ILC aprova mais discussões ecumênicas com a Igreja Católica

No dia 16 de setembro, a Conferência Mundial do Conselho Luterano Internacional (ILC) 2022 adotou uma resolução pedindo a continuação das conversas ecumênicas com a Igreja Católica Romana e aprovando o relatório final das conversas da CIT e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos (PCPCU), que foi publicado em 2020.

A discussão do tema começou na manhã de 14 de setembro, quando os integrantes do comitê de diálogo entre as duas igrejas, Rev. Dr. Werner Klän (Alemanha), e Rev. Dr. Gerson Linden (IELB, diretor do Seminário Concórdia) relataram os resultados das discussões teológicas entre o CIL e o PCPCU (que recentemente foi renomeado Dicastério da Promoção da Unidade dos Cristãos). O relatório final sobre as conversas foi publicado conjuntamente em 2021 e encontrou convergências significativas entre as duas tradições em várias áreas.

Em seu relatório para a conferência, o Dr. Klän observou a resposta positiva ao Relatório Final já vista nas igrejas da ILC na Alemanha e Austrália, enquanto o Rev. Dr. Gerson Linden também comentou sobre sua utilidade no contexto latino-americano. O Dr. Klän encorajou a Conferência Mundial de 2022 a receber as sugestões do Cardeal Koch e do Presidente da ILC, Voigt, e adotar uma resolução comprometendo-se a continuar as conversas ecumênicas com a Igreja Católica Romana.

Essa resolução foi apresentada à Conferência Mundial em 16 de setembro, período em que a CIT adotou a resolução “Aprovar o Relatório do Grupo de Diálogo ILC/PCCPU e levar adiante seu trabalho”.

Na resolução, a 27ª Conferência Mundial da ILC observa “seu sincero agradecimento tanto aos representantes católicos romanos quanto aos confessionais luteranos neste diálogo por seus esforços e preparação do Relatório Final”.

“A ILC aprova o Relatório Final e apoia a continuação de contatos e conversas em formas e formatos apropriados”, continua.

“A 27ª Conferência Mundial da ILC expressa a esperança de que mais trabalho teológico seja feito entre os representantes da ILC e do PCPCU na preparação para o 500º aniversário da Confissão de Augsburg em 2030”, continua a resolução . Para esse fim, instrui o conselho da ILC a “começar a planejar (incluindo apropriação de fundos) para que nosso Conselho continue esse compromisso teológico entre luteranos confessionais e a Igreja Católica”, incentivando “um foco particular nas questões de apostolicidade e catolicidade”.

Baixe aqui a resolução completa.

Por Matheus Block (Gerente de Comunicações do CIL e editor da revista The Canadian Lutheran)

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.