ILC aprova mais discussões ecumênicas com a Igreja Católica

No dia 16 de setembro, a Conferência Mundial do Conselho Luterano Internacional (ILC) 2022 adotou uma resolução pedindo a continuação das conversas ecumênicas com a Igreja Católica Romana e aprovando o relatório final das conversas da CIT e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos (PCPCU), que foi publicado em 2020.

A discussão do tema começou na manhã de 14 de setembro, quando os integrantes do comitê de diálogo entre as duas igrejas, Rev. Dr. Werner Klän (Alemanha), e Rev. Dr. Gerson Linden (IELB, diretor do Seminário Concórdia) relataram os resultados das discussões teológicas entre o CIL e o PCPCU (que recentemente foi renomeado Dicastério da Promoção da Unidade dos Cristãos). O relatório final sobre as conversas foi publicado conjuntamente em 2021 e encontrou convergências significativas entre as duas tradições em várias áreas.

Em seu relatório para a conferência, o Dr. Klän observou a resposta positiva ao Relatório Final já vista nas igrejas da ILC na Alemanha e Austrália, enquanto o Rev. Dr. Gerson Linden também comentou sobre sua utilidade no contexto latino-americano. O Dr. Klän encorajou a Conferência Mundial de 2022 a receber as sugestões do Cardeal Koch e do Presidente da ILC, Voigt, e adotar uma resolução comprometendo-se a continuar as conversas ecumênicas com a Igreja Católica Romana.

Essa resolução foi apresentada à Conferência Mundial em 16 de setembro, período em que a CIT adotou a resolução “Aprovar o Relatório do Grupo de Diálogo ILC/PCCPU e levar adiante seu trabalho”.

Na resolução, a 27ª Conferência Mundial da ILC observa “seu sincero agradecimento tanto aos representantes católicos romanos quanto aos confessionais luteranos neste diálogo por seus esforços e preparação do Relatório Final”.

“A ILC aprova o Relatório Final e apoia a continuação de contatos e conversas em formas e formatos apropriados”, continua.

“A 27ª Conferência Mundial da ILC expressa a esperança de que mais trabalho teológico seja feito entre os representantes da ILC e do PCPCU na preparação para o 500º aniversário da Confissão de Augsburg em 2030”, continua a resolução . Para esse fim, instrui o conselho da ILC a “começar a planejar (incluindo apropriação de fundos) para que nosso Conselho continue esse compromisso teológico entre luteranos confessionais e a Igreja Católica”, incentivando “um foco particular nas questões de apostolicidade e catolicidade”.

Baixe aqui a resolução completa.

Por Matheus Block (Gerente de Comunicações do CIL e editor da revista The Canadian Lutheran)

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

O dia mais sombrio do ano

Na vida, também há os dias em que o que se sobressai não é o brilho das tantas bênçãos de Deus ao nosso redor, mas sim, as sombras de dores e sofrimentos

Veja também

O dia mais sombrio do ano

Na vida, também há os dias em que o que se sobressai não é o brilho das tantas bênçãos de Deus ao nosso redor, mas sim, as sombras de dores e sofrimentos

Quem somos para sermos lembrados?

O Senhor cuida do universo, meu Senhor, cuida de mim, sabe quem sou, conhece minhas possibilidades e limites.

Apareço, logo existo

Em uma contemporaneidade tão superficial, tão atrelada à hiperexposição, Provérbios nos faz um grande chamamento