Ao estudar o tema Comunicação Não Violenta durantes as aulas de Processos Operativos, os estudantes Andressa Jochem, Arthur Schallenberger e Guilherme Dalto deram vazão à imaginação e criaram memes que destacam como fazer a abordagem utilizando as técnicas da Comunicação Não Violenta. Os três são alunos do terceiro ano do curso técnico em Informática do Colégio Luterano Concórdia, de São Leopoldo, RS.
Segundo a coordenadora do curso, Daniela Sperb, os alunos receberam o desafio de reescrever frases que geram agressividade nos ambientes corporativos e surgiu a ideia dos memes. “No curso técnico em Informática, além da apropriação tecnológica de ferramentas, linguagens e conceitos, os alunos são desafiados a ampliar seu repertório de habilidades sociais”, pontua a coordenadora.
A Comunicação Não Violenta é um processo de pesquisa contínua desenvolvido pelo psicólogo americano Marshall Bertram Rosenberg e uma equipe internacional de colegas, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e empatia.
O objetivo é iniciar conversas transformando as intenções iniciais para criar conexão com o outro, ou seja, “desligando” o modo de ataque ou defesa que aprendemos a utilizar ao longo da vida e permitindo que as vulnerabilidades sejam mostradas.