SERVIR – fator de contentamento

O verdadeiro contentamento do cristão brota de dentro para fora, isto é, quando Deus ocupa o primeiro lugar em sua vida. Os bens materiais em abundância são ilusórios. Logo, o contentamento não está no “ter”.

Noemi Strelow Reis 
Congregação Cristo Salvador
Bairro Alto – Curitiba – PR

O contentamento tem reflexos não só no semblante das pessoas, como é ingrediente fundamental na busca da felicidade, tão almejada pelo coração humano desde os primórdios. Contudo, atualmente, o contentamento parece distante de muitas vidas.

 O enfrentamento de dificuldades e conflitos pode ofuscar o brilho de certos dias, nos quais somos propensos ao desânimo e à inércia. Esquecemos das misericórdias do Senhor e de que o Espírito de Jesus nos conduz em toda e qualquer situação.

Deus é fiel em suas promessas! Veja o que o Senhor disse a Abrão em Gênesis 15.1: “Não tenha medo, Abrão, eu sou o seu escudo”. Já a Josué, o Senhor falou: “Assim como estive com Moisés, estarei com você” (Js 8.1). Ambos seguiram fortalecidos, servindo aos propósitos do Senhor. Nós, também, às vezes, enfrentamos desafios acima das nossas forças humanas, mas a mão misericordiosa do Pai sempre nos amparou. Por isso rendemos gratidão e louvor ao Senhor! O verdadeiro contentamento do cristão brota de dentro para fora, isto é, quando Deus ocupa o primeiro lugar em sua vida. Os bens materiais em abundância são ilusórios. Logo, o contentamento não está no “ter”.

Almejar o bem-estar, a realização pessoal, a qualidade de vida, é próprio do ser humano, e não há nada de errado nisso, contanto que os meios empregados sejam justos, dignos, éticos e morais, livres de ganância. Somos somente administradores dos bens concedidos pelo Senhor, e não proprietários. Querer sempre mais e mais e acumular bens pode nos tirar o foco de servir. Deveríamos, sim, olhar para o lado, estender a mão ao necessitado, socorrê-lo em suas necessidades físicas e espirituais, levando-lhe conforto e consolo da fé cristã. Quando se compartilha em humildade e empatia, sente-se alegria e gratidão pela oportunidade de servir. Além disso, deixamos de focar unicamente em nós mesmos, mas glorificamos o nome de Deus.

A Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) tem como lema: “Servir ao Senhor com alegria” (Sl 100.2). Com seu trabalho, mulheres espalhadas pelo imenso país, auxiliam no serviço social, na missão evangelística, na construção de capelas e formação teológica de pastores da IELB. As servas luteranas estão focadas no servir!

Servir com alegria é uma manifestação de verdadeiro contentamento! Já manifestações constantes de descontentamento e murmurações podem tornar-se hábito dos quais nem nos damos conta. Reclamar e não reconhecer as pequenas grandes bênçãos diárias recebidas das generosas mãos de Deus, desagradam ao Criador, que nos sustenta com o necessário.     

Que ele mantenha nosso coração humilde, grato e reconhecido, sempre pronto a servir. Sejamos gratos pelo bem mais precioso que já nos foi outorgado através de Cristo, que nos serviu humildemente com seu sofrimento, morte e ressurreição, doando-se voluntariamente, a fim de nos resgatar da condenação a que estávamos sujeitos. Este é o bem mais precioso, e nenhum outro tesouro terreno, por mais valioso que seja, se compara com a certeza da presença de Deus na vida dos que nele creem e a certeza de, depois da vida terrena, estar em sua presença e poder contemplá-lo face a face, por toda a eternidade. Isso, sim, enche de contentamento o coração do cristão. Essa é a verdadeira felicidade! O bem mais precioso!

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Veja também

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Departamentos fazem última reunião antes do CD 2024

Integrantes se reuniram de forma online para apresentação de relatórios

Congregação Da Santa Cruz celebra 76 anos

Culto festivo também lembrou os 175 anos da imigração alemã na região