A Escola Dominical

Sua origem e importância para a edificação do povo de Deus

Era o ano de 1780, na Inglaterra. Um homem chamado Robert Raikes estava preocupado com a situação das crianças de sua cidade. Naquela época, elas eram obrigadas a trabalhar nas fábricas e não iam para a escola.

Raikes teve uma ideia: reunir essas crianças aos domingos, o único dia em que elas não trabalhavam, para ensiná-las a ler, escrever e fazer contas, usando a Bíblia como livro principal. Ainda naquele ano, aconteceu o primeiro encontro do que conhecemos hoje como Escola Dominical.

No Brasil, nossa igreja inicialmente investiu em escolas paroquiais. Havia a forte convicção de que um dia por semana não seria suficiente para um ensino religioso completo. No entanto, com as mudanças sociais e econômicas, a maioria das escolas paroquiais foi fechada, e a Escola Dominical surgiu como alternativa.

Embora nem sempre aconteça aos domingos, o nome foi mantido por causa de seu significado. Dominical vem de dominus, que em latim significa Senhor. Portanto, Escola Dominical é a escola do Senhor, a escola de Jesus.

É impossível medir a sua importância para a igreja. Muitas congregações foram iniciadas na IELB por meio do trabalho com crianças. Uma ação evangelística que não deveria ser deixada de lado e que, ainda hoje, pode gerar grandes frutos. Além disso, a Escola Dominical tem sido essencial na educação cristã, pois nela as crianças aprendem as principais histórias bíblicas, crescendo na fé, no amor e no conhecimento da Palavra de Deus.

É claro que esse trabalho é cheio de desafios. Por exemplo, ganhar a atenção de crianças que estão sempre conectadas, conquistar a confiança e a participação dos pais, conseguir a presença de famílias ocupadas, recrutar professores voluntários, e assim por diante. Por isso, precisamos apoiar a Escola Dominical e orar para que o Senhor continue inspirando e encorajando os milhares de professores e professoras que dedicam seu tempo e dons para educar as crianças na fé.

Para ajudar a Escola Dominical na IELB, o Departamento de Educação Cristã mantém uma Comissão Nacional que cria currículos e desenvolve materiais, além de atuar na formação de professores. A série “Com Jesus” é um exemplo de material produzido pela Comissão. Outro exemplo são os Encontros de Capacitação para a Educação Cristã (ECEC). Em 2024, estão previstos 24 eventos, em diversas regiões do Brasil, focados na formação de professores.

O carinho da igreja pelo trabalho com as crianças é tão grande que o dia 20 de setembro foi escolhido como o Dia da Escola Dominical na IELB. Um momento que marca nossa gratidão a Deus por preservar o seu evangelho também entre os pequeninos. Aproveite a data festiva para reafirmar o seu compromisso de valorizar e apoiar a Escola Dominical, e para agradecer aos professores e professoras que ensinam nossas crianças com tanto amor e dedicação.

Seguindo o exemplo de Robert Raikes, que tenhamos sempre uma santa indignação quando as crianças forem impedidas de ouvir o Bom Pastor Jesus, pois o próprio Senhor ordenou: Deixem os pequeninos e não os impeçam de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos Céus (Mt 19.14).

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

Veja também

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Departamentos fazem última reunião antes do CD 2024

Integrantes se reuniram de forma online para apresentação de relatórios