Nos dias 09 a 12 de outubro, 169 pessoas reuniram-se de forma online para a reunião anual do Conselho Diretor da IELB. O encontro, que reúne os pastores conselheiros e líderes leigos dos 59 Distritos da IELB, os representantes dos Departamentos de Ação Social, Administração, Comunicação, Educação Cristã, Ensino e Expansão Missionária, a Diretoria Nacional da IELB e representantes das ligas e organizações auxiliares, discutiu sobre diversas questões da igreja, apresentou relatórios, analisou moções e planejou atividades para o próximo ano.
Entre os destaques desta edição, que teve como tema “A caminho da 63ª Convenção Nacional da IELB em 2022”, a apreciação e votação das 13 moções enviadas a esta reunião (que serão compartilhadas em breve com a toda a igreja por meio da ata do encontro) e o estudo sobre Ministério Pastoral – Chamado e Práticas, dirigido pelo Coordenador da Comissão de Teologia e Relações Eclesiais (CTRE), Rev. Dr. Paulo Moisés Nerbas. Atendendo à resolução da 62ª Convenção Nacional da IELB em 2018, a CTRE se debruçou em cima da moção enviada àquela CN no intuito de propor novo texto para a próxima CN, prevista para os dias 19 a 22 de junho de 2022.
Temática 2022
Como de praxe, a temática da IELB para 2022 foi apresentada durante a reunião anual do Conselho Diretor da IELB. Produzido pela designer Morgana Stegemann, de Jaraguá do Sul, SC, o material contempla diversas opções para serem utilizadas nas redes sociais, apresentação de slides, calendários e assinatura de e-mails. Os arquivos estão disponíveis na área de download do site (clique aqui).
Assim como no ano passado, devido à pandemia e a realização da reunião anual do Conselho Diretor da IELB de forma virtual, não serão entregues os cartazes impressos para que os conselheiros distribuam às suas congregações. O incentivo é para que cada congregação imprima e use os cartazes ou banners localmente.
Estatística e Planejamento
A vice-presidente de Comunicação da IELB, Aline Koller, apresentou os dados estatísticos do último ano, destacando que a IELB finalizou o ano de 2020 com 245.097 membros, filiados a 534 paróquias atendidas por 636 pastores. Houve um aumento de 830 membros em relação ao ano passado. Em 2019, a IELB tinha 919 pastores, e em 2020 este número passou para 926. Das 534 paróquias, 485 enviaram os dados estatísticos (90,82%). Para aquelas que não enviaram os dados, foi usado o último número de membros informado. Mais detalhes podem ser vistos na apresentação que está no link acima mencionado. O ano de 2020 foi muito desafiador. Alguns números mostram o impacto negativo que o distanciamento social acarretou, em decorrência da Covid-19. Por outro lado, dados quantitativos não conseguem dimensionar as bênçãos e os aprendizados que ocorreram por causa da pandemia. Assim, foi pedido por e-mail, no início deste ano, que cada paróquia relatasse, na área Crônicas/Acontecimentos, as programações online realizadas. Estas informações serão reunidas por Distrito e enviadas por e-mail. E, principalmente, o objetivo foi garantir que o relato detalhado ficasse arquivado no histórico de cada local, para que as futuras gerações tenham acesso ao registro deste período tão marcante para toda a humanidade.
O coordenador da Comissão de Planejamento, Djalmar Marquardt, apresentou o escopo do Planejamento para o quadriênio 2023-2026 e os alvos de cada departamento que serão apresentados detalhadamente na próxima Convenção Nacional. Veja abaixo os enfoques de cada ano e os alvos gerais que serão detalhados em seus respectivos departamentos:
- Lema Geral: CRISTO PARA TODOS
- Tema do Quadriênio 2023-2026: VIVENDO EM CRISTO
- Base Bíblica: “Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, estando enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, como foi ensinado a vocês, crescendo em ação de graças” Colossenses 2.6-7 (NAA)
Enfoques Anuais:
- 2023: Enraizados e edificados em Cristo
- 2024: Confirmados na fé em Cristo
- 2025: Firmados no ensino que recebemos
- 2026: Crescendo em ação de graças
Alvos Gerais:
- VIVENDO EM CRISTO queremos:
- a) Viver e Proclamar Cristo Para Todos;
- b) Acolher, integrar e edificar toda a Família da Fé;
- c) Fortalecer nossa Identidade Luterana na Família e na Sociedade.
Eleições
Como de praxe na última reunião da gestão do CD, a Comissão Eleitoral foi convida para apresentar informações relacionadas ao processo eleitoral da IELB que já está em andamento. Com os seguintes prazos:
- 16/10/2021 – Recebimento dos nomes indicados em formulário próprio, informando nome completo, congregação filiada, endereço eletrônico e telefone do candidato.
- 16/11/2021 – Envio aos candidatos indicados de correspondência comunicando sua indicação.
- 16/12/2021 – Recebimento da concordância do candidato em formulário com breve currículo.
- 16/01/2022 – Envio aos Conselheiros Distritais dos nomes dos candidatos que aceitaram a indicação.
- 16/03/2022 – Recebimento dos Conselhos Distritais da somatória das votações preliminares.
- 16/04/2022 – Totalização dos votos e envio da nominata com os nomes que concorrerão à eleição na Convenção Nacional, com breve currículo de cada candidato, e com formulário elaborado pelo Conselho Diretor sobre questões básicas da doutrina e da administração dos candidatos a Presidente e Vice-Presidentes.
A Comissão Eleitoral também lembra importantes datas relacionadas ao processo eleitoral IELB 2022, com relação às eleições a serem realizadas no Conselho Diretor:
Art. 70 – Serão eleitos pelo Conselho Diretor:
- I – O(A) Presidente e o(a) Secretário(a) do Conselho Diretor e seus respectivos vices;
- II – Os Conselhos dos Departamentos da IELB;
- III – A Comissão de Moções;
- IV – 1 (Um) pastor e 1 (um(a)) leigo(a) da Comissão de Planejamento.
Cronograma – Art. 75 (prazo final):
- 16/02/2022 – Recebimento da nominata de Conselheiros e Líderes Leigos(as) e respectivos vices eleitos(as) nos Conselhos Distritais.
- 08/03/2022 – Envio às congregações, pastores e Diretoria Nacional de correspondência com a relação dos cargos eletivos a serem preenchidos e com a nominata de Conselheiros e Líderes Leigos(as) e respectivos vices.
- 28/03/2022 – Recebimento da indicação com o nome de um candidato para cada cargo.
- 17/04/2022 – Comunicação aos candidatos da sua indicação, solicitando sua concordância.
- 07/05/2022 – Recebimento da concordância dos candidatos pela devolução de formulário, ou de recomendação da congregação a que pertencem para os candidatos que não forem Conselheiros ou Líderes Leigos(as).
- 27/05/2022 – Divulgação à IELB da lista de candidatos.
Avaliações
A última reunião desta gestão do CD, que também tem sua eleição em reunião paralela à Convenção Nacional, foi marcada por despedidas e também chegada de novos conselheiros e líderes leigos, eleitos ou substituindo cargos titulares vacantes neste último ano.
No final do evento, algumas lideranças foram convidadas a avaliar o encontro. O conselheiro do Distrito Nordeste Catarinense, pastor Valdecir Much, que substitui o conselheiro Gerson Zschornack, que faleceu em fevereiro deste ano, destacou a importância e responsabilidade nas decisões da igreja, mas também os momentos descontraídos, importantes nestes dias intensos de trabalho. O vice-líder leigo do Distrito Vale do Rio Pardo, Ricardo Hannes, considera interessante o formato, pois possibilita a participação dos vices e é mais uma oportunidade de analisar moções, já que são analisadas anteriormente nos distritos. “Isso amplia as visões e debates, o que é muito interessante”, observou.
O vice-presidente do CD, pastor Egon Kopereck, que, além de deixar a gestão do CD juntamente com os demais, também irá se aposentar definitivamente do ministério pastoral em 2022, lembrou de sua trajetória na IELB, agradeceu e desejou as bênçãos de Deus na continuidade desse trabalho. Ele e o presidente do CD, Dr. Frederico Reis, participaram do Revista CPT desta quarta-feira, 13 de outubro, na rádio CPT, repercutindo o evento (assista aqui).
Por fim, o presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, que conduziu a devoção de encerramento, agradeceu o esforço e trabalho conjunto em meio à pandemia e relatou o sentimento de gravar a primeira mensagem em meio à pandemia. “Não sabem o que significa para um pastor pedir para as pessoas não irem ao culto, eventos… E o quanto foi importante conversar e ter apoio da liderança. Foram 24 reuniões com os 59 distritos. Foi uma reação consistente, uma resposta positiva da igreja, que só foi possível porque vocês se uniram à causa e necessidade da igreja. Vocês representam a IELB onde estão”, finalizou.
A próxima reunião ordinária anual do CD será concomitante com a Convenção Nacional em junho de 2022. Antes disso, porém, haverá uma reunião extraordinária com a atual gestão do CD (prevista para abril ou maio) para tratar sobre os pedidos de filiações à IELB de congregações antes da Convenção Nacional.
Veja o álbum completo de fotos aqui.