De 16 a 19 de julho de 2024, a Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL) realizou o 14º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL), no Hotel Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA, em Santo Amaro da Imperatriz, SC. Sob o tema “A Contemporaneidade da Pedagogia Luterana”, o evento reuniu cerca de 330 participantes, entre educadores, administradores e entusiastas da pedagogia luterana de todo o país, que debateram sobre os 500 anos da Pedagogia Luterana.
A programação contou com sete palestras, seis oficinas, feira de eventos dos parceiros (Sistema Positivo de Ensino, Escola da Inteligência, Nave à Vela, Positivo English Solution, ZOOM education for life, Isaac, Maralto Edições, Programa Escola Segura, Jovens for Schools, PROESC e ULBRA), devoções, culto, trilha ecológica e momento de confraternização.
Pensado desde o último ENEL, há dois anos, o evento proporcionou discussões enriquecedoras e reflexões profundas sobre a evolução e impacto da educação luterana ao longo dos séculos, culminando com o lançamento do livro “Outros 500 anos da Pedagogia Luterana”, organizado pelo coordenador pedagógico regional do Sistema Positivo de Ensino, prof. Flávio de Souza, e escrito pelos capelães da rede luterana de educação: Nikolas Wille, Lucas Prando, Eltton Zielke, George Felten, Alan Fürst e Enio Starosky, com participação do pastor Marlus Seling (orelha 1), pastor Joel Müller (orelha 2), prof. César Nunes (prefácio), prof. Flávio Fernando de Souza (introdução) e do prof. Nelci Naor Senger (posfácio).
Após o lançamento do livro e entrega de exemplares aos participantes, a diretoria da ANEL desafiou os coordenadores pedagógicos das escolas participantes a seguir construindo esses ensinamentos e práticas, com o lançamento do projeto “A Pedagogia Luterana na Sala de Aula: compartilhando práticas”, que será desenvolvido a partir do 2º semestre de 2024 e culminará no ENEL de 2026, com o lançamento de uma publicação contendo artigos científicos de autoria de professores com relatos de práticas pedagógicas norteadas pelos conceitos da pedagogia emanada do movimento da Reforma.
A próxima edição do ENEL também será histórica, pois acontecerá em um evento conjunto envolvendo o 3º Congresso Nacional de Educação da Igreja Evangélica Luterana Argentina, o 15º Encontro Nacional de Escolas Luteranas da IELB e será caracterizado também como o 1º Encontro Latino-Americano de Escolas Luteranas. A partir da proposta da ANEL, a decisão da realização de um Encontro com essa característica e magnitude foi tomada em reunião realizada durante o 14º ENEL e da qual participaram lideranças educacionais do Brasil Argentina, Paraguai e Uruguai. A previsão inicial é que o Encontro ocorra na Argentina durante a 3ª semana do mês de julho de 2026.
Confira aqui a programação completa.
Mais do que nunca se faz necessário dar ouvidos ao apelo de Lutero para que se crie e mantenha escolas cristãs. A união das escolas da IELB, somando-se a estas as escolas luteranas dos países latino-americanos, é fundamental na busca por forças para superar os desafios diários e, principalmente, para enfrentar aqueles que querem suprimir nossa liberdade de sermos escolas confessionais cristãs. Que Deus, pela sua graça, nos capacite.
A Essência da Educação com Referência em Deus
Nos tempos atuais, MAIS DO QUE NUNCA, reconhecemos a importância de uma educação integral que vá além do ensino acadêmico.
Minha experiência lecionando em Escolas Públicas e Confessionais Luteranas, revelou na prática, a genialidade de Lutero ao estabelecer instituições de ensino que não apenas transmitiam conhecimentos acadêmicos, mas também colocam Deus como a principal referência.
Um currículo robusto sem a presença de Deus é, no final das contas, apenas uma lista de conteúdos. Ele pode formar profissionais competentes, mas falta-lhe a profundidade que só uma educação centrada no Criador e Salvador Jesus pode proporcionar.
Quando Deus é a referência principal, a educação se transforma. Ela passa a moldar caráter, a inspirar valores eternos e a guiar os jovens na construção de vidas significativas e cheias de propósito.
Lutero compreendeu que a verdadeira sabedoria começa com o temor do Senhor (Provérbios 9:10). Ele entendeu que educar as mentes sem tocar os corações é uma missão incompleta. Assim, ao integrar a fé e o conhecimento, ele nos deixou um legado que continua a ser relevante.
Uma educação que tem Deus como fundamento não apenas informa, mas transforma. Ela prepara os alunos para serem cidadãos do mundo e do Reino de Deus, prontos para enfrentar os desafios da vida com fé, esperança e amor.
Parabéns a ANEL por liderar essa reflexão tão importante para a Igreja e sua Missão.
Uma educação que honra a Deus não é apenas mais um currículo; é uma jornada de descoberta e crescimento que prepara os alunos para a vida plena que Deus planejou para cada um de nós.
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