Entre os dias 17 e 23 de julho, as congregações da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) no Rio de Janeiro sediaram o curso de Imersão na Missão Urbana (IMU). A programação contou com a presença de sete estudantes do Seminário Concórdia, pastores do Distrito Rio de Janeiro (DRJ), o pastor da Hora Luterana, Rev. Mário Rafael Yudi Fukue, o presidente da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Luiz Felipe Machado, e o vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton Schroeder.

O IMU é promovido pelo Centro de Treinamento Missionário (CTM) Pastor Nestor Welzel, em parceria com o Distrito Rio de Janeiro e a IELB. Criado em 2015, o programa teve sua primeira edição em São Paulo, em 2023. Seu objetivo é desenvolver estudos e compartilhar teorias e práticas missionárias saudáveis e efetivas no contexto urbano, contribuindo assim para o fortalecimento do movimento missional na Igreja Luterana.

Voltado a estudantes de teologia, pastores e lideranças, o curso oferece uma experiência prática de vivência, reflexão e capacitação em missão urbana, com o objetivo de ampliar a atuação da igreja nos contextos urbanos contemporâneos. Segundo os pastores organizadores desta edição, Waldemar Garcia Júnior e Jonas Flor, é urgente e necessário discernir e compreender o que significa ser um pastor urbano e o que representa ser uma igreja atuante e inserida nesse contexto.

Os participantes tiveram acesso a 15 horas de aulas teóricas, nas quais foram abordados temas como: Missiologia Urbana; Missão e Ação Social; Exegese Cultural; Apologética Contemporânea; Isolacionismo, Parcerias e o Reino de Deus na Cidade; Cenários Urbanos e a Igreja; Evangelização Criativa e Comunicação do Evangelho Contextualizada.

As aulas foram ministradas por um corpo docente diversificado, formado por pastores, missionários, teólogos, sociólogos, psicólogos, empreendedores, professores e outros profissionais convidados pelo CTM.

Além das aulas teóricas, a programação incluiu: painéis com líderes luteranos do Rio de Janeiro; painéis e entrevistas com missionários; tour de Neemias; práticas e devocionais.

De acordo com o estudante do 6º ano do Seminário Concórdia, Gabriel Lange, a experiência que a Imersão na Missão Urbana proporciona à vida de um estudante de teologia e candidato ao ministério pastoral é ampla. “Nestes breves e intensos dias, somos expostos a diversas realidades do trabalho exercido por pastores de nossa amada igreja, bem como aos contextos vividos por eles e seus membros. O trabalho no Rio de Janeiro, de fato, não é fácil, mas é um solo fértil para a missão. Tivemos a oportunidade de conhecer essa realidade por meio das saídas a campo realizadas em diferentes regiões, onde pudemos entrar em contato com a bela cidade do Rio, sua cultura local, os medos, anseios e alegrias de seu povo.

Além disso, por meio das palestras, tivemos um enriquecimento dos estudos teológicos, com foco na missão urbana, onde pessoas cansadas e aflitas necessitam do descanso e do consolo do Evangelho. Dentre tantas boas experiências, o IMU é um evento que reforça a convicção de que é necessária constância nos estudos e nas vivências em torno do Evangelho e da missão de levar Cristo a todos”, destacou.

Durante o final de semana no período do curso, os estudantes do Seminário Concórdia participaram das atividades nas congregações do Rio de Janeiro, tendo a oportunidade de conhecer ainda mais a realidade da IELB no contexto urbano.
Assista ao culto de encerramento do IMU, realizado na Congregação Cristo Redentor, em Copacabana, RJ: