Uma história de um século

Cem anos. É comum relacionarmos este período à história da humanidade e demonstrar tudo o que aconteceu nesse espaço de tempo, como por exemplo, descobertas científicas e tecnológicas, governos, epidemias ou eventos esportivos como olimpíadas e copas de futebol.

O pastor emérito Gustavo Scholze completou 100 anos de vida no dia 22 de março. Muita coisa acontece em um século. Mas quando se trata da vida de uma pessoa, os fatos marcantes podem ser bem diferentes. Ele se lembra da Guerra Mundial, da ida do homem para a lua e também da morte do presidente Getúlio Vargas.

O que marcou sua trajetória também não foi esquecido: a ida ao Seminário Concórdia – foi a primeira vez que saiu de casa – e toda a agitação daqueles dias. “Fui para o Seminário porque o pastor que me confirmou, Frederick Wolten, disse: ‘esse rapaz tem que ir para o seminário, ele tem capacidade’. Daí fui em um caminhão até Giruá, esperei um trem que saía de Santo Ângelo e fui para Porto Alegre. Outro estudante, que já estava lá, Edmundo Arndt, me levou para passear, me mostrou tudo e aos poucos fui me acostumando”. O que também marcou sua vida foi a morte de seu irmão mais novo, antes mesmo da ida ao Seminário; e quando fez o casamento do filho e uma das madrinhas de batizado dele viajou de Imbituva, PR, para Porto Alegre, RS, para participar do casamento.

Ministério pastoral

Em diversas histórias bíblicas, é fácil lembrar de personagens idosos, como Noé e Abraão, sendo que alguns foram chamados por Deus quando já eram centenários.

Como pastor, Gustavo Scholze serviu a Deus de 1948 até 2012, nas cidades de Charrua, RS; Imbituva, PR; e Porto Alegre, RS. “Eu me sinto muito agradecido por ser um instrumento de anunciar a palavra da salvação a muitas pessoas. Então agradeço por esta oportunidade que tive. Quero fazer aquilo que é possível também ainda para frente, para que muitos possam ouvir a Palavra, para que busquem e recebam o perdão e a certeza da salvação em Cristo Jesus, nosso Salvador”, afirma.

Quando perguntado sobre o que sempre lhe deu esperança, a resposta é: “A certeza de que Deus é amor. Ele mandou seu filho Jesus para se sacrificar por nossos pecados e ressuscitar, para dar a certeza do perdão e da salvação da vida eterna a todos aqueles que creem.”.

Fé cristã

O fortalecimento da fé para o cristão vem também da leitura da Bíblia e cada um tem seu versículo ou história preferida. Não é diferente para o pastor Sholze, que destaca que o texto bíblico que gosta de lembrar é “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). E também a história do Filho Pródigo (Lc 15), que foi para casa, se desviou, mas depois arrependido voltou e o pai aceitou-o de volta. “Isso mostra o grande amor por nós pecadores. Isso gosto sempre de lembrar e anunciar para que muitos possam ouvir e receber o perdão e a salvação eterna, através do grande amor de Jesus”, explica.

Pastor Scholze ainda lembra: “Um dos nossos professores do Seminário, sempre disse que a gente tem que viver como se o mundo fosse acabar amanhã, mas nunca deixar de orar e fazer uso da palavra de Deus, para estar preparado para qualquer coisa e, assim, estar certo do perdão e da salvação eterna”.

Segundo ele, nunca devemos deixar de fazer uso da Palavra de Deus. “Ler as devoções do Cinco Minutos Com Jesus e Castelo Forte é muito preciso para que essa fé no Salvador Jesus permaneça. E fazer muita oração, para que Deus Espírito Santo nos fortaleça a fé, que já recebemos no dia do batismo, para que nunca nos desviemos do caminho de Deus”, conclui.

Biografia

Pastor Gustavo Scholze

Data de Nascimento: 22/03/1922, em Santa Rosa, RS

Ordenação: 22/02/1948, em Charrua, Getúlio Vargas, RS

Data Casamento: 12/02/1949 Canoas, RS

Esposa: Hildegard Schmidt Scholze

Filhos: Nelson, Eunice e Celson

Enviuvou em 11/11/2014

Locais que serviu:

Charrua, RS – “São João” – Estágio, 1946

Charrua/RS – “São João” – 1948 – 1952

Imbituva/PR – “Ressurreição” – 1952 – 1962

Porto Alegre/RS – “Concórdia” – Mont’Serrat – 1962 – 2012

Emérito desde 2012

Mora no Rio de Janeiro com a filha Eunice.

Confira o vídeo enviado com uma mensagem do pastor Gustavo Scholze, clicando aqui.

Leia a matéria completa que saiu no Mensageiro Luterano de julho/2021, na editoria Pastores Eméritos, escrita pelo pastor Carlos Walter Winterle, clicando aqui.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

Veja também

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

A vida é boa!

Ser positivo é conseguir entender que não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. É ser grato.

Apenas um abraço!

“Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados” (1Pe 4.8)