode e precisa ser apoiado. Temos irmãos brasileiros, congregações, distritos, que unidos ou individualmente estão fazendo um belo trabalho, apoiando e ajudando a desenvolver o reino de Deus em Moçambique. Como nos diz o título: “Quem poderia crer naquilo que acabamos de ouvir? Quem diria que o Senhor estava agindo?” (Is 53.2). Sim! “O protetor do povo de Israel nunca dorme, nem cochila. O Senhor guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite” (Sl 121.4-6).

Você quer apoiar este trabalho, envie sua oferta – via FAPI – através de uma das contas da IELB

Banco do Brasil, Ag. 0010-8, Conta 4206-4

Bradesco, Ag. 0324-7, Conta 108288-4

Banrisul, Ag. 0100, Conta 06.150713.0-0

Itaú, Ag. 0159, Conta 33581-9

Sicredi, Ag. 0116, Conta 6115-8

Nota: Após realizar o depósito, comunique à tesouraria da IELB ([email protected]) informando o destino da oferta, preferencialmente anexando o comprovante para que seja possível identificar o depósito e vincular o valor ao projeto que está sendo apoiado. Se possível, envie uma copia também o meu email, [email protected], e o do pastor Carlos Walter Winterle, [email protected] (coordenadores do Projeto), para que possamos nos manter informados e prestar contas dos investimentos aos doadores/apoiadores e para IELB.

Despeço-me com as palavras de Paulo aos Filipenses, 4.21-23: “Saudações a todo o povo de Deus que pertence a Cristo Jesus. Os irmãos que estão aqui comigo mandam saudações para vocês. Todo o povo de Deus daqui manda saudações… Que a graça do Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês!” Amém!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

Veja também

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

A vida é boa!

Ser positivo é conseguir entender que não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. É ser grato.

Apenas um abraço!

“Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados” (1Pe 4.8)