LIVES: produção, apresentação e alcance

Organizar um programa de Natal ou Páscoa normalmente demanda tempo e recursos variados, como pessoais, financeiros ou tecnológicos. Apresentações culturais nas congregações precisam ser planejadas para obterem sucesso, principalmente quando se pensa no propósito e público que gostaria de alcançar.

Muitas congregações também precisaram adaptar suas programações para o ambiente virtual quando a presença nos templos foi impedida por decretos e recomendações de órgãos de saúde. Nesse período, a IELB transmitiu três lives temáticas: 100 anos do Hinário Luterano – Hinos além dos tempos, em setembro de 2020; Perdão – Especial de Páscoa; e Eu assino, alusiva aos 504 anos da Reforma Luterana, respectivamente, em abril e outubro deste ano.

A partir dessas transmissões, integrantes da IELBCom, grupo de comunicação da igreja luterana, compartilham experiências e sugestões para programações online para congregações e distritos.

A primeira parte é escolher o tema. “É interessante sair do comum e tentar contar a história por outra perspectiva. Por exemplo, quando se pensa na Reforma Luterana, conta-se sobre seu início e as 95 teses, mas nós focamos na Fórmula de Concórdia, relacionando com o lançamento da nova versão do Livro de Concórdia e trazendo a história para os dias atuais. Trace uma linha, que vai guiar todo o programa, e tenha foco para não expandir demais”, explica Éderson Wasen.

Verificar a estrutura física e de pessoas, tanto o que já está disponível quanto o que será necessário para o evento. O músico Rodrigo Bloch lembra que, às vezes, é importante e possível contratar profissionais para auxiliar, seja na organização (iluminação, áudio, figurino, entre outros) quanto na execução (músicos, atores, técnicos de áudio, etc) ou adquirir materiais. Éderson ressalta a importância do equipamento de som ser bem utilizado: “a igreja prega a Palavra de Deus, mas se eu não entendo a Palavra por causa do áudio ruim, de nada vale a pregação”. A equipe ressalta que se for necessário escolher o que contratar, por conta dos recursos financeiros, opte sempre pela qualidade de som, antes de outros aspectos.

É fundamental criar um roteiro que servirá de base para todo o programa. “Inclua músicas, textos, poesias, tudo o que for importante, mas não fuja do tema e nem do roteiro criado. É normal ter muitas ideias e querer colocar tudo no programa, mas saiba restringir e também dizer ‘não’, quando necessário”, ressalta Éderson.

O passo seguinte é a seleção de músicas, que devem estar relacionadas ao tema proposto. “Essa é uma parte importante do processo e deve ser feita com cuidado. As músicas precisam ser funcionais, ou seja, estar de acordo com a teologia pregada, e o canto deve ser claro, para que as pessoas consigam entender o que está sendo cantado. Além disso, as músicas precisam combinar entre si e também com a temática e o estilo escolhido”, enfatiza o maestro Abner Campos.

A programação também deve ter o entretenimento como um dos objetivos, já que é esperado que as pessoas assistam e participem, além de se manterem motivadas a assistir até o final. Organize figurino, cenário e iluminação para manter a atenção do público.

Usar a tecnologia a seu favor. O roteiro pode ser compartilhado em documentos online, que podem ser alterados a qualquer momento, sem a necessidade de novas impressões e sem deixar ninguém com o material desatualizado. Também verifique todos os recursos tecnológicos que há ao seu dispor e contrate pessoas para executar, se for necessário. Pesquise! Nem sempre o valor pago por esses serviços é tão alto quanto imaginado.

Ensaiar é fundamental. Todos precisam ler muito todo o texto, inclusive de cada música, para ficar em sintonia e sincronia e, somente depois, ensaiar. Os instrumentistas também precisam ler, para que possam contribuir com os cantores. Ensaios individuais e coletivos são importantes para que todos possam compreender o roteiro e manter o ritmo da programação.

Ter tempo para planejar é essencial. “O ideal para programas grandes, com cerca de uma hora de duração, é ter no mínimo seis meses para planejamento e organização, mas é possível trabalhar em apenas quatro meses. Ou seja, já é tempo de organizar a programação de Páscoa. Mas sempre é fundamental ter um grupo coeso e motivado a trabalhar junto pelo projeto”, ressalta Rodrigo Bloch.

Sobre a live Eu assino, realizada pela IELB em conjunto com o Seminário Concórdia, o maestro Abner fala sobre o processo em sua área: “Nós selecionamos algumas músicas, e os professores do Seminário, outras. Como seria realizada dentro de uma biblioteca, pensamos em algo acústico, relacionando música, tema e ambiente. Tudo precisa fazer sentido”. E Éderson lembra que a escolha das músicas precisa combinar com o roteiro: “Muitas confissões luteranas relacionadas à Fórmula de Concórdia não estavam relacionadas à época em que foram escritas, como a Preciosa Graça, composta 200 anos depois da Reforma”.

Após cada programa realizado, seja presencial ou virtual, faça uma avaliação com todo o grupo, verificando os pontos positivos e aquilo que pode ser melhorado ou evitado nas próximas edições.

Para um programa ser bem-sucedido, lembre-se de agregar mais pessoas e, principalmente, dividir as tarefas. A comunicação entre os integrantes do grupo é bem importante para que todos saibam o que está sendo feito, o que ainda é necessário organizar e para que a execução seja bem alinhada ao que já estava previsto. Não esqueça de orar pedindo que Deus oriente e acompanhe todo o projeto, para que o maior número de pessoas possa ser alcançado com o evangelho salvador.

As lives da IELB estão disponíveis no Youtube, no canal Toda IELB Canta, ou através deste QR-Code.

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