No deserto das tentações

Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito,

no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo” (Lc 4.1,2a).

Introdução

A tradição da igreja antiga conecta a Quaresma – estes 40 dias entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo de Ramos – aos 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado pelo diabo, cujo ponto focal de suas tentações era persuadir Jesus a evitar a loucura da cruz. Por isso todas as séries de leituras bíblicas para este domingo têm como evangelho a tentação de Jesus.

Lucas faz uma inversão na ordem das duas últimas tentações que Mateus registra, colocando no final a que Mateus coloca no meio. Dizem que Lucas focaliza Jerusalém como o ponto final da caminhada de Jesus e, por isso, inverte a ordem.

Uma observação que Dietrich Bonhoeffer (pastor luterano preso por causa da Segunda Guerra Mundial) faz a respeito da tentação, no seu livro que leva esse título, é: “Examinada com atenção, a Bíblia só nos relata dois episódios de tentação, quais são a tentação do primeiro homem e a tentação de Jesus Cristo. Ou somos tentados em Adão, ou seremos tentados em Cristo. No primeiro caso, será tentado o Adão em nós, e então será a nossa queda. No segundo caso, Cristo é tentado em nós, o que levará à queda do diabo”.

Não sei o quanto o diabo tenta os que lhe pertencem. Mas, com certeza, ele anda ao redor dos cristãos “como um leão que ruge, procurando alguém para devorar”. Precisamos resistir firmes na fé, com o “está escrito” de Jesus.

A tentação do pão

Então o diabo lhe disse: Se você é o Filho de Deus, mande que esta pedra se transforme em pão.

É a tentação do pão! Precisamos, inicialmente, cuidar desse “então” do tentador. A ocasião propicia a investida do tentador, pois Jesus está com fome e sede depois de 40 dias de jejum. Já que Jesus diz ser Filho de Deus, por que passar necessidade? O diabo questiona a verdadeira Palavra de Deus. Que Deus é este que deixa seus filhos na dificuldade e silencia no sofrimento?

Cenas de sofrimento invadem todos os dias os nossos olhos. Há pouco ficamos chocados com o que aconteceu da noite para o dia em Petrópolis, RJ, quando uma avalanche soterrou casas, ceifou centenas de vidas e deixou outro tanto sem nada. Agora já estamos na segunda semana de guerra na Ucrânia, onde a Rússia despeja bombas e faz mais de um milhão de pessoas (dados de 06/03/2022) sair, talvez só com uma mochila, e deixar tudo para trás.

Lutero explicou que pão é tudo o que pertence ao sustento e às necessidades da vida. Esta é a grande tentação que nos importuna: viver do pão. Nenhum lugar é seguro se há falta de pão! São necessidades que atacam as nossas fraquezas. As tentações são frequentemente ligadas a sofrimento ou desejos físicos. Aí a sugestão de um Deus da prosperidade e da gratificação imediata, que não deixa seus filhos passarem necessidades, é algo muito tentador.

Jesus respondeu: Está escrito: “O ser humano não viverá só de pão”. Jesus, o servo obediente (que Israel não foi), estava determinado a viver conforme tudo o que o SENHOR Deus diz (Dt 8.3). Este “viverá” não tem o sentido de vida biológica, mas de vida verdadeira, que abrange todas as questões dependentes de Deus, como trabalho, igreja e lazer.

A tentação do poder

Aí o diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe num instante todos os reinos do mundo e disse: – Eu lhe darei todo este poder e a glória destes reinos, porque isso me foi entregue, e posso dar a quem eu quiser. Portanto, se você me adorar, tudo isso será seu. Essa é a tentação da dominação. O tentador se apresenta com suas próprias armas, sem camuflagem alguma ou qualquer simulação, se considera o dono do mundo e deixa claro suas intenções: quer a adoração que deveria ser endereçada a Deus.

As colonizações dominaram o mundo desde o fim da Idade Média até os anos 1970. A partir daí, o domínio dos EUA era inquestionável. Vladimir Putin, segundo analistas arriscam, agora está colocando essa hegemonia em cheque. O que leva Putin a invadir a Ucrânia e colocar nuvens de fumaça nas principais cidades daquele país e assombrar o mundo com ameaça de armas nucleares? Poder! No plano individual, também o domínio das riquezas apresenta esse tipo de tentação. Bens terrenos levam pessoas a ostentar poder e dominação sobre as pessoas.

Jesus respondeu: – As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele”. Paulo resume a vida de oração com essas palavras: “Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.1,2).

A tentação de manipular Deus

Depois o diabo o levou a Jerusalém e o colocou na parte mais alta do Templo e disse: – Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo, porque está escrito: – “Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o guardem. E: – “Eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra”.

É a tentação da fé que arrisca a manipulação de Deus. Nessa investida, o diabo mostra outra técnica: induzir à falsa confiança que nos leva à tentação de risco. Se há uma coisa que nos fascina é correr risco: no excesso de velocidade, no esporte radical, na declaração de renda. A internet, com o “mundo visto de cima”, é o nosso pináculo do Templo.

Aqui precisamos fazer duas observações com relação ao inimigo: 1 O diabo também frequenta lugares sagrados. Ele também está no templo, na igreja. 2 – O diabo também conhece a Escritura e põe como isca no seu anzol versículos da Bíblia. Aqui ele cita o salmo 91.11 e esquece uma palavra importante: “em todos os seus caminhos”.

Então Jesus respondeu: Também foi dito: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus”. Somente a Escritura impede que ela seja interpretada e empregada erroneamente. A fé que precisa mais do que a simples Palavra de Deus, chega a ser a tentação do próprio Deus. Tentar a Deus é a maior tentação espiritual.

Conclusão

Talvez ir ao deserto seja uma das maiores dificuldades das pessoas nesses tempos de comunicação fácil. Ser levado ao deserto nos dá a tarefa de pensar sobre o sentido que tem a nossa vida, ou sobre as coisas que perseguimos para dar algum significado a ela. No deserto, nós nos desfazemos de tudo aquilo que não é essencial. Você acha que não somos mais tentados pelo diabo? Se não fôssemos, que razão teria Jesus para nos ensinar a sexta Petição do PaiNosso, “não nos deixes cair em tentação”?

Tendo concluído todas as tentações, o diabo afastou-se de Jesus, até momento oportuno”. Penso que essa oportunidade se deu no Getsêmani, onde Jesus precisou vencer esse momento de extrema pressão, ao clamar: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lc 23.42).

Em Hebreus 2.18 diz: “Naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”. Por isso, segundo Bonhoeffer, na tentação importa distinguir o que é resistência ou submissão. A resistência contra o diabo só é possível na total submissão à Palavra de Deus. Temos que nos esconder no manto de Cristo, que nos ensinou: “Orem para que não sejam tentados” (Lc 23.46). Assim seja. Amém!

Nota: anotações da mensagem proferida pelo pastor Lemke, no culto dominical da Congregação Da Cruz, no bairro Petrópolis, Porto Alegre, RS, em 6 de março de 2022. Texto do evangelho do dia: Lucas 4.1-13.

Edgar Lemke

Pastor em Porto Alegre, RS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Veja também

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Dia de vistoria?

Assista à reflexão do pastor Cesar Rios

Formandos de Teologia conhecem de perto o trabalho das servas

Diretoria Nacional da LSLB dirigiu aula para os estudantes no Seminário Concórdia