Prof. Esp. Nelci Naor Senger
Diretor Executivo da ANEL
Nos dias 27 e 28 de novembro, o professor Nelci Naor Senger, diretor executivo da ANEL, esteve em Valparaíso e Viña del Mar para visitar as escolas ligadas à Iglesia Luterana Confesional de Chile (ILCC) existentes nessas cidades.

A visita iniciou com uma reunião na tarde do dia 27, que contou com a participação dos pastores Gerardo Kinas e Pablo Gonzáles, respectivamente presidente e vice-presidente da IELCC, do Pastor Obed Coronado, Capelão do Colégio Luterano Concórdia de Valparaíso, e da Sra. Juana Fernández, Representante Legal das Escolas Luteranas do Chile. Esse momento foi dedicado à troca de informações sobre o trabalho das escolas do Chile e do Brasil e à divulgação do 1º Encontro Latino-americano de Escolas Luteranas (1º ELAEL), que ocorrerá em Restinga Sêca, RS, durante os dias 22 a 25 de julho de 2026.






O dia 28 foi dedicado às visitas às duas escolas chilenas. Ambas são denominadas Colegio Luterano Concordia. A mais antiga, localizada em Viña del Mar, conta com 190 alunos e, a de Valparaíso, com 894. A manutenção financeira se dá através do repasse de verbas públicas dispensando, assim, a necessidade de cobrança de mensalidades. De acordo com os diretores Betsabeth Leiva, de Viña del Mar, e Rodrigo Lobos, de Valparaíso, essa condição restringe parcialmente a autonomia administrativa das escolas, porém, não impede que as mesmas funcionem como legítimas escolas confessionais luteranas. Em relação ao ELAEL, ainda que tenham dificuldades para serem gerenciadas como a questão financeira e o calendário escolar, os líderes da igreja do Chile confirmaram que enviarão representantes.


As visitas na Argentina ocorreram durante os dias 1 a 4 de dezembro. Foram visitadas as escolas de J. L. Suárez e San Justo, na província de Buenos Aires, e de San Salvador e Paraná, na província de Entre Ríos. A troca de informações foi intensa e, em todas as escolas, professores e integrantes das equipes diretivas demonstraram grande interesse em participar do Encontro Latino-americano.

Na manhã do dia 2 de dezembro, ocorreu uma reunião nas dependências do Seminário Concórdia que contou com a presença do presidente da Iglesia Evangélica Luterana Argentina (IELA), de professores do Seminário, do supervisor das escolas da IELA e da equipe diretiva da escola que funciona no mesmo campus do Seminário. Também esteve presente nesse momento o sr. Patrício Barber, Ministro da Educação Privada da Argentina, para quem foram apresentadas demandas relacionadas ao trabalho da IELA e um pedido de reconhecimento do 1º ELAEL como evento de formação educacional de interesse público, a fim de que o certificado de participação no mesmo possa ter maior peso no currículo dos docentes das escolas argentinas.

Em relação à participação no ELAEL, as escolas da argentina já contam com 54 pessoas inscritas. A expectativa é que as 10 escolas da IELA estejam representadas no Encontro e que o número total de inscritos vindos das mesmas fique em torno de 200.

Tanto na Argentina quanto no Chile a confessionalidade é elemento central nas ações das escolas. Em ambos os países, porém, há carência de professores devidamente preparados para atuar com o ensino religioso. Esperamos que a troca de experiências que ocorrerá no 1º Encontro Latino-americano de Escolas Luteranas contribua de alguma forma para a solução desse problema. Por outro lado, a expectativa da ANEL é que essa interação também gere impactos positivos nas escolas a ela associadas.


