Ao nosso querido e amado pai:
“Deus não prometeu céu azul, campos floridos por toda a vida”, mas ele nos deu um pai maravilhoso, que nos enche de muito orgulho! Em sua trajetória, marcada pela disciplina, respeito, alegria, carinho e muito amor, fez com que sempre nos sentíssemos seguros e acolhidos. Os ensinamentos e os exemplos, aquela palavra com base nas Escrituras, nos momentos em família, traz alento e fundamento para as nossas vidas. Enfim, que Deus encha ainda mais a sua vida de bênçãos e saúde!
Com carinho e amor dos seus filhos Christiano, Karin, Beti e Débi
Disciplina, organização e objetividade
A trajetória do pastor Wide foi identificada pela disciplina, organização e objetividade. Sempre teve uma preocupação em desenvolver um trabalho para um mundo melhor, através da dedicação integral à sua família, à igreja e às questões sociais ao seu redor. Sua personalidade forte e convicta foi determinante para muitos, inclusive para os estagiários de teologia que ele acompanhava na Comunidade. A questão do cumprimento de horários, inclusive dos seus sermões, sempre foi muito observada. A duração do culto não podia ultrapassar a 60 minutos, uma vez que a partir disso, o ser humano não conseguia manter a atenção, ou seja, sempre muito calculista.
O dom da palavra, inclusive com uma pitada de bom humor, fez com que fosse sempre muito bem aceito em seu meio, porém, sua franqueza, às vezes, incomodava igualmente.
O pastor Wide sempre gostou muito de esportes. Quando jovem, participava de muitas competições, e dessa forma também incentivou o departamento de jovens da Congregação São Paulo, de Novo Hamburgo, em seus destaques esportistas.
Na IELB, participou de várias comissões, inclusive de comissões de organização das convenções nacionais. Esteve à frente, na coordenação da Comissão de Festejos do Centenário da IELB. Sempre gostou muito da área de administração e organização. Em 1973, integrou a comitiva brasileira na Convenção da Igreja em New Orleans, EUA. Também, no mês que antecedeu a Convenção, esteve visitando diversas congregações nos EUA, participando de cultos e proferindo sermões. Na época, trouxe muitas ideias para a Congregação São Paulo.
Em Novo Hamburgo, liderou a organização do serviço ecumênico das igrejas cristãs, o SENHA, reunindo pastores e padres, uma instituição que continua até hoje na cidade.
Também foi um dos fundadores do Conselho de Representantes de Órgãos de Serviços Sociais da cidade de Novo Hamburgo, cujo objetivo era apoiar as ações assistenciais, já que na Congregação São Paulo o departamento funcionava fortemente e era referência local e na IELB. Wide foi um batalhador e incentivador desse tema em toda a sua trajetória.
Dentre muitas homenagens, foi-lhe concedido o título de Benfeitor de Novo Hamburgo, pela Prefeitura Municipal, em 2004. O reconhecimento refere-se ao agradecimento da municipalidade a pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade.
Dados
Nascimento: 29/04/1935, em Santa Rosa, RS
Filho de Oscar Wide e de Olga Kupski Wide
Formatura: 13/12/1959
Ordenação: 12/03/1960, em Três Coroas, RS
Casamento: 19/12/1959, em Porto Alegre, RS
Esposa: Flora Grams Wide
Filha de Christiano e Melita Grams
Filhos: Christiano Oscar Wide, Karin Melita Wide Schwartzhaupt, Beti Simone Wide, Débora Raquel Wide
Locais que serviu:
São Paulo das Missões, RS – Cristo – Linha Lavina – Estágio – 1958
Três Coroas, RS – Cristo – 1960 – 1968
Novo Hamburgo, RS – São Paulo – 1968 – 1989
Emérito desde 1990
Mora em Novo Hamburgo, RS
Este artigo foi preparado com o apoio da secretaria da IELB e da filha Karin, que coordenou com os irmãos o texto e a busca pelas fotos.