Loci Gobetti é a nova presidente da LSLB

O tema escolhido para o 31º Congresso Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) não poderia ser melhor: “Seja feita a tua vontade”. Afinal, o último evento presencial da IELB antes da pandemia foi o Congresso da Liga em janeiro de 2020, quando reuniu mais de 1,2 mil pessoas em Foz do Iguaçu, PR. Tradicionalmente realizado a cada dois anos e com a expectativa de que a pandemia do Coronavírus já estivesse sob controle, a ideia inicial era realizar a programação normalmente. Mas não foi possível e, assim como os leigos (agosto de 2021) e os jovens (janeiro de 2022), as servas também optaram pelo formato digital.

A programação foi transmitida pelo Facebook da LSLB e pelo canal da Rádio CPT no Youtube nos dias 15 e 16 de janeiro (acesse aqui a playlist).

No hotel Swan, em Novo Hamburgo, RS, apenas a Diretoria Nacional e as representantes regionais da LSLB, equipe organizadora e de transmissão e convidados que levaram a programação a milhares de pessoas conectadas pelo mundo afora (até o encerramento, os dois dias de programação tiveram cerca de 20 mil visualizações). Muitas pessoas reunidas em família ou departamentos para assistir juntos em suas regiões. Convidado a enviar fotos assistindo à programação para serem exibidas durante a transmissão, o público atendeu e foram recebidas mais de 130 fotos de servas de diversas regiões do Brasil e até do exterior.

Sob o lema “Ele é o Senhor. Que ele faça o que achar melhor” (1 Sm 3.18), a programação contou com palestra ministrada pelo vice-presidente de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz, e com devoção feita pelo Conselheiro da Revista Servas ao Senhor, pastor Edgar Lemke.

O Conselheiro da Comissão de Crescimento Espiritual, Rev. Prof. Raul Blum, dirigiu a devoção baseada no tema “Seja feita a tua vontade”. Esse também foi o enfoque da mensagem do culto de encerramento, pelo Conselheiro da LSLB, pastor Rubens José Ogg, que deixa a função nesta gestão.

O vice-presidente de Expansão Missionária conduziu a instalação da nova diretoria para o biênio 2022-2024 (confira a listagem completa dos nomes abaixo). Também participaram do culto os pastores Edgar Lemke e Kenny Ogg como liturgistas e o Rev. Prof. Raul Blum na condução musical.

Reencontros e despedidas

Os congressos da IELB sempre são momentos especiais de encontros e reencontros. Os nacionais geralmente acontecem a cada dois anos. Mas a pandemia impediu esse contato físico e a igreja como um todo teve que se reinventar. Tentando minimizar o impacto e possibilitar essa comunhão e integração, algumas estratégias foram criadas, como a interação do público que acompanhava a transmissão, exposição de fotos enviadas pelo whatsapp da Rádio CPT, transmissão de flashbacks de congressos anteriores a fim de relembrar esses momentos e também rever pessoas. Houve departamentos que se reuniram em suas congregações para fazer seu próprio congresso, com direito a almoço, bolo, lembranças e até entrada dos estandartes – tradicional nos eventos da igreja. Cada uma utilizando a criatividade e os meios para continuar servindo ao Senhor com alegria – lema da LSLB.

Aliás, esse foi o incentivo da 1ª vice-presidente da atual gestão, Tania Kopereck, ao final da homenagem de despedida da presidente Marli Wiedmann e da 1ª tesoureira, Iris Scholz, após 8 e 12 anos, respectivamente, na diretoria nacional da Liga. Também se despede a coordenadora da Revista Servas ao Senhor, Candace Lassig, que será substituída pela Natacha Teske, que já atua no Mensageiro Luterano da Editora Concórdia.

Esse congresso também oportunizou a primeira reunião com as representantes regionais da Liga. Das 11 regionais, nove estavam presentes. No sábado à noite, houve um momento de confraternização e diálogo para avaliação e troca de experiências. Uma oportunidade ímpar, sobretudo para as representantes que estreiam nesta função assumida já na pandemia, pois foram eleitas em janeiro de 2020.

Com ou sem pandemia, o fato é que a igreja continua viva, confiante e disposta a se reinventar para continuar servindo ao Senhor com alegria, com a missão de levar o amor de Jesus e a Palavra de Deus a todos, seja presencial ou virtualmente. Afinal, “Ele é o Senhor. Que ele faça o que achar melhor” (1 Sm 3.18) E seja feita a tua vontade!

Veja o álbum de fotos completo aqui.

Confira os eleitos da LSLB (gestão 2022-2024):

Presidente: Loci Marinês Narcizo Gobetti (eleita) – Campo Grande, MS

2ª vice-presidente: Silmari Cristina Silva Garcia Carvalho (eleita) – Porto Alegre, RS

2ª Secretária: Gudrun Amsberg de Almeida (reeleita) – Canoas, RS

1ª Tesoureira: Dulce Lires Dittberner Weber (eleita) – Cachoeirinha, RS

Pastor Conselheiro: Ismar Lambrecht Pinz (eleito) – Porto Alegre, RS

Conselho Fiscal: 3ª titular: Hélia Schneider da Silva (eleita) – Bagé, RS

Suplente: Clair Margarete Hugentobler Maria (eleita) – Sapiranga, RS

Presidentes Regionais:

Região Catarinense: Joselaine Franke Griesang (eleita) – Seara, SC

Região Centro Oeste: Maria de Nazareth Danzmann (reeleita) – Brasília, DF

Região Espírito Santo-Minas: Alini Ewald Eller (eleita) – Vitória, ES

Região Metropolitana: Neide Feltrin do Nascimento Hübner (reeleita) – Sorocaba, SP

Região Missioneira: Simone Schimidt Pinheiro (eleita) – Santa Rosa, RS

Região Nordeste: Jane Denise Serafim de Oliveira (reeleita) – Salvador, BA

Região Norte: Edivânia dos Santos Schropfer (eleita) – Manaus, AM

Região Noroeste: Nilva Klein de Almeida (eleita) – Cacoal, RO

Região Oeste: Rosangela Franciela Cordazzo Poganski (reeleita) – Campo Verde, MT

Região Paranamasul: Maria Elizabete Bobato Retzlaff (reeleita) – Imbituva, PR

Região Sul: Carmen Regina Rain (eleita) – Canoas, RS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.