“Estou casada. Meu marido pertence a uma outra igreja evangélica. Ele diz que a esposa deve seguir a religião do marido. Isso está gerando conflitos entre nós. O que faço? Conviver com os conflitos e as críticas? Abandonar a minha igreja e seguir a dele?
Deus é amor, conforme escreveu o apóstolo João: “Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor” (1Jo 4.7-8). A partir da reconciliação com Deus, através da fé em Jesus Cristo, a vida dos cristãos é pautada pelo amor de Deus. O cristão ama a Deus, acima de tudo, e ao próximo como a si mesmo.
O amor é base no relacionamento entre um casal e se expressa de várias maneiras, como por exemplo: promoção da satisfação e do bem-estar do cônjuge; respeito mútuo; aceitação da individualidade de cada um; tolerância, ajuda mútua e assim por diante.
O ideal é que o casal tenha a mesma fé e participe da mesma igreja. Pois o casamento é uma união completa entre um homem e uma mulher: união física, espiritual e social. Esta união completa é a base para a estabilidade do casamento.
No entanto, no que se refere à religiosidade, espera-se que esta questão seja resolvida antes do casamento. Mas se não houve este acerto na preparação ao casamento, o que deve haver depois é tolerância e respeito mútuo, sem imposição de um ao outro.
Nem mesmo o Salvador Jesus obriga alguém a crer nele. Ele convida, mas respeita a decisão de cada ser humano. Evidentemente, a responsabilidade pelo aceitar ou não do convite é de cada um.
Forçar alguém a seguir uma determinada religião, é desconsideração da liberdade e da consciência da outra pessoa. Além disso, pode gerar sérios conflitos entre o casal e prejudicar os filhos.
Somente onde o amor impera haverá respeito mútuo, compreensão, harmonia e felicidade.
Queridos jovens, antes de assumirem compromisso de casamento, conversem sobre todos os assuntos importantes do casamento no tempo de namoro e estabeleçam um entendimento comum. E um dos assuntos muito relevantes é a vida espiritual de ambos. É decisivo, não só para a salvação, mas também para o bem-estar e a harmonia no casamento. É importante que ambos tenham fé no Senhor Jesus Cristo, seguindo a Palavra de Deus e participando da mesma igreja. A Igreja Evangélica Luterana do Brasil, que prega a palavra pura do evangelho e oferece os sacramentos conforme a instituição divina, está aí para acolhê-los com amor.
NOTA
Esta é uma das perguntas enviadas ao programa “Pergunte ao Pastor”, da Rádio CPT. Esse programa vai ar, ao vivo, todas as quintas-feiras, às 11h, com o pastor Martinho. Você pode participar pelo WhatsApp (51) 3332-2111 ou pelo e-mail do pastor Martinho [email protected]