ANEL visita Escolas Luteranas no Chile e na Argentina

Prof. Esp. Nelci Naor Senger
Diretor Executivo da ANEL

Nos dias 27 e 28 de novembro, o professor Nelci Naor Senger, diretor executivo da ANEL, esteve em Valparaíso e Viña del Mar para visitar as escolas ligadas à Iglesia Luterana Confesional de Chile (ILCC) existentes nessas cidades.

A visita iniciou com uma reunião na tarde do dia 27, que contou com a participação dos pastores Gerardo Kinas e Pablo Gonzáles, respectivamente presidente e vice-presidente da IELCC, do Pastor Obed Coronado, Capelão do Colégio Luterano Concórdia de Valparaíso, e da Sra. Juana Fernández, Representante Legal das Escolas Luteranas do Chile. Esse momento foi dedicado à troca de informações sobre o trabalho das escolas do Chile e do Brasil e à divulgação do 1º Encontro Latino-americano de Escolas Luteranas (1º ELAEL), que ocorrerá em Restinga Sêca, RS, durante os dias 22 a 25 de julho de 2026.

O dia 28 foi dedicado às visitas às duas escolas chilenas. Ambas são denominadas Colegio Luterano Concordia. A mais antiga, localizada em Viña del Mar, conta com 190 alunos e, a de Valparaíso, com 894. A manutenção financeira se dá através do repasse de verbas públicas dispensando, assim, a necessidade de cobrança de mensalidades. De acordo com os diretores Betsabeth Leiva, de Viña del Mar, e Rodrigo Lobos, de Valparaíso, essa condição restringe parcialmente a autonomia administrativa das escolas, porém, não impede que as mesmas funcionem como legítimas escolas confessionais luteranas. Em relação ao ELAEL, ainda que tenham dificuldades para serem gerenciadas como a questão financeira e o calendário escolar, os líderes da igreja do Chile confirmaram que enviarão representantes.

As visitas na Argentina ocorreram durante os dias 1 a 4 de dezembro. Foram visitadas as escolas de J. L. Suárez e San Justo, na província de Buenos Aires, e de San Salvador e Paraná, na província de Entre Ríos. A troca de informações foi intensa e, em todas as escolas, professores e integrantes das equipes diretivas demonstraram grande interesse em participar do Encontro Latino-americano.

Na manhã do dia 2 de dezembro, ocorreu uma reunião nas dependências do Seminário Concórdia que contou com a presença do presidente da Iglesia Evangélica Luterana Argentina (IELA), de professores do Seminário, do supervisor das escolas da IELA e da equipe diretiva da escola que funciona no mesmo campus do Seminário. Também esteve presente nesse momento o sr. Patrício Barber, Ministro da Educação Privada da Argentina, para quem foram apresentadas demandas relacionadas ao trabalho da IELA e um pedido de reconhecimento do 1º ELAEL como evento de formação educacional de interesse público, a fim de que o certificado de participação no mesmo possa ter maior peso no currículo dos docentes das escolas argentinas.

Em relação à participação no ELAEL, as escolas da argentina já contam com 54 pessoas inscritas. A expectativa é que as 10 escolas da IELA estejam representadas no Encontro e que o número total de inscritos vindos das mesmas fique em torno de 200.

Tanto na Argentina quanto no Chile a confessionalidade é elemento central nas ações das escolas. Em ambos os países, porém, há carência de professores devidamente preparados para atuar com o ensino religioso. Esperamos que a troca de experiências que ocorrerá no 1º Encontro Latino-americano de Escolas Luteranas contribua de alguma forma para a solução desse problema. Por outro lado, a expectativa da ANEL é que essa interação também gere impactos positivos nas escolas a ela associadas.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

LSLB encerra atividades do ano e finaliza preparativos para o 33º Congresso Nacional

A Diretoria Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) realizou sua última reunião mensal do ano no dia 1º...

Veja também

Projeto Eliézer realiza encerramento das atividades do ano

Programação contou com entrega de certificados do curso de Capelania Hospitalar em Assistência Espiritual e confraternização

Formandos recebem chamado

Além dos 14 novos pastores, 11 estudantes do 4º ano vão para o estágio em 2026