Paciência

Não conhecemos esta pessoa e não sabemos detalhes da situação em que vive e as dificuldades reais do dia a dia da sua vida. Essa falta de conhecimento não inviabiliza uma resposta sobre esse assunto.

Perder a paciência em determinados momentos é frequente e normal na vida das pessoas. Também os cristãos não estão isentos “deste mal”, como escreve o autor da pergunta.

Nos tempos modernos, especialmente a partir da metade do século 20, a humanidade se viciou em automatismos que geraram o imediatismo. Quer-se tudo “para ontem”. Tudo precisa ser resolvido imediatamente. Não se dá tempo para quase nada.

Esse imediatismo passou a ser a regra da vida das pessoas e a determinar o tipo de relacionamento entre elas. E quando as respostas às indagações não acontecem logo, a paciência aflora, podendo estabelecer desentendimentos e conflitos e gerar outros males, como agressões, separações e outras consequências desagradáveis.

Há muitos textos bíblicos que nos auxiliam na compreensão e solução desse mal (leia):

· 2Pe 1.6 – Apresenta o domínio próprio como uma virtude a ser cultivada por cristãos.

· Gl 5.23 – Relaciona o domínio próprio como fruto do Espírito Santo na vida dos cristãos.

A capacidade de impedir que a impaciência domine a pessoa é adquirida com a presença e ação do Espírito Santo na vida dos cristãos. Quanto maior for a meditação na Palavra de Deus, através da qual o Espírito Santo age, maior será a capacidade de atenuar a manifestação da impaciência.

Recomendo a leitura do texto de Tiago 5.7-11, que apresenta exemplos inspiradores de personagens bíblicos que superaram a tentação de perderem a paciência.

O ditado popular, “Quem espera, sempre alcança”, nos lembra da importância de saber esperar com paciência. Lemos no salmo 25.3: “Com efeito, dos que em ti [Deus] esperam, ninguém será envergonhado”. (Leia também o Sl 40.1 e Sl 27.14.)

Aprendamos com o Senhor. Quanta paciência tem conosco! Ele nos perdoa, nos fortalece e ampara com o seu amor.

Orar e “contar até 10”, ajuda a vencer a tentação de perder a paciência!

Martinho Sonntag

Pastor

NOTA:

Esta é uma das perguntas enviadas ao programa “Pergunte ao Pastor”, da Rádio CPT. Esse programa vai ar, ao vivo, todas as quintas-feiras, às 11h, com o pastor Martinho. Você pode participar pelo WhatsApp (51) 3332-2111 ou pelo e-mail do pastor Martinho [email protected]

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.