Vivendo o casamento sob a graça

Lendo Gênesis 2.18-24, aprendemos que Deus, enquanto criava, dizia que tudo era muito bom. Deus criou a luz e disse: é muito bom; Deus criou a terra e disse: é muito bom. A primeira vez que Deus disse que algo não era bom foi quando ele viu que o homem estava sozinho.

Então Deus disse: “Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.

Auxiliadora – Idônea

Hoje, tantas palavras sofreram distorção que, quando falam, por exemplo, em submissão, alguns se arrepiam.

Todo seguidor de Jesus Cristo está submisso. O próprio Cristo tomou o seu lugar de servo (Fp 2). Submissão não deveria ser um problema para a mulher cristã ante o seu marido. Submissão também não deveria ser um problema para o homem diante do Senhor e nem de uns para com os outros – enquanto membros do mesmo corpo.

O problema não está na palavra submissão, mas no orgulho. Quando o orgulho domina a pessoa, logo a ruína entra e destrói casais e famílias que se amam. Humildade é essencial para o casamento.

Vamos olhar para a Trindade

Vemos o Pai, o Filho e o Espírito Santo disputando poder entre si? Isso não existe. Eles são uma unidade plena, perfeita e sem defeito. Os três são três, mas um. Eles funcionam assim, numa harmonia completa e perfeita.

O plano de Deus nunca foi que homem e mulher disputassem poder. Ou discutir sobre quem é o maior ou menor. Pelo contrário, marido e mulher quando vivem conforme o plano de Deus para a família, vivem mais felizes, porque um auxilia o outro.

Deus criou a mulher como auxiliadora do homem. Esse termo não significa inferioridade, mas reforça o significado da ordem da criação, onde Adão era o parceiro que tinha uma responsabilidade maior, e isso inclui cuidar muito bem da sua mulher.

“Assim como Cristo amou a igreja, amai vossas mulheres” – Efésios 5.21-33.

Alguém já ouviu falar que Cristo bateu na igreja? Traiu a igreja? Maltratou a igreja? Estuprou a igreja? Desrespeitou a igreja? Pelo contrário: Cristo salvou a igreja, cobre a igreja de bênçãos, confere autoridade à igreja, ama a igreja, protege a igreja, deu a vida pela igreja.

Temos em Efésios o modelo de amor para os homens: Como Cristo amou a igreja, ame sua esposa. Jesus não precisa nos lembrar de que ele é autoridade sobre a igreja, porque ele é. A autoridade de Jesus é fácil de ser entendida pela igreja, porque é uma autoridade exercida em amor e serviço.

Submissão e autoridade

Marido e mulher só não vivem isso dentro do matrimonio quando lhes falta submissão à autoridade da Palavra de Deus. Pois quando o casal se volta para a Bíblia de forma submissa e humilde, ele se volta para plano perfeito de Deus do matrimônio.

Muitos casais, com o passar do tempo, passam a encarar o casamento com rivalidade e até com espírito de competição. Veem o casamento como um jogo de tênis – quando há uma dificuldade, elas são rebatidas de um lado para o outro. O objetivo do jogo é fazer o outro errar para se obter a vitória.

Entretanto, se quisermos comparar o casamento com algum jogo, podemos compará-lo com o jogo de frescobol. O objetivo desse jogo é se esforçar ao máximo para não deixar a bola cair e entregá-la para o outro nas melhores condições. A moral é: quanto mais tempo a bola ficar no ar, os dois ganham.

Deus não nos deu adversários, concorrentes para o casamento. Ele nos deu cônjuges.

É muito bom viver o matrimônio sob a bênção do Criador: Deus. O cônjuge (esposo/esposa) que temos, não é nosso(a), mas é de Deus. E quando cuidamos do cônjuge, estamos cuidando do bem mais precioso de Deus para nós.

Portanto, vivamos o casamento sob a graça de Deus. Amém.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

Veja também

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

A Escola Dominical

Sua origem e importância para a edificação do povo de Deus

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação