14º ENEL supera expectativas

Número de participantes foi o 2º maior já registrado e 77% dos participantes atribuíram notas 9 e 10 para as atividades oferecidas

Um mês depois, o 14º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL) continua repercutindo. Realizado de 16 a 19 de julho, em Santo Amaro da Imperatriz, SC, o evento reuniu cerca de 330 participantes, entre educadores, administradores e entusiastas da pedagogia luterana de todo o país, para debater sobre os 500 anos da Pedagogia Luterana.

Do exterior, estiveram participando do 14º ENEL nove pessoas da Argentina, uma do Uruguai, duas do Paraguai e uma do Canadá. Da Argentina, além de diretores e representantes legais de quatro escolas, estiveram presente também o prof. Pablo Lavia e a contadora Claudia Bravo, que são, respectivamente, o supervisor geral e a contadora geral das 10 escolas mantidas pela IELA. Do Uruguai, veio o pastor Christian Hoffmann, capelão do Colegio San Pablo, de Montevideo, e do Paraguai, fizeram-se presentes o pastor Alceu Alton Figur, presidente da IELPA, e o pastor Sidnei Alexandre Tiedt, capelão do Colegio Integral Privado Crecer, localizado em Ciudad del Este. Também teve a participação do Dr. Thomas James Korcok, associado no Concordia Lutheran Theological Seminary de St. Catharines, Ontário, Canadá, que foi um dos palestrantes.

Segundo o diretor-executivo da ANEL, prof. Nelci Senger, o evento superou as expectativas dos organizadores em vários aspectos. “O número de participantes foi o 2º maior já registrado, incluindo-se, entre estes, 13 pessoas vindas de outros quatro países, além do Brasil. Já tinham ocorrido edições com outros dois países representados. Em consequência disso, o número de pessoas vindas de fora também foi recorde”, observou.

Entretanto, segundo Nelci, o ponto mais significativo a ser destacado na avaliação foi o fato de que 77% dos participantes atribuíram notas 9 e 10 para as atividades oferecidas. “Isto representa um alto grau de satisfação com a oportunidade de integração e convívio em um espaço aprazível, como é o ambiente do Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, mas indica também um excelente grau de satisfação com a forma como a ANEL se organizou para oferecer estudos e reflexões sobre um tema muito caro para as escolas da IELB. Há muito a ser estudado ainda sobre a contemporaneidade da Pedagogia Luterana, porém, a caminhada feita até aqui já gerou frutos excelentes, como as publicações ‘Ide, Ensinai a Todos’ (2017), ‘Pedagogia Luterana: dois olhares’ (2018), uma proposta de ‘Projeto Político Pedagógico para Escolas Luteranas’ (2020) e, por fim, a coletânea de artigos reunidos no livro ‘Outros 500 Anos da Pedagogia Luterana’ (2024), lançado neste encontro. Da parte da ANEL, resta a gratidão pela participação das escolas a ela associadas e, é claro, a expectativa de que todas possam estar presentes no 15º ENEL, na Argentina, como parte integrante do 1º Encontro Latino-Americano de Escolas Luteranas”, pontuou.

Para o presidente da ANEL, pastor Marlus Seling, foi um evento histórico e marcante. “Foi uma oportunidade ímpar para entendermos e valorizarmos ainda mais a nossa missão como escolas luteranas. Agradecemos aos palestrantes, devocionistas, membros do conselho diretivo e diretoria executiva da ANEL, cujo empenho e dedicação foram fundamentais para o sucesso do evento. Agradecemos também a cada escola representada por seus diretores, pastores, professores e demais colaboradores. A presença de todos tornou este encontro inesquecível e renovaram nosso compromisso e entusiasmo para continuar a promover uma educação baseada nos valores e ensinamentos de Cristo”, concluiu.

CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES:

“Antes de ser professora, eu fui aluna do colégio desde os 7 anos de idade, estudando no 2º ano do ensino fundamental até o Ensino Médio. Este fato de ter sido aluna de uma escola confessional e hoje uma professora do mesmo colégio, faz eu ter duas óticas: a de aluna e de professora. Sendo assim, um ponto fundamental para mim de trabalhar em uma escola confessional é justamente a preservação dos princípios e valores, que tem se diluído na nossa sociedade. Isso faz eu como professora me sentir pertencente de um lugar onde, além de ensinar somente a matéria música, com canções, programas comemorativos ao longo do ano, nós podemos cantar sobre A Verdade, podemos continuar com disciplina, respeito, amor e confissão da fé! Este ano, tive a honra de poder participar do meu primeiro ENEL, e confesso que me surpreendi com tanta qualidade de cada palestra, cada momento e do movimento de escolas luteranas! Participar da ENEL contribuiu para que eu melhore sempre as estratégias em sala de aula, a humanização e a preservação dos princípios. Além disso, tive muito network e fiz amizades com professores de outros lugares, ampliando a aprendizagem e experiência. Me sinto feliz de ter participado da ENEL além de espectadora, também como musicista podendo servir nos momentos musicais do evento!”

Rebeca Satriani, professora de Música do Colégio Luterano São Paulo há 6 meses

“Nestes oito anos, já atuei na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e, atualmente, estou com turmas de 5º e 6º anos. Considerando que a nossa escola faz parte do Instituto Santíssima Trindade e atende as crianças da comunidade e principalmente as que moram no ‘lar’, penso que o fato de ser uma escola confessional acaba sendo um ponto facilitador pois, além de auxiliar nossos alunos na construção de conhecimento, que é tão importante, precisamos fortalecer laços e apoiá-los também no reconhecimento enquanto sujeitos, capazes de desenvolver valores essenciais para viver em sociedade. Portanto, acredito que através da fé, nossa missão se torna mais leve. A minha primeira participação no ENEL foi, sem dúvida, uma experiência incrível, momento de formação não só para a professora, que voltou para a escola motivada a acrescentar muito em suas aulas, pensando ainda mais nas marcas que seus alunos levarão para a vida pois, os temas de todas as palestras foram muito interessantes, atuais e um convite a sair da zona de conforto e fazer a diferença. Como mãe da Valentyna, de 7 anos, e do Vycente, de 10 meses, que me acompanhou em todos os momentos do congresso, ter participado me fez refletir ainda mais sobre o que realmente é importante deixar para os meus filhos e que cidadãos pretendo entregar para a sociedade quando eles forem capazes de voar…”

Marilete Richwicki, 37 anos, professora na Escola Santíssima Trindade, de Gramado, RS, desde 2016

“Com muita alegria e satisfação, um bom grupo de colaboradores estava se organizando para participar deste 14 ENEL. Porém, após as intercorrências trazidas pelas enchentes em nossa cidade, mesmo não tendo nossa estrutura física atingida, cerca de 30% de nossa comunidade escolar, incluindo estudantes, seus familiares e colaboradores, foram diretamente atingidos. Em virtude disso, necessitamos readequar nosso calendário de atividades, reduzindo o período de recesso, impossibilitando nossos colaboradores de estarem presentes. Como diretor, tive a honra de representar nosso colégio, sabendo que levava comigo a expectativa e a vontade do nosso grupo de colaboradores que gostariam de estar presentes no evento. Essa honra foi ainda maior, por representar e receber a homenagem das demais escolas pela passagem dos 80 anos do Concórdia. Ficamos muito felizes e muito gratos por toda nossa história ter sido lembrada e por percebermos o quanto essa história tem a mão de Deus guiando nossos caminhos e nossas decisões. Pessoalmente, essa participação no ENEL também foi especial para mim, pois foi a primeira como diretor. As anteriores foram todas como professor, o que muda a percepção. Entendo que nestes encontros conseguimos ter uma certificação de nossa identidade como instituição confessional cristã luterana. É possível percebermos que não estamos solitários nesse mar revolto, desafiador que é a educação em nosso país. E essa percepção se dá não apenas pelo compartilhamento de nossas dificuldades, mas principalmente por uma noção de unidade. Noção essa que mesmo longe geograficamente, nos aproxima como membros de uma rede que necessita crescer e fortalecer seus laços. Onde cada instituição possui suas peculiaridades administrativas, financeiras, de conduta e de mantença, mas que se fortalece baseada em uma mesma pedagogia, num mesmo caminho de instrução que vai além daquilo que qualquer outra escola pode oferecer. Após ouvir e entender mais sobre a Pedagogia Luterana, fica claro que a nossa prática diária está justificada. A pedagogia do amor com limites. A prática que ninguém explica, mas que todos aqueles que fazem parte da vida de uma escola luterana sentem. Essa prática, essa vivência, essa identidade passam a ter nome e sobrenome: PEDAGOGIA LUTERANA DE EDUCAÇÃO. Precisamos aprimorar cada vez mais o nosso saber sobre essa abordagem pedagógica, aprofundando nossa prática, deixando marcas cada vez mais profundas, que somente uma escola luterana através de sua conduta cristã evangélica, pode imprimir na vida de sua comunidade. Volto para o nosso dia a dia do Concórdia com o ânimo renovado, trazendo comigo a gratidão pelos momentos que vivemos neste ENEL, com a missão de disseminar em nosso meios as boas práticas que aprendi e com a esperança de que no próximo ENEL estaremos juntos novamente.”

Alison Ricardo Staudt, diretor do Colégio Luterano Concórdia de Canoas, RS

“Este ano, nossa Escola de Educação Infantil Aprender Brincando completa 10 anos. Atualmente, atendemos 50 crianças em turno integral ou parcial, de 2 a 6 anos, e temos uma equipe de 8 colaboradores. Além disso, este também foi um ano especial, pois filiamos a escola à ANEL. Desde o princípio, tivemos a filosofia luterana e cristã presente no ambiente escolar, através de contação de histórias bíblicas, cânticos e apresentações que enfatizam o amor de Deus e a mensagem da salvação. Nossa última apresentação de Natal teve mais de 300 pessoas na plateia, apesar de se apresentarem apenas 35 crianças. Por meio da escola, levamos a mensagem cristã a novas famílias que se interessam por conhecer a Palavra e também buscam locais de culto luterano, que indicamos por meio das comunidades do nosso Distrito Sul I. Ter participado do 14° ENEL nos fez entender que estamos no caminho certo e nos incentivou a crescer como escola. O evento trouxe temas muito pertinentes em suas palestras, ampliando nossos conhecimentos sobre educação cristã e possibilitando levar novas ideias para nosso dia a dia em sala de aula. Neste ano, fomos apenas eu e meu esposo, o pastor Jones Rubira, mas no próximo evento queremos motivar mais colaboradores a participarem, pois a experiência é muito enriquecedora e os motivará ainda mais.”

Suzana Rubira, diretora da Escola de Educação Infantil Aprender Brincando, de Pelotas, RS (1ª escola infantil privada associada à ANEL)

O programa Revista CPT, do Canal CPT, repercutiu o encontro. Assista aqui:

Confira aqui a programação completa.

Veja aqui o álbum de fotos.

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