A Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL) realizou o seu 26º Encontro de Gestão e Capelania, um evento que celebrou os 40 anos da instituição com muita emoção. Cerca de 100 participantes, entre capelães, equipes diretivas, mantenedores e parceiros, se reuniram para debater o tema “Missão, Liderança e Gestão Estratégica: Desafios e Oportunidades nas Escolas Luteranas”.

O encontro reforçou a importância da sinergia entre a gestão administrativa e a capelania, pilares essenciais para a educação luterana. A programação, que focou na capacitação e no aprofundamento, buscou capacitar os profissionais com ferramentas e conhecimentos para enfrentar os desafios do ensino, mantendo a fidelidade à identidade cristã.

O evento foi marcado por uma série de palestras com foco na formação dos participantes. O diretor da Faculdade Luterana Concórdia, dr. Gerson Luis Linden, abordou o tema “O papel da Direção e da Capelania em relação aos colaboradores da escola confessional luterana”. Confira as demais palestras abaixo.





Os devocionais foram conduzidas pelos pastores Joel Müller (vice-presidente de Ensino da IELB), Heitor Stahnke (capelão do Colégio Colônia Holandesa, de Arapoti,PR) e Jaques Schlosser (capelão do Colégio Concórdia, de São Leopoldo, RS).



Além disso, uma feira de exposição reuniu dez parceiros que apresentaram projetos e ferramentas educacionais em colaboração com a ANEL e as escolas filiadas.

HOMENAGENS
A celebração dos 40 anos da ANEL culminou em um emocionante jantar de confraternização no sábado, com a entrega de placas de homenagem a ex-presidentes e ex-diretores executivos que dedicaram suas vidas à instituição. Foram homenageados os ex-presidentes: Werner Norberto Sonntag (1985-1988 e 1996-1998), Elmer Nicodemos Flor (1988-1994), Marcos Fernando Ziemer (1994-1996), Waldemar Bruno Fritz (1998-2001), Rubem Rieger (2001-2004), Martim Heimann (em memória – 2004-2011), Nelci Naor Senger (2011-2012 e 2016-2022), Neander Kloss (2012-2014), Joel Müller (2014-2016) e Marlus Seling (atual presidente) e ex-diretores executivos: Werner Norberto Sonntag (1996-1998), Ignez Strelow de Carvalho (1998-2013) e Marli Lebkuchen Lange (2013-2022).

O evento também deu as boas-vindas a três novas escolas filiadas: Escola Aprender Brincando (Pelotas, RS), Escola Cristo Redentor (Catanduvas, SC) e Escola Futura (Coronel Vivida, PR), que receberam placas de boas-vindas.

PROGRAMAÇÃO DE FORMAÇÃO
A programação de formação contou com profissionais renomados que abordaram temas cruciais para a gestão escolar:
Planejamento financeiro: Fernando Barão, economista com MBA pela USP, compartilhou sua expertise sobre planejamento financeiro no contexto educacional.
9BOX e comitês de avaliação de desempenho: O gestor escolar Esp. Paulo Evando Gonçalves Costa abordou ferramentas de avaliação e desenvolvimento de equipes.
Plano de crescimento para escolas: Pedro London, fundador e CEO da Inspin, apresentou estratégias para um crescimento sustentável.
Inclusão e legislação: As especialistas Dra. Gianna Canderari e Prof.ª Doriane Ferreira discutiram temas jurídicos e pedagógicos essenciais para o atendimento educacional inclusivo.


Para o presidente da ANEL, pastor Marlus Seling, o encontro foi uma bênção. Ele ressaltou a importância de usar as escolas como um braço de evangelização e fortalecimento da comunidade. “O encontro tem sido uma grande bênção, de grande aprofundamento teológico e de grande reflexão sobre o que a educação confessional luterana é no nosso tempo e espaço”, frisou.
O diretor-executivo da ANEL, prof. Nelci Senger, comentou que a educação luterana tem uma missão a cumprir e que o evento proporcionou um momento de aprimoramento contínuo para que essa missão não se perca no tempo. “As escolas, hoje, têm que ter um compromisso para com a fé e a vida e que isso possa transbordar para a comunidade de fé, para a família, para o educando e para toda a sociedade”, disse.
O vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Joel Müller, afirmou que o encontro é um espaço valioso para discutir os desafios atuais da educação luterana. “O grande desafio é exatamente poder equilibrar a questão da gestão com a questão da capelania”, observou ele, que vê o evento como uma oportunidade para fortalecer a parceria entre as escolas e a igreja.
O diretor da Faculdade Luterana Concórdia, dr. Gerson Linden, comentou sobre a relevância do tema, enfatizando a troca de experiências e a comunhão entre os participantes. Segundo ele, a gestão de uma escola luterana é um “organismo vivo”, e o encontro trouxe reflexões importantes para enfrentar os desafios de forma unida.
Representando as escolas luteranas da Argentina, o Prof. Pablo Lavia, da Iglesia Evangélica Luterana Argentina (IELA), também esteve presente neste evento em que foi anunciado a data e local do 1º Encontro Lationo-americano de Escolas Luteranas, que será realizado em julho de 2026, em Restinga Seca, RS. Em breve, serão divulgados mais informações e detalhes.
Veja aqui o álbum completo do evento.