Comunicado de falecimento do pastor Bruno Felippe Rieth

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor emérito Bruno Felippe Rieth, ocorrido no dia 7 de abril de 2025, na cidade de São Leopoldo, RS. Alcançou a idade de 88 anos.

O velório e a cerimônia de despedida estão sendo realizados hoje, 8 de abril de 2025, no Crematório Ecumênico Cristo Rei, localizado na Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 3249 – São Leopoldo, RS, com encerramento previsto para às 18h.

Deixa enlutados seus filhos: Rev. Ricardo Willy Rieth, Fernando Bruno Rieth, Márcia Lúcia Rieth Uber e Cristina Helga Rieth; duas noras, dois genros, sete netos, além de sobrinhos, demais familiares e amigos.

Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.”  (Ap 14.13)

Trajetória

Filho de Willy Alberto Rieth e Augusta Rieth, Bruno Felippe Rieth nasceu em São Leopoldo, RS, no dia 3 de março de 1937. Foi batizado em 4 de abril de 1937, em São Leopoldo, RS, e confirmado em 27 de novembro de 1949, em Novo Hamburgo, RS.

Formou-se em Teologia no Seminário Concórdia de Porto Alegre, em 1959 e em Bacharelado em Sociologia, em 1982, pela Unisinos, em São Leopoldo. Casou-se com Helga Luci Hagel (em memória) em 7 de novembro de 1959. O casal teve quatro filhos: Márcia Lúcia Rieth Uber (1962), Rev. Ricardo Willy Rieth (1963), Fernando Bruno Rieth (1966) e Cristina Helga Rieth (1975).

Ao longo da sua trajetória no ministério, o pastor Bruno Felippe Rieth atuou em diversas frentes da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

Serviu como pastor nas seguintes localidades:

  • 1958 – Congregação Paz, Crissiumal, RS
  • 1960–1964 – Congregação Betel, Cerro Branco, RS
  • 1964–1968 – Congregação Cristo, Porto Alegre, RS
  • 1970–1978 e 1990–2009 – Congregação São João, Esteio, RS

Ele também atuou em diversas funções administrativas e educacionais:

  • 1963–1965 – Comissão de Publicações da IELB e redator do “Jovem Luterano”
  • 1964–1968 – Diretor do Colégio Concórdia, Porto Alegre, RS
  • 1969 – Redator do “Criança Feliz”
  • 1974–1977 – Comissão de Teologia e Relações Eclesiais da IELB
  • 1977 – Departamento de Comunicação
  • 1979–1987 – Secretário Executivo do Departamento de Serviço Social da IELB
  • 1980–1988 – Redator da revista “Lar Cristão”
  • 1980–1988 – Criador e coordenador dos Centros Integrados de Missão (CIM) na região amazônica
  • 1990–2009 – Diretor da Associação Amigo dos Meninos – AMEM, em Esteio, RS
  • 1993–2008 – Representante para a América Latina da Fundação Luterana Wheat Ridge Ministries
  • 2066 – 2009 – Fundador e coordenador da Associação de Obreiros Eméritos, Esposas e Viúvas (OBEM)

Foi autor e colaborador das seguintes publicações:

  • Autor de Diaconia (1985) e Comunidade Com o Jeito de Jesus (Editora Concórdia, 2000)
  • Colaborador de Quero Crescer (1979) e Confissão da Esperança (1980)
  • Escreveu para diversas publicações da Igreja, como Castelo ForteIgreja LuteranaMensageiro LuteranoPreciso FalarNostra VitaJovem Luterano, entre outras.

Recebeu o título de  emérito desde 12 de dezembro de 2009 e residia em São Leopoldo, RS.

Mensagem do presidente da IELB:

Hoje, a família Rieth e a IELB se despedem do pastor Bruno Felippe Rieth, o qual serviu fielmente à IELB no ministério pastoral desde a sua formatura, em 1959.

Em toda a sua longa e abençoada trajetória ministerial, especialmente no seu período de enfermidade, a IELB esteve unida a ele e à sua família em oração. Agora que ele foi chamado ao pleno descanso, na bem-aventurança eterna, no céu, junto com Deus, com os santos anjos e com todos os salvos, nos unimos à família na dor da despedida, na saudade e na esperança do feliz reencontro no glorioso Dia da Segunda Vinda de Cristo.

O pastor Bruno Felippe Rieth certamente será para sempre lembrado na IELB pelo seu amor, dedicação e trabalho no campo da Ação Social. O seu legado nesta área de atuação da igreja fez, faz e fará muita diferença no jeito de ser e agir da nossa amada IELB. Por isso, para o consolo e a edificação de todos os que hoje choram pela sua partida, lembramos as palavras de Jesus, escritas no Evangelho de Mateus, capítulo 25, versículos 34–40:

Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; eu era forasteiro, e vocês me hospedaram; estava nu, e vocês me vestiram; enfermo, e me visitaram; preso, e foram me ver.”

Então os justos perguntarão: “Quando foi que vimos o Senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? E quando foi que vimos o Senhor como forasteiro e o hospedamos? Ou nu e o vestimos? E quando foi que vimos o Senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo?”

O Rei, respondendo, lhes dirá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram.”

A fé no Salvador Jesus levou o pastor Bruno Felippe Rieth a ter uma postura de misericórdia para com os necessitados. Consolemo-nos mutuamente na certeza de que, pela fé em Cristo, ele já ouviu essas doces palavras de nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo.

As mais sinceras condolências e um carinhoso e fraterno abraço da Diretoria Nacional e de toda a IELB para a família Rieth e para todas as demais pessoas que hoje choram pela despedida deste consagrado e fiel servo de Cristo e da sua amada Igreja.

Porto Alegre, 08 de abril de 2025

Pr. Geraldo W. Schüler – Presidente da IELB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

26º Encontro de Gestão e Capelania da ANEL será em Curitiba, PR

Programação especial celebrará os 40 anos da Associação Nacional de Escolas Luteranas

Veja também

26º Encontro de Gestão e Capelania da ANEL será em Curitiba, PR

Programação especial celebrará os 40 anos da Associação Nacional de Escolas Luteranas

Hosana

Domingo de Ramos é um excelente dia para lembrar que “Hosana, salva-nos, Senhor” deve ser um clamor constante nos lábios do povo de Deus.